Neste mês de março, as escolas públicas de Campinas receberão o projeto “As latas mágicas”, realizado com o apoio do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura, que busca levar arte, conscientização e entretenimento a crianças que muitas vezes ficam distantes do universo cultural e não têm acesso a ele.
O projeto leva para o cotidiano das crianças nas escolas personagens lúdicos que conduzem o público infanto-juvenil a uma história que mescla o universo infantil com noções ligadas à preservação do meio ambiente.
A trama acontece na Escola “Limpar” em que a personagem Julinha Relógio estuda. Então ela conhece um novo amiguinho, o Rafa, e sua professora Ângela sugere à classe que todos façam um trabalho sobre reciclagem. Julinha Relógio e Rafa então vivem grandes aventuras juntos e conhecem as quatro latas mágicas da reciclagem: Amarildo (a lata amarela), Azulindo (a lata azul), Vermeléo (a lata vermelha) e Verdiana (a lata verde).
Na história, além de questões ligadas ao meio ambiente e preservação, também há situações narrativas que permitem desenvolver melhor as noções de cidadania e da relação com o outro.
O projeto foi desenvolvido pelo Grupo Komedi e tem o apoio da empresa Ashland Hercules Produtos Químicos Ltda. (Carta Campinas com informações de divulgação)
Projeto “As Latas Mágicas”
Autoria: Sérgio Vale
Elenco: Isadora Rinelle // Amanda Anequini // João Marcelo Dutra Santos // Rodrigo Buriozi // Hugo Vidal // Bruno Ferian
Direção: Hugo Vidal
Produção: ASSOCIAÇÃO SOCIAL, DE CULTURA E ESPORTE – VIVALIS
Duração: 45 minutos
Indicação: Livre