O projeto Música no Campus traz mensalmente, no último sábado de cada mês, apresentações musicais para o gramado do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp. As apresentações gratuitas são abertas ao público em geral e trazem diferentes estilos musicais, propiciando um agradável momento de convívio em torno da arte.
Neste sábado, 15 de março, às 16h, ocorre mais uma edição do projeto com o duo “Paulo Freire e Ana Salvagni” e o grupo “Carcoarco”.
Paulo Freire e Ana Salvagni possuem um repertório formado por modinhas, cantos de trabalho, canções tradicionais e compositores contemporâneos, além dos famosos “causos”. Desde 1998, com um intenso trabalho em conjunto de pesquisa, gravações e apresentações, Paulo e Ana procuram mostrar as riquezas e sutilezas do casamento entre viola e voz.
O grupo Carcoarco é um quarteto instrumental formado por cordas: rabecas, violino, viola e violoncelo; e percussão genuinamente brasileira: pandeiro; zabumba; vasos de cerâmica feitos a mão, berimbau, etc. Dentre as rabecas utilizadas, destacam-se as construídas por “Nelson da Rabeca” (Marechal Deodoro, Alagoas), “Mestre Davino” (Cananéia, São Paulo), “Zé Côco do Riachão”(Montes Claros, Minas Gerais), Jorge Pombo (Chapada Diamantina, Bahia) e Fernando Vanini (Campinas, São Paulo). Os instrumentos de cerâmica são criação da artista plástica Rosa Morena (Campinas, SP) em parceria com o percussionista “Magrão” Roberto Peres. O grupo foi concebido pelo violinista, rabequeiro, professor e compositor, José Eduardo Gramani (1944 – 1998). A concretização da ideia se deu em 1999, quando se juntaram Esdras Rodrigues, Luis Fiaminghi e “Magrão” Roberto Peres; num trabalho de construção baseado nas pesquisas e composições de Zé Gramani.
O Música no Campus é organizado pela Reitoria e pelo Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC). Mais informações AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)