A 4ª Meia Maratona que acontece neste domingo em Campinas provocará 75 pontos de bloqueio de vias públicas. A Emdec (A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) mobilizará 94 funcionários (sendo 84 agentes da Mobilidade Urbana) neste domingo para ordenar o trânsito na 4ª Meia Maratona. Serão disputadas provas de 10 km e 21 km, com largada/chegada no Largo do Rosário.

Meia Maratona
Meia Maratona acontece no domingo de manhã no centro de Campinas

A ação da Emdec começará de madrugada, quando os agentes farão reserva de vagas e distribuirão a sinalização nos pontos de bloqueio. Às 4h será interditado o trecho da Av. Francisco Glicério entre as ruas General Osório e Conceição, e também a Av. Dr. Campos Sales, desde a Rua José Paulino até a Av. Francisco Glicério, para montagem das estruturas. A Rua General Osório ficará livre para o desvio dos veículos.
A partir das 7h, início da prova, os bloqueios serão gradualmente liberados após a passagem dos maratonistas. A previsão de término da meia maratona é por volta das 10h.

Em função do evento, a Ciclofaixa de Lazer Taquaral/Norte-Sul funcionará em horário diferenciado neste domingo – das 10h às 12h, e não das 7h às 12h, como de costume. Os maratonistas contornarão a Lagoa do Taquaral, coincidindo com o traçado da Ciclofaixa, daí seu fechamento aos ciclistas nas três primeiras horas.

Na meia maratona, os participantes cumprirão o seguinte itinerário: Av. Francisco Glicério, Av. Aquidabã (sentido Av. Marechal Carmona-Bosque), Rua General Marcondes Salgado, Av. Princesa D’Oeste (centro-bairro), Av. Ayrton Senna da Silva, com retorno no balão junto à Av. Dr. Antônio Carlos de Salles Jr.

Em seguida, Av. Princesa D’Oeste (bairro-centro), Rua Conde D’Eu, Av. Imperatriz Dona Tereza Cristina, novamente Rua Conde D’Eu, Av. Princesa D’Oeste, Av. José de Souza Campos (Norte-Sul), Av. Júlio Prestes, Rua Vital Brasil e uma volta na Lagoa do Taquaral, retornando por Av. Júlio Prestes, Norte-Sul, marginal da Av. Dr. Moraes Salles, Rua Coronel Quirino, Av. Aquidabã e Av. Francisco Glicério até o Largo do Rosário.

A prova de 10 km terá o mesmo percurso até a Norte-Sul, retornando pela Rua Gustavo Armbrust.

Os 94 funcionários da Emdec envolvidos na operação são dos departamentos de Fiscalização de Trânsito, Transporte e de Controle Semafórico, além da Central de Controle Operacional.

Haverá bloqueio temporários em 75 pontos durante a passagem dos maratonistas e serão usados 387 cavaletes e 1,4 mil cones.

Agentes da Mobilidade Urbana vão sinalizar os bloqueios, operacionalizar a passagem dos atletas e orientar motoristas sobre desvios.

Ônibus
Por conta da 4ª Meia Maratona, haverá alterações operacionais em linhas do transporte público coletivo municipal (Sistema InterCamp) – percursos serão modificados, e pontos de embarque desativados. (Carta Campinas com informações de divulgação)