O valor da alimentação e dos produtos comerciais nos aeroportos, o custo do estacionamento e o acesso à internet sem fio são os itens pior avaliados pelos passageiros nos 15 principais aeroportos brasileiros.

Viracopos
Viracopos se saiu melhor

Os dados são da 4ª edição dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos, divulgado hoje (5) pela Secretaria de Aviação Civil.

Entre os terminais pesquisados, o que recebeu a pior avaliação foi o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP), seguido pelo Aeroporto Internacional Marechal Rondon, de Cuiabá (MT) e o Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek. O melhor avaliado foi o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Em seguida, estão o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (PR) e o Aeroporto Internacional Augusto Severo, de Natal (RN).

Entre os serviços prestados nos aeroportos, também foram mal avaliados pelos passageiros itens como velocidade dos serviços de restituição de bagagem, transporte terrestre para o aeroporto e tempo de espera na fila de controle de imigração. Tiveram boa avaliação itens como o atendimento, cordialidade e eficiência dos funcionários do check-in e o rigor na inspeção de segurança.

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, disse que, ao registrar a insatisfação dos usuários, a pesquisa mostra aos operadores e prestadores de serviços dos aeroportos que mudanças precisam ser implementadas. “Nos itens alimentação e estacionamento, o passageiro não tem alternativa, é quase uma reserva de mercado. Esse é um problema que tem que ser enfrentado e tem que se trabalhar com racionalidade. Acho que essa reclamação insistente dos clientes geram sobre as empresas prestadoras de serviço uma reação que certamente vai provocar uma queda de preço”, disse.

Apesar de os terminais de Guarulhos e Brasília, que vão receber grande quantidade de passageiros durante a Copa do Mundo, em junho, estarem entre os piores avaliados pelos usuários, o ministro Moreira Franco disse que os aeroportos brasileiros irão operar com qualidade. “Não tenho dúvida de que o atendimento da Copa vai ser adequado e comparável a qualquer país do mundo”, disse. Sobre o terminal de Guarulhos, Moreira Franco disse que visitou o local ontem (5) e que um grupo de trabalho com os operadores do aeroporto e órgãos governamentais foi criado para melhorar os indicadores.

A avaliação foi feita no período de outubro a dezembro de 2013. Foram entrevistadas 18.213 pessoas. A coleta de dados é feita por meio de entrevista presencial com aplicação de questionário. Os itens avaliados pelos passageiros estão dentro de categorias como acesso ao aeroporto, instalação aeroportuária, check-in e inspeção de segurança. (Agência Brasil)