A prefeitura de Campinas acatou recomendação do Ministério Público Federal para participar com metade das despesas, junto à concessionária América Latina Logística Malha Paulista S.A. (ALL), na realização de vedação da faixa de domínio ferroviária e na sinalização das passagens em nível do município. O objetivo é diminuir os riscos de acidentes.

O MPF havia recomendado ao prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), que acolhesse a execução das obras de segurança nas passagens de nível ferroviárias consideradas de alto risco, e que se reunisse com a América Latina Logística (ALL) para a adoção de todas as demais medidas para a regularização dos locais indicados.
Para o procurador da República Aureo Marcus Makiyama Lopes, autor da recomendação, o Poder Público municipal deve promover o adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso e da ocupação do solo urbano, conforme prevê o art. 30, VII da Constituição Federal. No caso, as passagens de nível da ferrovia, principalmente relacionados a segurança de moradores e pessoas que circulam pelo entorno de tais áreas.
A prefeitura informou o MP em ofício assinado pelo Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos, Mário Orlando Galves de Carvalho, no dia 21 de janeiro.
Desde 2011, juntamente com os municípios de Sumaré e Hortolândia, a prefeitura de Campinas vem promovendo os estudos e as tratativas técnicas preparatórias para a adequação voluntária de sua conduta e para a regularização das passagens de nível de alto risco já identificadas pela Agência nacional de Transportes Terrestres (ANTT). (Carta Campinas com informação de divulgação)
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




