Com 80 vagas disponíveis, as inscrições para a visita monitorada à Mata Santa Genebra terminam na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro. O passeio, que acontece no próximo domingo, 23, dura cerca de três horas.
Declarada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) como Área de Relevante Interesse Ecológico, a Mata de Santa Genebra é uma Unidade de Conservação Federal tombada pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas) e pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), recebendo pesquisadores de diversas universidades do país durante o ano todo.
Antes dos visitantes irem conhecer a mata, eles assistirão a uma palestra, na qual serão dados detalhes do passeio e também algumas orientações. Além de colocar o público em contato com a fauna e flora presentes no local, o passeio pela trilha, que tem 5,2 km, ajuda a reforçar também a importância de preservar o meio ambiente.
No dia da caminhada, os interessados em participar terão que seguir as seguintes recomendações: usar calças compridas, sapatos fechados e perneiras (cedidas pela Fundação José Pedro de Oliveira, responsável pela administração da mata) para se proteger de possíveis ataques de animais peçonhentos. Além disso, os visitantes poderão levar um cantil ou uma garrafa de água, mas não poderão comer durante o passeio. O uso de aparelhos eletrônicos ou CDs também não será permitido.
Visita monitorada – Mata Santa Genebra
Dia: Domingo – 23 de fevereiro, das 9h às 12h
Preço: Gratuito (Inscrições somente pelo telefone (19) 3749-7205)
Local: Rua Mata Atlântica, 447. Bairro Bosque de Barão – Barão Geraldo
(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…
(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…
(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…
(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…
(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…
(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…