Ensaio fotográfico mostra relação entre a metrópole e a província em Campinas

Fotografias da exposição trazem a coexistência do moderno com o antigo em Campinas

De um lado os ares de uma arquitetura e hábitos ainda provincianos, com ruas estreitas, de paralelepípedo, e casas velhas, de outro, largas e asfaltadas avenidas, grandes prédios e universidades, dando ares de metrópole para a principal cidade de uma região formada por dezenove municípios.

Em Campinas convivem traços antigos e de interior com as marcas de uma cidade que cada vez mais quer se afirmar como metrópole.

O registro da relação entre essas duas realidades é o que buscou o fotógrafo Martinho Caires, contemplado pelo premio FICC, na exposição de fotografias “Campinas… Província e/ou Metrópole?” que poderá ser vista pelo público no Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) a partir do dia 20 de fevereiro até 30 de março.

As fotos buscam registrar que a convivência dessas duas cidades algumas vezes se faz conflitante, outras, harmoniosa. O trabalho artístico também revela que algumas práticas culturais da província ainda resistem na metrópole, deslocadas para seus tradicionais espaços, como os shopping centers. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Exposição fotográfica Campinas… Província e/ou Metrópole?
Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti.
Avenida Benjamin Constant, 1.633, Centro, Campinas SP.
horários: terça a sexta, das 9 às 17h, sábados, das 9 às 16,domingos e feriados, das 9 às 13h.
Entrada gratuita

 

Recent Posts

Arrecadação recorde de impostos em 2025 mostra economia em alta e ricos pagando um pouco mais

(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…

12 hours ago

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

17 hours ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

17 hours ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

18 hours ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

1 day ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

1 day ago