Conselho Municipal fará audiência sobre chacina de 12 pessoas em Campinas

O Conselho Municipal de Direitos Humanos fará uma Audiência Pública no Centro de Integração da Cidadania (CIC) do bairro Vida Nova no próximo dia 20 às 19h. O Vila Nova foi um dos bairros em que aconteceu a chacina que matou 12 pessoas em janeiro último.

População acredita que PMs cometeram os crimes

A audiência acontecerá há pouco mais de um mês da chacina, ocorrida nos dias 12 e 13 de Janeiro. Na ocasião, homens encapuçados fizeram assassinatos em série em vários bairros da cidade e que vitimaram 12 pessoas, todas elas com características de execução sumária.
As investigações estão em andamento e os principais suspeitos até agora são policiais militares. Após a chacina, a própria população do bairro Vila Nova, revoltada, fez manifestações e acusou a polícia pelos assassinatos.
Para Paulo Mariante, Presidente do Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de Campinas, é fundamental que a sociedade civil, através dos meios legais e de sua permanente mobilização, acompanhe o desenrolar da investigação para que os responsáveis diretos e indiretos sejam punidos nos termos da lei.
“Por outro lado, no segundo semestre de 2013, tivemos igualmente uma sequência de atos de violência e arbitrariedade praticada por integrantes da Polícia Militar, em bairros como Itatinga, DIC I e Joana D’Arc, além da repressão às manifestações populares de ruas, que reforçaram a necessidade de que nosso Conselho se dedicasse com mais afinco a este tema”, anota o presidente do Conselho.
O ouvidor de Polícia do Estado de São Paulo, Julio Cesar Fernandes Neves, confirmou presença e também estão convidados a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, o Ministério Público do Estado de São Paulo, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, e as Comissões de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campinas e da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) de Campinas fica na na Rua Odete Therezinha Santucci Octaviano, 92, Bairro Vida Nova.

Recent Posts

Dois fotógrafos, uma metrópole: exposição revela São Paulo por diferentes olhares

(foto Alex Ribeiro) A exposição "Dois Olhares", mostra que reúne trabalhos dos fotógrafos Alex Ribeiro…

10 hours ago

AYA Cia de Dança apresenta espetáculo afrofuturista ‘Espiralar’ no Castro Mendes

(foto gabi perissinoto - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe, nesta quinta-feira, 18 de junho,…

12 hours ago

Campinas ganha mais um espaço alternativo e gratuito de cinema, o Cine Ponto

Cena de "Esplendor" (foto divulgação) A exibição de "Esplendor" (2017), da diretora japonesa Naomi Kawase,…

15 hours ago

Ex-deputado que fugiu para os EUA é o primeiro da família Bolsonaro a ser condenado por traição

(imagem reprodução) Traição à Pátria - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou…

15 hours ago

Servidores da Unicamp decidem manter greve após retorno de professores e estudantes

(foto stu reprodução divulgação) Os trabalhadores e trabalhadoras da Unicamp votaram pela continuação da greve…

1 day ago

Montaigne e a busca pela felicidade são tema do Café Filosófico

Fillipe Mauro (credito_ferdinand-poirier - divulgação) Fillipe Mauro revisita o pensamento do filósofo francês e discute…

1 day ago