Na dialética do malabarismo, o Sesc Campinas leva ao público nos próximos dias o projeto “Tomara que não caia” que resgata a antiga modalidade circense do malabarismo. Equilíbrio, tensão, o limiar do cair e do não cair, tudo isso fará parte de diversas atividades nas quais claves, argolas, bolinhas, moedas e cones terão presença garantida.
O “Tomara que não caia” segue até fevereiro e tem como objetivo aproximar o público do universo dos malabares por meio de espetáculos, números e vivências que começaram neste sábado, dia 11 de janeiro. O evento tem entrada gratuita e em todas as atividades os visitantes poderão encontrar profissionais que irão apresentar truques com os aparelhos, além de técnicas. Para participar, basta levar os malabares para praticar.
Nas próximas terças-feiras, 14 e 21 de janeiro, às14h, o público poderá assistir no Espaço Arena ao espetáculo “Circulando”, com o Los Circo Los. No espetáculo, dois malabaristas chegam a uma praça para fazer um grande espetáculo. O palco vazio, assim como um picadeiro de circo, é o espaço propício para a demonstração de suas habilidades. Com forte influência da palhaçaria, o espetáculo utiliza a linguagem teatral de rua e modalidades circenses, como acrobacias e malabarismo, para compor a performance e construir uma cumplicidade entre artista e público. Após o espetáculo, os artistas conversarão com o público sobre malabares e o processo criativo. A atividade é gratuita.
O grupo La Termostática, da Argentina, também fará uma apresentação dentro do projeto. “The Black Dandies”, de volta aos Anos 70 traz Mike Torino e Erick Mamani que voltam direto dos anos 70, com penteado afro, calça boca de sino, música disco e bolas de espelhos, surpreendendo o público com números de malabarismos, equilíbrio, e muito swing. O espetáculo, encenado pelos argentinos Cristian Maza e Antenor Aldape, propõe um boicote ao video-game utilizando jogos e brinquedos antigos como o peão, a bicicleta e o iô-iô para apresentar diferentes possibilidades circenses. A atividade também é gratuita e ocorre no próximo sábado, dia 18 de janeiro, às 16h no Espaço Arena.
De 19 de janeiro a 2 de fevereiro, os Números Malabarísticos continuam com a apresentação dos números “Dança das Esferas” (Jorge Ribeiro e Zuza), “Aceita uma Xícara de Café” e “Glicose” (Otávio Fantinato). Na Área de Convivência, domingo, às 15h.
Também no domingo, das 16h às 18h, ocorrerá a oficina “Construa seus Malabares” voltada para crianças de 7 a 12 anos. Nesta oficina, ministrada pelo Los Circo Los, as crianças poderão construir seu próprio equipamento de malabares a partir de diferentes materiais, além de experimentar um pouco dessa fascinante modalidade circense. São 20 vagas e as inscrições ocorrem na Central de Atendimento do Sesc.
Outro destaque da programação de atividades fica para o “Dois na Roda” que será apresentado no domingo, 26 de janeiro, às 11h30 no Espaço Arena. Com a participação do Duo Morales, neste espetáculo, os artistas estão prontos, o show já vai começar. Ou quase: de repente, eles são surpreendidos por diversas situações inusitadas que atrapalham o início do espetáculo. Para resolvê-las, o público entra em cena, mas acaba complicando ainda mais a situação. No embalo da música ao vivo, dois artistas apresentam números cômicos, improvisações, malabarismos e equilibrismos.
A programação completa pode ser vista na página do Sesc Campinas.