Categories: Geral

Sindicato constata irregularidades em alojamento de trabalhadores para Viracopos

O Coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Campinas e Região, Francisco Aparecido da Silva, e  o vereador Carlão do PT, membro da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Câmara Municipal, constataram na semana passada que há um “estoque” de trabalhadores da construção civil em alojamento em Campinas mantido por empresa que fornece mão-de-obra para a Aeroportos Brasil Viracopos.

Trabalhadores do alojamento

No alojamento no Jardim Santa Cândida,  com capacidade para até 300 trabalhadores, foram encontrados 33 em situação irregular.  Entre as irregularidades observadas estão o fato da empresa reter Carteiras de Trabalho (CTPS) por até 14 dias (o limite é de 48 horas), falta de contrato de trabalho, baixa qualidade da comida, interrupções no fornecimento de água, tratamento indigno por coordenadores, a falta de informação da empresa sobre a situação (se serão contratados ou não), falta de pagamento dos dias em que estiveram à disposição da empresa e das passagens de vinda e volta à cidade de origem daqueles que foram reprovados no exame admissional. Alguns deles também teriam sido obrigados a assinar recibos de recebimento sem, de fato, terem recebido os valores.

Conforme apurado, os trabalhadores são “agenciados” nos estados do Piauí e Maranhão por uma empresa identificada apenas como “Pinheiro”, com sede em um dos dois estados. No alojamento, dois homens se identificaram como responsáveis: Gilberto Pereira (representante do Consórcio Brasil Viracopos) e Matheus (da Pinheiro, agenciadora). Após a constatação, eles se comprometeram a providenciar  os contratos e o pagamento dos dias daqueles que ficaram à disposição. (Carta Campinas, com informação de divulgação)

 

Carta Campinas

Recent Posts

Artes Pela Paz: Banda Pretas & Pretos leva a música negra ao palco em show gratuito no CCC

(foto reprodução instagram) A música negra brasileira e a valorização da ancestralidade ganham destaque no…

13 hours ago

16ª Semana da Educação debate a construção de relações mais humanas nas escolas

(ricardo lima - divulgação) O Movimento Educação Sempre (MES) realiza, entre os dias 8 e…

13 hours ago

Teatro Castro Mendes recebe estreia de musical infantil inspirado em João e Maria

(foto telma martins - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe no próximo dia 14 de…

13 hours ago

Pesquisadores mostram que PEC de Flávio Bolsonaro destrói o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

2 days ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

2 days ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

3 days ago