A Prefeitura de Campinas promove até sexta-feira, dia 29 de novembro, por meio do Programa de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, ações que marcam o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, realizado anualmente em 1º de dezembro.
A campanha ajuda a conscientizar a população sobre os riscos da doença, a importância do diagnóstico precoce para o desenvolvimento do tratamento e para a saúde coletiva, pois uma pessoa pode ser portadora do vírus HIV e estar transmitindo a doença mesmo sem saber.
Desde 2007, Campinas tem mantido a média de 260 novos casos de HIV notificados por ano, o que demonstra a epidemia com tendência de estabilidade na cidade.
Não importa com quem ou como você faça sexo, o importante é o uso do preservativo em todas as relações. O dia 1º de dezembro é marcado justamente pela luta contra o preconceito e a discriminazação das pessoas que vivem com HIV/Aids”, enfatiza a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Cláudia Barros
No Centro de Referência em DST/Aids, na rua Regente Feijó, no dia 29, no período das 9h às 18h, as equipes vão trabalhar exclusivamente para realização de testes rápidos de HIV, que são sigilosos e feitos a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo.
O resultado sai em 40 minutos e é entregue após um aconselhamento reservado. “Toda pessoa que teve ou tem vida sexual ativa deve fazer o seu teste pelo menos uma vez na vida”, explica Cláudia.
No dia 29, o Largo do Rosário abrigará uma barraca onde as pessoas poderão esclarecer suas dúvidas e obter panfletos informativos sobre o assunto, além de preservativos. No decorrer do dia haverá música eletrônica, mas o destaque ficará para a apresentação gratuita da Priscila Drag, que acontece às 11h e, para a homenagem às pessoas que viveram e vivem com Aids no município, serão soltos balões às 17h. Os balões fazem referência ao total de 6.768 casos notificados da doença em Campinas até hoje.
Também durante a sexta-feira, uma equipe de agentes de saúde vai distribuir folhetos, preservativos e oferecer orientação à população na Praça Rui Barbosa, que fica atrás da Catedral Metropolitana. Já na Praça Bento Quirino, a testagem rápida estará disponível das 19h às 22h.
Em Campinas, mesmo após o término da campanha, os testes rápidos para HIV podem ser feitos nos dois centros de testagem do município, um localizado no Centro de Referência em DST/Aids, na rua Regente Feijó, número 637 e o outro dentro do Complexo Hospitalar Ouro Verde, que fica na avenida Rui Rodrigues, número 3434.
Todos os 63 Cetros de Saúde da cidade oferecem o teste convencional para a identificação da doença. (Carta Campinas com informações de divulgação)