Como parte da Programação Semanal Gratuita do Teatro SESI Amoreiras acontece neste sábado, 23 de novembro, a Oficina Literária “O conto, ponto por ponto” destinada a professores e à comunidade em geral. A Oficina será ministrada pelo escritor João Anzanello Carrascoza e acontecerá das 8h às 12h ou das 13h às 17h na sala de multipluso do teatro. Há vagas para um total de até 30 participantes e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail caccampinas1@sesisp.org.br
A proposta da Oficina é mostrar um pouco da natureza do conto. Diferente do romance que é irrigado por vários rios-histórias, o conto é apenas um riacho. Gênero que exige economia, ritmo e tensão, o conto, desde a primeira linha, como nos lembra Antonio Skarmeta, chama, acena e convoca para o final.
O objetivo da oficina é, neste sentido, apresentar as diversas modalidades da narrativa breve atual, discutir seu processo de criação e motivar os participantes, com exercícios de sensibilização, a mover as águas de seus riachos ficcionais. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)
* João Anzanello Carrascoza é escritor, redator de propaganda e professor da ESPM e da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde fez mestrado e doutorado em Ciência da Comunicação. Publicou os livros de contos O vaso azul, Dias Raros, O volume do silêncio, Espinhos e alfinetes, Amores mínimos e Aquela água toda, entre outros, além de novelas para o público infanto-juvenil. Dos prêmios que recebeu destacam-se Guimarães Rosa/Radio France Internationale, Fundação do Livro Infantil e Juvenil, Fundação Biblioteca Nacional, Jabuti e APCA.
(imagem reprodução) Diversas organizações da sociedade civil, entre elas o ANDES-SN (Sindicatos Nacional dos Docentes…
(imagem reprodução) A Polícia Federal (PF) encontrou uma sala secreta em um hangar no Aeroporto…
Bandeiras erguidas na sexta-feira e uma caminhada no sábado vão marcar os últimos dias de…
Foto de Marilda Tedesco (divulgação) O Ponto de Cultura Núcleo de Fotografia de Campinas (NuFCa)…
(lu bortolini - foto divulgação) O forró pé de serra ganha voz feminina e novas…
(foto firmino piton - pmc) O espetáculo “Quando Falta o Ar”, solo escrito e interpretado…