Ícone do site Wordpress Site

Oficina literária ‘O conto, ponto por ponto’ terá exercícios de criação

Como parte da Programação Semanal Gratuita do Teatro SESI Amoreiras acontece neste sábado, 23 de novembro, a Oficina Literária “O conto, ponto por ponto” destinada a professores e à comunidade em geral. A Oficina será ministrada pelo escritor João Anzanello Carrascoza e acontecerá das 8h às 12h ou das 13h às 17h na sala de multipluso do teatro. Há vagas para um total de até 30 participantes e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail caccampinas1@sesisp.org.br

Lygia Fagundes Telles se destaca como uma das principais contistas da literatura brasileira

A proposta da Oficina é mostrar um pouco da natureza do conto. Diferente do romance que é irrigado por vários rios-histórias, o conto é apenas um riacho. Gênero que exige economia, ritmo e tensão, o conto, desde a primeira linha, como nos lembra Antonio Skarmeta, chama, acena e convoca para o final.

O objetivo da oficina é, neste sentido, apresentar as diversas modalidades da narrativa breve atual, discutir seu processo de criação e motivar os participantes, com exercícios de sensibilização, a mover as águas de seus riachos ficcionais. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)

* João Anzanello Carrascoza é escritor, redator de propaganda e professor da ESPM e da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde fez mestrado e doutorado em Ciência da Comunicação. Publicou os livros de contos O vaso azul, Dias Raros, O volume do silêncio, Espinhos e alfinetes, Amores mínimos e Aquela água toda, entre outros, além de novelas para o público infanto-juvenil. Dos prêmios que recebeu destacam-se Guimarães Rosa/Radio France Internationale, Fundação do Livro Infantil e Juvenil, Fundação Biblioteca Nacional, Jabuti e APCA.

Sair da versão mobile