Projetores refletem em uma tela holográfica imagens dos principais pontos da cidade de Campinas hoje e 50 anos atrás. A comparação pode ser feita na exposição “Palimpsesto” , aberta à visitação gratuita até o dia 14 de dezembro no Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti”.
A artista plástica Ellen Nunes organizou a exposição a partir de filmagens realizadas entre 2012 e 2013 e imagens antigas feitas por um dos idealizadores do Museu da Imagem e do Som (MIS), o cinegrafista e fotógrafo Henrique de Oliveira Júnior, com o objetivo de mostrar uma Campinas que ainda estava em crescimento em comparação com o atual momento.
O nome da Mostra, que significa escrita sobre outra escrita, serve perfeitamente aos objetivos da artista que sobrepõe um tempo a outro, fazendo com que dois momentos distintos se encontrem por meio das imagens, assim como também se encontram tempo e espaço.
O projeto foi selecionado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC) de 2013, realizado por meio da Secretaria de Cultura. A convite de Ellen, o especialista em iluminação e efeitos especiais de cenografia em palcos e estúdios de teatro e cinema, Fábio Stasiak, viabilizou o projeto, utilizando recursos de projetores, sensores e telões projetados e desenvolvidos especialmente para a mostra.
Os realizadores pretendem dar continuidade ao projeto, trabalhando novos espaços da cidade de Campinas. (Da Rede Carta Campinas com informações de divulgação)
Mostra “Palimpsesto”
Data 15 novembro a 15 de dezembro
Horários: terça a sexta-feira 9h – 17h; sábado 9h – 16h;
domingos e feriados 9h – 13h
Local: Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” (MACC) – Rua Benjamin Constant, 1633, Centro, Campinas – SP
Discover more from Carta Campinas
Subscribe to get the latest posts sent to your email.



