A cidade de Jundiaí é a segunda melhor cidade do Brasil em termos tratamento de água e esgoto, segundo dados de um estudo feito pelo Instituto Trata Brasil, que avaliou os serviços de saneamento básico prestados nas 100 maiores cidades do País. O instituto estabeleceu um ranking das cidades a partir de vários critérios. Apenas 4 cidades da região estão entre as 100 do ranking.
Num dos itens mais importantes, que é tratamento de esgoto, Jundiaí atende 91,3% de tratamento em relação a água consumida. Em seguida vem Limeira, que trata 80,83%. A cidade de Campinas fica bem atrás, com apenas 48,83%. Piracicaba, que também faz parte do ranking, trata 36% da água consumida.
A base de dados consultada foi extraída do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), divulgado anualmente pelo Ministério das Cidades, e que reúne informações fornecidas pelas empresas prestadoras dos serviços nessas cidades. Os dados consultados são de 2011, os últimos publicados pelo Ministério das Cidades.
O O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e financiado por empresas privadas. (Da Rede Carta Campinas)
Artigo de Isaac Sobrinho relaciona as emendas e apadrinhamentos políticos e a contratação temporária de…
(foto Alex Ribeiro) A exposição "Dois Olhares", mostra que reúne trabalhos dos fotógrafos Alex Ribeiro…
(foto gabi perissinoto - divulgação) O Teatro Castro Mendes recebe, nesta quinta-feira, 18 de junho,…
Cena de "Esplendor" (foto divulgação) A exibição de "Esplendor" (2017), da diretora japonesa Naomi Kawase,…
(imagem reprodução) Traição à Pátria - A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou…
(foto stu reprodução divulgação) Os trabalhadores e trabalhadoras da Unicamp votaram pela continuação da greve…