“A Hora Da Estrela”, penúltimo livro de Clarice Lispector publicado em 1977, traz a história de Macabea, uma jovem nordestina semi-analfabeta, órfã, que vai morar numa pensão dividindo o quarto com mais três mulheres. Sua vida resume-se ao trabalho de datilógrafa, ouvir rádio e ser ignorada e menosprezada por todos ao seu redor.
Macabea é mais uma das grandes personagens do universo clariciano. Uma personagem des-centrada, isto é, fora do seu centro, que não se encaixa, não se adequa aos modelos de mundo e de cultura pré-estabelecidos e que, por isso, também leva o leitor a um descentramento e a uma constante investigação de si mesmo.
A narrativa clariciana constrói, na sua linguagem e estilo próprios, a densidade de uma personagem como Macabea, complexa em sua simplicidade, difícil e fascinante, na qual muitos de nós nos reconhecemos. A interpretação de Marcélia Cartaxo nesta adaptação cinematográfica para o romance de Clarice tentou apreender esse “ser” Macabea, o que resultou em uma elogiada interpretação.
A atenção ao romance e suas complexidades e profundidades deram ao filme um lugar importante dentro do cinema nacional. Seu estilo, seus recursos poéticos e sua concepção sob medida fazem dele um material artístico tão importante quanto o livro que o inspirou.
A sessão será às 14h30 na Sala de Cinema do Lis (Laboratório de Imagem e Som), no Centro de Convenções da Unicamp. (Da Rede Carta Campinas)