peca_Nem_Todo_Ladrao_Vem_Para_Roubar_by_Alicia_Peres
Farsa do italiano Dario Fo é inédita no Brasil

O Teatro Castro Mendes recebe neste domingo, 15 de setembro, apresentação única da comédia “Nem Todo Ladrão Vem Para Roubar”. Marcada para às 20h, a peça, cuja realização é da trupe do Coletivo Teatral Commune, tem entrada gratuita. A retirada de ingressos acontece uma hora antes do início do espetáculo na própria bilheteria do teatro.

Farsa do italiano Dario Fo e Prêmio Nobel de Literatura em 1997, a comédia, escrita em 1959 e inédita no Brasil, conta a história de um ladrão que tenta assaltar uma casa de classe média alta e acaba surpreendido pelo proprietário e sua amante, que pensam que ele é um espião a serviço da esposa. Eles ameaçam matar o ladrão ou deixá-lo paraplégico para que não possa contar o que sabe. O ladrão passa de bandido à vítima e, a partir daí, a trama segue com situações absurdas. Com a chegada da esposa do dono da casa, da mulher do ladrão, do amante da esposa e de um segundo bandido, todos passam a querer esconder todas as verdades que permeiam essa louca história repleta de intrigas, mentiras e disfarces.

A comédia ligeira ou vaudeville, de origem parisiense, é dirigida à pequena e média burguesia e de forte apelo popular. Entre o final do século XVIII e o começo do século XIX, é desenvolvida a partir de uma trama construída por meio de reconhecimentos, golpes e efeitos, sugestões maliciosas e questões sobre a vida amorosa. Faz parte da categoria das peças bem feitas ou da dramaturgia do fim do século XVIII, desenvolvida por Scribe, Sardou e Labiche.

* Dario Fo é autor, diretor e protagonista de mais de cem farsas e comédias apresentadas em todo o mundo. É criador de inúmeros textos publicitários, músicas e monólogos, além de pintor, cenógrafo, figurinista, encenador, militante político e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1997. Diversas de suas peças foram montadas no Brasil. Desde “Morte Acidental de um Anarquista”, dirigida por Antônio Abujamra, com Antônio Fagundes, na famosa CER (Companhia Estável de Repertório), de “Brincando em Cima Daquilo”, que valeu o Prêmio Molière a Marília Pêra, até “Um Orgasmo Adulto Escapa do Zoológico”, também dirigida por Abujamra com a interpretação inesquecível de Denise Stocklos. A chave do teatro de Dario Fo é a utilização da história e das tradições populares como metáfora do presente. Para ele, o verdadeiro teatro satírico nasce da tragédia. Sua dramaturgia é construída a partir de desenhos de personagens, esboços de cenas e de um roteiro de situações. (Texto de Divulgação)

“Nem Todo Ladrão Vem Para Roubar”
Data: 15 de setembro, domingo
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, nº 62 (Praça Corrêa de Lemos, s/nº), Vila Industrial.
Ingressos: Gratuito
Retirada: Bilheteria do Teatro: uma hora antes do início do espetáculo
Gênero: Comédia
Texto: Dario Fo
Tradução e Adaptação: Augusto Marin
Direção: Antonio Aurrera e Augusto Marin
Elenco: Carlos Capeletti, Augusto Marin, Michelle Gabriel, Salete Fracarolli, Maura Hayas, Neto Villar e Sandro Fernandes
Duração: 60 minutos
Indicação etária: 12 anos
Informações: 3272.9359