Além da presidenta Dilma Rousseff, que passa hoje por Campinas em agenda oficial, o economista e secretário Nacional de Economia Solidária, Paul Singer, também estará presente na cidade esta semana. Ele fará uma palestra amanhã, dia 30, na PUC-Campinas.
O secretário vai falar sobre a economia solidária e deverá abordar também a questão jurídica das cooperativas de trabalhadores.
A Secretaria Nacional de Economia Solidária tem tentado combater as falsas cooperativas, que não garantem benefícios para os associados e servem apenas para burlar leis trabalhistas. Com a lei 12.690, sancionada no ano passado pela presidenta Dilma Rousseff, as cooperativas agora são obrigadas a dar as mesmas garantias que tem o trabalhador de uma empresa privada.
Paul Singer é um dos fundadores do CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e foi secretário de planejamento do município de São Paulo. Ajudou a criar a Incubadora de Cooperativas Populares da USP e desde 2003, no governo do ex-presidente Lula, assumiu a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) do Ministério do Trabalho em Brasília.
O evento, promovido pela Faculdade de Ciências Econômicas, acontece às 19h20 no Auditório Dom Gilberto, que fica no Campus I da PUC-Campinas. Segundo o diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, Adauto Ribeiro, a palestra é gratuita e basta chegar no horário para assisti-la.(Da Rede CartaCampinas)