Movimentos como MBL, a presença de João Dória no PSDB, Escola Sem Partido, golpe parlamentar, bancada evangélica, bancada da bala e tantos outros fenômenos reacionários estão causando perplexidade em muitos setores da sociedade brasileira.
Entre os pesquisadores não é diferente. E para entender essa onda de extrema-direita, conservadora e fundamentalista, a Unicamp promoverá no dia 30 de agosto um evento chamado Fórum Conservadorismos, Fascismo e Fundamentalismo. O evento terá uma das palestrantes Marcia Tiburi, professora de Universidade Presbiteriana Mackenzie e autora do livro “Como Conversar com um Fascista – Reflexões sobre o Cotidiano Autoritário Brasileiro”.
Para Ronaldo Almeida, professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e um dos organizadores do Fórum, a consolidação de segmentos conservadores, que trabalham a favor da contenção, restrição e retrocesso de alguns direitos fundamentais, ameaça diversas conquistas, principalmente os direitos obtidos após a redemocratização. Esse é o ponto de partida do Fórum, que será realizado no Centro de Convenções da Unicamp.
Segundo Almeida, o objetivo do fórum é refletir sobre a conjuntura atual da política nacional tendo como pano de fundo as transformações mais estruturais em curso na sociedade brasileira.
Além de Marcia Tiburi, o evento contará com a participação de Angela Alonso, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo e presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Também estarão presentes o pesquisador Joanildo Burity, do Departamento de Ciência Política da Fundação Joaquim Nabuco, e o psicanalista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Tales Ab’Sáber, que irão discutir temas como manifestações políticas, fascismo e religião no espaço público.
Para se ter uma ideia da grave situação, o Congresso brasileiro é o mais conservador desde 1964, de acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Com menos deputados ligados a causas sociais e mais parlamentares associados às bancadas evangélica e da bala, o parlamento demonstra o fortalecimento do conservadorismo na sociedade brasileira.
O Fórum Conservadorismos, Fascismos e Fundamentalismos é uma realização do Fórum Pensamento Estratégico (PENSES), com o apoio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. O PENSES é um espaço acadêmico, vinculado ao Gabinete do Reitor, responsável por promover discussões que contribuam para a formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento da sociedade em todos seus aspectos. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no site.
Serviço
Fórum Conservadorismos, Fascismos e Fundamentalismos
Dia: 30 de agosto de 2016
Horário: das 9h às 16h30
Local: Auditório do Centro de Convenções/Universidade Estadual de Campinas
Endereço: Rua Elis Regina, 139, Cidade Universitária, Campinas (SP)
O PT foi eleito e decepcionou, querem outra explicação?
Leiam “Os Donos do Poder” (Raymundo Faoro).
Os Donos do Poder são os Donos do Poder Econômico. O Poder que Corrompe (inclusive nossas consciências) e que controla a Produção e a Distribuição (inclusive das armas).
Poder tb é o estado, além do poder economico o qual o PT se aliou e vendeu a alma. Então é melhor votar em quem assume essa bandeira.
Sim, existe outra coisa: O Avanço rápido de pautas progressistas anti-populares, como aborto. Isso quebrou a identidade da esquerda brasileira.
A palestra poderia passar online,para as pessoas que não possam viajar para poder assistir.
O tema é de extrema importância e deve ser divulgado.
Gostaria de ser informada se algum material será posteriormente postado na internet. Me interessa.
Parabéns pela iniciativa.
Compartilho da sua opinião.
Também gostaria que o material fosse divulgado.
O projeto de esquerda para o país exauriu e não conseguiu dar respostas às novas demandas da sociedade. Então fecha-se um ciclo ativo, para surgir um ciclo reativo. Uma força contrária que irá permear o imaginário da sociedade até que as esquerdas consigam se conciliar com a população (sim, incluíndo a classe média de onde surgiu o PT e boa parte da academia de esquerda) ou o projeto da direita se provar um remédio amargo demais…
Infelizmente o rito e os resultados do GOLPE já estão historicamente construídos e determinados, Os fascistas em geral – partes da imprensa, da oligarquia, do judiciário, da oposição corrupta, das empresas nacionais e estrangeiras e uma parcela considerável da população que é alienada, ignorante, bestial, incompetente, manipulável, servil e outras desqualidades mais. Agora é vermos o país e a nação serem devidamente entregues e o seu patrimônio aos seculares usurpadores históricos. Pena que nós sofreremos da mesma forma que os idiotas…
kkkkk… Ainda com essa historinha de golpe?? Nos poupe!
Vão entender como ??? se criaram mais uma “comissão da verdade” para discutir. Não vão entender. Buscam apenas corrobar suas certezas ideológicas deturpadas. Ainda vão discutir fascismo? sabem o que é fascismo?
Quem é vc para questionar fascismo? Quais as suas credenciais pra vir duvidar da Unicamp? Nao quero discurso vazio de gente que nao estuda, quero aprender com quem sabe. Vai ler.
Olá. Tenho muito interesse no evento, mas trabalho nessa hora.
O evento será gravado?
Obrigada!
Será que vocês não entendem que o discurso da esquerda fracassou? Vocês não representam mais a população.
Não adianta tentar chamar de fascista, pois sabemos que a direita não tem nada de fascista. Chega de enganação, principalmente na universidade. As pessoas de verdade querem coisas de verdade, não discurso boboca.
Quatro eleicoes presidenciais ganhas nao representa o povo? Lula na frente pra 2018 em todas as pesquisas nao representa o povo? Ah claro a classe media que sempre votou em corruptos e é governada há mais de 20 anos pelo PSDB nao se julga parte do povo. Isso a gente ja sabia.
Discurso boboca é esse que vc vomita aqui pra mascarar seu golpismo.
Ainda tem gente que acredita em Esquerda e Direita (esse binarismo é que afunda o diálogo), é só enxergar as coalizões atuais e ao longo de todos os tempos… O que existe, com absoluta certeza, é uma sede de poder e/ou os famélicos por dinheiro. No mais, a demagogia e a hipocrisia chegam sempre lacônicas, mansinhas, amistosas e quase imperceptíveis… o problema é quando elas metem o bedelho na democracia… ai são outros quinhentos!
O mundo todo vive esta contradição, por outro lado a esquerda mais radical vai avançar, com o o Podemos na Espanha e mesmo o Bernie Sanders nos USA. O PT foi a alternativa possível, e deu certo ao distribuir renda, a ´classe média sempre foi reacionária não quer a ascensão dos pobres, tanto que até muitos até hoje odeiam o Getúlio Vargas pelas leis trabalhista. Teremos muitos confrontos.
O primeiro que vi falar que o movimento de extrema-direita (elitista) é global…
E nesse cenário não podemos descartar que as Redes Sociais são os grandes fatores de mudança.
Os movimentos progressistas precisam entender como as elites utilizam as redes para seduzir corações e mentes para uma causa que é baseada em mentiras e ilusões de sucesso e riqueza que nunca será atingida pela maioria.
Acredito que o primeiro passo é acabar com o uso de direita e esquerda (isso não é uma disputa de direção). Precisamos utilizar os termos corretos: elite x povo. Sempre foi isso e nada mudou!
Mas me parece que o caminho é beeeem longo ainda. E desanimador para nossos filhos e netos…
Ainda acho pouco. Isso demonstra que a população não aguenta maia ser sugada por grupos que se dizem vítimas. Estão buscando candidatos com idéias de crescimento econômico e não candidatos que fazem demagogia e prometem esmolas com o dinheiro de quem trabalha!
Marcos, este tipo de comentário só será analisado com total identificação do autor, com nome completo, página pessoal verdadeira e com fotografias do autor. Isso não significa que o comentário será aprovado, mas analisado. A fotografia do autor desse tipo de comentário poderá ser colocada ao lado do comentário, caso seja publicado
E pelo jeito os conservadores são leitores assíduos da Carta.
Se a sociedade tende para um lado, é porque o outro lado não conseguiu expor de maneira clara as vantagens da sua posição.
O grande problema da esquerda é a intelectualização do discurso, parece que vc tem que ler livros e livros, decorar milhões de termos para entender do que estão falando. Fascismo? Reacionário? Conservador? Como as pessoas não entendem do que estão falando, parece mais que a esquerda se acha melhor que os outros e querem dizer para todos como agir.
Outro ponto é que sempre tem um inimigo a ser combatido, alguém que é o culpado pelas mazelas do mundo. A maioria das pessoas quer a paz, detestam conflitos. E essa visão intolerante de que se vc não está conosco, vc está contra nós, joga as pessoas para o outro lado. As pessoas que concordam com pontos da direita são idiotas, cegas, manipuláveis, ignorantes? Talvez, mas como esperam mudar a visão das pessoas xingando elas? Novamente cai no ponto que citei acima, se acham superiores ao resto das pessoas e não tem paciência de discutir de forma conciliadora. Gostaria de ver a esquerda usar técnicas mais pacifistas, Gandhi conseguiu promover uma greve geral no país inteiro sem ser agressivo.
A direita também tem muitos defeitos, mas o inimigo deles é mais fácil de entender…violência, falta de moralidade, economia fraca. Certamente são visões de curto prazo, mas que fazem mais sentido para pessoas comuns.
A primeira coisa que deveríamos fazer é eliminar essa ideia de inimigo. Se vc quer uma sociedade pacifica, vc não pode alimentar conceitos que provocam o conflito. As pessoas não são perfeitas, nisso também devemos aceitar que certos pensamentos delas são imperfeitos. Tolerar e tentar melhorar deveriam ser as diretivas.
“Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você”. Essa frase deveria ser adotada como um guia para todas as nossas ações. Acredito que poucos discordariam dela, mas se vc discorda diga o por quê.
Lucy, este tipo de comentário só será analisado com total identificação do autor, com nome completo, página pessoal verdadeira e com fotografias do autor. Isso não significa que o comentário será aprovado, mas analisado. A fotografia do autor desse tipo de comentário poderá ser colocada ao lado do comentário, caso seja publicado
Júlio Prático, gostaríamos de publicar seu comentário. Mas este tipo de comentário só é publicado com identificação do autor, com nome completo, página pessoal (ou site) verdadeira e com fotografias do autor. A fotografia do autor e o link da página pessoal desse tipo de comentário serão colocados ao lado do comentário, caso seja publicado.