Após uma repercussão negativa na imprensa internacional, que em grande número de veículos vê a democracia brasileira ameaçada por um golpe parlamentar, o Jornal da Globo e o Jornal Nacional exibiram uma mesma reportagem, pela primeira vez, na defensiva em relação ao processo de impeachment.
Esta semana publicações como o Der Spiegel (Alemanha), BBC (Inglaterra), El País (Espanha), Público (Portugal), The Guardian (Inglaterra), Página 12 (Argentina) e até mesmo a rede de televisão Al-Jazeera, entre outras, denunciaram a ameaça contra a democracia brasileira.
Mesmo no Brasil vem crescendo o entendimento de que o processo conduzido por Eduardo Cunha (PMDB-RJ) com o apoio do DEM e PSDB, partidos cada dia mais atolados em esquemas de corrupção, é um golpe parlamentar. Esta semana, o ex-ministro dos governos José Sarney e Fernando Henrique Cardoso, o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira disse que considera o processo de impeachment da presidenta da República Dilma Rousseff um “golpe branco”. Segundo ele, a crise atual repete as que antecederam as quedas dos ex-presidentes Getúlio Vargas e de João Goulart.
Para combater o crescimento desse entendimento, a reportagem do Jornal Nacional tentou justificar o impeachment deturpando o discurso dos que consideram o atual impeachment como um golpe.
A reportagem da Globo afirmava que a presidente Dilma Rousseff ou qualquer pessoal que compara o atual impeachment como golpe estava se referindo à prerrogativa constitucional do impeachment e não ao processo originado nas ‘pedaladas fiscais’ e promovido por parlamentares acusados de corrupção e da própria base governista.
Daí, sem qualquer constrangimento, a Globo entrevistou o ministro do Supremo, Dias Toffoli, perguntando: o impeachment é golpe? O ministro, obviamente, respondeu que impeachment está previsto na Constituição.
Assim também fizeram com relação à ministra Carmem Lúcia (foto), também do Supremo. Ela respondeu corrigindo o repórter que havia afirmado que Dilma Rousseff disse que impeachment é golpe. “Eu tenho certeza que a presidente deve ter dito que, é que se não se cumprir a Constituição, poderia haver algum desbordamento. O que não pode acontecer, de jeito nenhum, é um impeachment sem a observância das regras constitucionais”.
Traduzindo: se a Constituição for desrespeitada, e esse é o entendimento, impeachment é golpe. Veja a reportagem.
Veja alguns links de notícias internacionais:
1- A justiça partidária e o limiar do golpe no Brasil – Publico – Portugal
https://www.publico.pt/
2- Golpe frio no Brasil – Der Spiegel – Alemanha
https://
3- Juiz Moro pode ter ido longe demais – The Economist – Inglaterra
http://
4- Juízes justiceiros que sonham com Watergate – El País – Espanha
http://brasil.elpais.com/
5- The Listening Post (Full) – Dilma Rousseff’s Watergate – Al Jazeera – Emirados Arábes
https://www.youtube.com/
6- O Brasil perante o abismo – El País – Espanha
http://brasil.elpais.com/
7- Os deslizes do juiz Sérgio Moro – The Huffington Post – Estados Unidos
http://
É golpe ou não é gol
pe ? Depende do ponto de vista, vejamos se olharmos com base na constituição o impedimento da presidente é regulamentado pela constituição , mas o problema é qual o motivo que leva ao impedimento ? primeiro tem que ter um crime , depois este crime tem que ser reconhecido e dentro do legalidade jurídica,mas o que vemos é exatamente o contrario , os motivos que levam ao impedimento é partidário , portanto o que esta em jogo não é a legalidade jurídica do impedimento e sim o oportunismo de grupos que querem assumir o poder sem ser eleito pelo voto popular e sim pela parta do fundos ai neste ponto de vista é golpe sim .
Concordo
E a merenda? E o ladrão da merenda?
Há crime fiscal sim ! O TCU não aprovou e incriminou a Presidenta na Lei da responsabilidade fiscal
Aos amigos tudo! Aos inimigos a lei.
O Temer traídor, então, vai junto. Não abuse de nossa inteligência . Esperem até 2018
e tirem o tal PT pelas urnas. Agora é golpe. E escancarado.
Na minha opinião as Organizações Globo sempre flertaram com o poder, sendo a amante mais insaciável da ditadura militar, até seus últimos momentos de vida. Portanto não é novidade alguma, pelo menos para mim a pratica do jornalismo de aluguel desta empresa através dos Jornais Nacionais da vida em atendimento à quem de seu interesse. Abaixo 11 pontos.Peço que leiam com atenção e identifiquem alguma semelhança com o que estamos acompanhando com essa prática dita jornalística:
1. Princípio da simplificação e do inimigo único.
Simplifique não diversifique, escolha um inimigo por vez. Ignore o que os outros fazem concentre-se em um até acabar com ele.
2. Princípio do contágio
Divulgue a capacidade de contágio que este inimigo tem. Colocar um antes perfeito e mostrar como o presente e o futuro estão sendo contaminados por este inimigo.
3. Princípio da Transposição
Transladar todos os males sociais a este inimigo.
4. Princípio da Exageração e desfiguração
Exagerar as más noticias, até desfigurá-las, transformando um delito em mil delitos, criando assim um clima de profunda insegurança e temor. “O que nos acontecerá?”
5. Princípio da Vulgarização
Transforma tudo numa coisa torpe e de má índole. As ações do inimigo são vulgares, ordinárias, fáceis de descobrir.
6. Princípio da Orquestração
Fazer ressonar os boatos até se transformarem em notícias sendo estas replicadas pela “imprensa oficial’.
7. Princípio da Renovação
Sempre há que bombardear com novas notícias (sobre o inimigo escolhido) para que o receptor não tenha tempo de pensar, pois está sufocado por elas.
8. Princípio do Verossímil
Discutir a informação com diversas interpretações de especialistas, mas todas em contra do inimigo escolhido. O objetivo deste debate é que o receptor, não perceba que o assunto interpretado não é verdadeiro.
9. Princípio do Silêncio.
Ocultar toda a informação que não seja conveniente.
10. Princípio da Transferência
Potencializar um fato presente com um fato passado. Sempre que se noticia um fato se acresce com um fato que tenha acontecido antes.
11. Princípio de Unanimidade
Busca convergência em assuntos de interesse geral, apoderando-se do sentimento produzido por estes e colocá-los em contra do inimigo escolhido.
O acima exposto são 11 princípios da propaganda nazista de Joseph Goebbels, o ministro de propaganda de Hitler.
FORTUNE.
É bastante significativo que a revista Fortune tenha dado ao Juiz Moro o 13º lugar entre as personalidades mundiais. É uma revista patrocinada pelas maiores empresas estadunidenses juntas reúnem um patrimônio equivalente a 4 vezes o PIB brasileiro, em lugar de destaque temos as grandes do petróleo Exxon e Chevron, as mesmas que patrocinaram a lei de entrega do petróleo do tucano José Serra.
Agora fica evidente que a Operação Lava Jato sempre teve por objetivo aniquilar as grandes construtoras brasileiras gerando o vácuo jurídico necessário para que as multinacionais, que estão por trás do Moro, pudessem entram no mercado brasileiro, a Petrobras é a empresa que reúne a maior quantidade de serviços terceirizados e a que desperta a cobiça das grandes americanas, aquelas que não medem custos na conquista de novos mercados aquelas que sabem que os destinos da nossa população são negociados na bolsa de Nova York. Para eles é muito mais barato comprar um juiz brasileiro do que mandar tropas ao Médio Oriente.
O Golpe começava-se a gestar, conforme Wikileaks, em outubro de 2009 a pauta considerava um núcleo jurídico, um núcleo midiático e outro empresarial.
O judicial ficou aos cuidados do Moro, o midiático a cargo da Globo e o empresarial a cargo da FIESP. O alvo era como gerar uma crise política de grandes proporções capaz de paralisar o governo central e não demorou muito para que a FIESP assumisse a o compromisso de “locautear” a economia, a paralisação econômica deveria ser repercutida massacrante mente a traves das grandes mídias, missão que foi confiada às Organizações Globo agente golpista com experiência comprovada desde 1964.
As ações golpistas ficaram em compasso de espera uma vez que existia a possibilidade de assumir a presidência democraticamente, no entanto diante do fracasso do Neves no dia seguinte da eleição foi dado início ao golpe nas três frentes (judicial, midiático e empresarial) pouco demorou para instalar a atual crise política gerando argumentos jurídicos para propor um impeachment com base numa inócua pedalada fiscal. Forjaram os argumentos para dar um viés legal ao golpe midiático-judicial em andamento com o apoio dos deputados e senadores mais próximos da FIESP em conluio com as grandes mídias.
Entra em campo o núcleo político no embalo das ações da Lava Jato, longe de qualquer projeto de país o futuro do Brasil passou a se decidir em função da de uma crise econômica pré-fabricada nos seminários de cooperação organizados pelas mesmas empresas que hoje homenageiam o Moro com a 13º posição entre as pessoas mais influentes do mundo. E vejam que o número 13 é o número do PT uma subliminar inconteste como quem quer pôr um fim definitivo na legenda que foi comparada com um gangster dos anos 30 e o Moro com Eliot Ness um agente do tesouro americano, abandonado por todos no final de carreira, um divisor de aguas o Moro já fez seu papel já ganhou seus trinta denários foi condecorado por isso e agora é só deixar por conta do mercado. Nos arranha céus americanos conta a lenda que não existe o número treze do 12 andar passa ao 14 por que os americanos são supersticiosos, mas não hesitaram em carimbar a testa do juiz com o número 13 como reconhecendo que a pesar dos serviços prestados, à democracia ainda vai prevalecer.
Agora só resta definir quem é que vai pagar a conta deste experimento midiático judicial a que o Brasil foi exposto, hipocrisias a parte, a CRISE foi engendrada pelo Juiz Moro no intuito de gerar os argumentos para derrubar a Dilma e ponto final …………, detonou a economia brasileira, levou milhares de empresários a banca rota, jogou milhões de brasileiros na rua, provocou um prejuízo TRILIONÁRIO aos cofres públicos só para viabilizar a entrega da Petrobras ao pessoal da FORTUNE.
Brilhante Alex! Teria seu nome e sobrenome para eu compartilhar e dar crédito, por favor? Abs.
Não passará,o povo não vai deixar,que legitimidade terá um governo saído de um impeachment de corruptos.A presidente é honesta,sperem as eleições.
Expresse a sua opinião, não o seu desejo. Dilma colecionará mais um fracasso na vida. Quem viver, verá!
A Globo News usou a mesma conotacão tendenciosa em relação as declarações da Dilma. O jornalista pergunta se o impedimento e um golpe. Claro que o entrevistado vai responder que é previsto em lei. Mas o golpe alegado diz respeito a iniciar um processo de impedimento mesmo sabendo que a presidente não cometeu nenhum crime que culmine em uma perda de mandato. Querem com isso desestabilizar o governo e agravar a crise politica e insuflar o povo contra Dilma.
.
HITLERS TUPINIQUINS
.
Já não se fazem mais ditadores
Como faziam antigamente
Quando com coturnos reluzentes
Chutavam os seus opositores
Hoje os ditadores usam gravatas
E lindos ternos Prada
Impecavelmente na moda
E se deixam ser fotografados
Com os braços esticados
Exibindo como asas as togas.
.
Como Hitlers tupiniquins
Aplicam as leis do seu jeito
Porque acham que os meios
São justificados pelos fins
Assim trocam a baioneta
Pela ponta da caneta
E com ela ferem a dignidade
Daquele que tem a ousadia
De repudiar a tirania
Disfarçada de autoridade.
.
O alicerce da República
É o Estado de direito
Que tem como preceito
O repúdio à autoridade única
Por isso saiamos às ruas
Desmascarando quem manipula
As leis de maneira temerária
Antes que sejamos
Obrigados a viver muitos anos
Sob uma ditadura judiciária.
.
Eduardo de Paula Barreto
Parabéns, Eduardo de Paula Barreto!!!
Grato. Forte abraço.
A presidente brasileira plantou um ardil que depois das eleições foi desmontado. Trata-se de artigo 171 do código penal.
ENGANAR É …
“Denunciada por mais uma vez patrocinar um golpe de estado no Brasil, a Globo tenta reescrever seus capítulos recentes para escapar do julgamento da história e da opiniões pública internacional – tarefa inglória. No site Carta de Campinas, há uma coletânea de jornais e revistas estrangeiras que tem afirmado claramente o papel preponderante do Grupo Globo em mais esta ação antidemocrática. No Jornal Nacional desta quinta-feira, pela primeira vez, a Globo recuou. Espera, com isso, ver o golpe ser sacramento sem sua cooperação direta. Como se o golpismo já estivesse ladeira abaixo. Leia aqui.”
“Chamada de golpista por jornais estrangeiros, Globo tenta mudar discurso”
ISTO SIM É ENGANAR!
>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/26/enganar-e-extra-chamada-de-golpista-por-jornais-estrangeiros-globo-tenta-mudar-discurso/
>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/26/enganar-e-extra-chamada-de-golpista-por-jornais-estrangeiros-globo-tenta-mudar-discurso/
ENGANAR É …
“Denunciada por mais uma vez patrocinar um golpe de estado no Brasil, a Globo tenta reescrever seus capítulos recentes para escapar do julgamento da história e da opiniões pública internacional – tarefa inglória. No site Carta de Campinas, há uma coletânea de jornais e revistas estrangeiras que tem afirmado claramente o papel preponderante do Grupo Globo em mais esta ação antidemocrática. No Jornal Nacional desta quinta-feira, pela primeira vez, a Globo recuou. Espera, com isso, ver o golpe ser sacramento sem sua cooperação direta. Como se o golpismo já estivesse ladeira abaixo. Leia aqui.”
“Chamada de golpista por jornais estrangeiros, Globo tenta mudar discurso”
http://www.conexaojornalismo.com.br/colunas/internacionais/chamada-de-golpista-por-jornais-estrangeiros,-globo-tenta-mudar-discurso-85-43223
“Esta semana publicações como o Der Spiegel (Alemanha), BBC (Inglaterra), El País (Espanha), Público (Portugal), The Guardian (Inglaterra), Página 12 (Argentina) e até mesmo a rede de televisão Al-Jazeera, entre outras, denunciaram a ameaça contra a democracia brasileira. ”
“Globo deturpa notícia para tentar justificar o golpe após repercussão internacional”
> http://cartacampinas.com.br/2016/03/globo-deturpa-noticia-para-tentar-justificar-o-golpe-apos-repercussao-internacional/
ISSO SIM É ENGANAR!
SABOTADORES, TRAIDORES, GOLPISTAS
VEM NOTICIAR A RESISTÊNCIA
#NÃOVAITERGOLPE
Parabéns!!!
gostei dos versos, só não entendo pq se usa o termo tupiniquim sempre no sentido pejorativo, referindo se a um Brasil, ou brasileiros, no sentido
obsoleto ou algo que o valha. Os povos tupiniquins merecem respeito, será que só eu me sinto incomodada com essa banalização do nosso povo originário?
tem toda a razão…O BRASIL LIVRE E SOBERANO só é possível com o respeito e a valorização dos povos originários…
TCU é mero órgão administrativo, auxiliar do poder legislativo. NÃO tem competência constitucional nem legal para “aprovar” ou ” desaprovar” as contas do executivo. Essa competência é privativa do congresso, e ali a questão se resolve no Senado. O TCU, ressalte-se, emite mero parecer pela aprovação ou desaprovação. Obviamente, o processo de impeachment por crime de responsabilidade está previsto na Constituição. Mas pedaladas fiscais não configuram crime de responsabilidade. Se configurassem, Temer, que assinou uns sete decretos, seria co-réu, assim como governadores e prefeitos em todo o país. O parecer do TCU serviu para fomentar o golpismo. Mas a corte de contas é um ninho de ratos, cujo presidente está no listão da Odebrecht. E é bom lembrar que a legalidade do processo de impeachment, a começar pela absoluta e insanável ausência de fundamentação fática ou jurídica, está sujeita a exame pelo judiciário. A verdade é que o impeachment cambaleia na tentativa de salvar Cunha, Aécio, Temer e os demais corruptos da lista da Odebrecht e de inúmeros processos criminais por corrupção. É preciso destituir Dilma para encerrar a lavajato.