O professor Eduardo Fagnani, da Instituto de Economia da Unicamp, ao ver a manchete da primeira página da Folha (9/12/13), ficou intrigado, resolveu pesquisar o assunto e constatou a manipulação da informação publicada pelo jornal. Suas observações viraram um texto do site GGN.
Para o professor, a manchete não deixou margem à dúvida: “Ineficiência marca gestão do SUS, diz Banco Mundial”. A matéria destaca que essa é “uma das conclusões de relatório inédito obtido com exclusividade pela Folha”, aos desavisados a mensagem subliminar é clara: o SUS é um fracasso e o Ministro da Saúde, incompetente.
Veja o texto completo do professor:
A curta matéria da suposta avaliação do Banco Mundial sobre vinte anos do SUS é atravessada de “informações” sobre desorganização crônica, financiamento insu ficiente, deficiências estruturais, falta de racionalidade do gasto, baixa eficiência da rede hospitalar, subutilização de leitos e salas cirúrgicas, taxa média de ocupação reduzida, superlotação de hospitais de referência, internações que poderiam ser feitas em ambulatórios, falta de investimentos em capacitação, criação de protocolos e regulação de demanda, entre outras.
Desconfiado, entrei no site do Banco Mundial e consegui acesso ao “inédito” documento “exclusivo”**. Para meu espanto, consultando as conclusões da síntese (Overview), deparei-me com a seguinte passagem que sintetiza as conclusões do documento (página 10):
“Nos últimos 20 anos, o Brasil tem obtido melhorias impressionantes nas condições de saúde, com reduções dramáticas mortalidade infantil e o aumento na expectativa de vida. Igualmente importante, as disparidades geográficas e socioeconômicas tornaram-se muito menos pronunciadas. Existem boas razões para se acreditar que o SUS teve importante papel nessas mudanças. A rápida expansão da atenção básica contribuíu para a mudança nos padrões de utilização dos serviços de saúde com uma participação crescente de atendimentos que ocorrem nos centros de saúde e em outras instalações de cuidados primários. Houve também um crescimento global na utilização de serviços de saúde e uma redução na proporção de famílias que tinham problemas de acesso aos cuidados de saúde por razões financeiras. Em suma, as reformas do SUS têm alcançado pelo menos parcialmente as metas de acesso universal e equitativo aos cuidados de saúde (tradução rápida do autor).
Após ler essa passagem tive dúvidas se havia lido o mesmo documento obtido pela jornalista. Fiz novos testes e cheguei à conclusão que sim. Constatado que estava no rumo certo continuei a ler a avaliação do Banco Mundial e percebí que as críticas são apontadas como “desafios a serem enfrentados no futuro”, visando o aperfeiçoamento do SUS.
Nesse caso, o órgão privilegia cinco pontos, a saber: ampliar o acesso aos cuidados de saúde; melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde; redefinir os papéis e relações entre os diferentes níveis de governo; elevar o nível e a eficácia dos gastos do governo; e, melhorar os mecanismos de informações e monitoramento para o “apoio contínuo da reforma do sistema de saúde” brasileiro.
O Banco Mundial tem razão sobre os desafios futuros, mas acrescenta pouco ao que os especialistas brasileiros têm dito nas últimas décadas. Não obstante, é paradoxal que esses pontos críticos ainda são, de fato, críticos, em grande medida, pela ferrenha oposição que o Banco Mundial sempre fez ao SUS, desde a sua criação em 1988: o sistema universal brasileiro estava na contramão do “Consenso de Washington” e do modelo dos “três pilares” recomendado pelo órgão aos países subdesenvolvidos.*** É preciso advertir aos leitores jovens que, desde o final dos anos de 1980, Banco Mundial sempre foi prejudicial à saúde brasileira.
É uma pena que o debate sobre temas nacionais relevantes – como o sistema público de saúde, por exemplo – seja interditado pela desinformação movida pelo antagonismo das posições políticas, muitas vezes travestido de ódio, que perpassa a sociedade, incluindo a mídia.
Que o espírito reconciliador Mandela ilumine os brasileiros – e o pobre debate nacional.
BAIXO O DOCUMENTO DO BANCO MUNDIAL AQU
*Professor do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CESIT/IE-UNICAMP) e coordenador da rede Plataforma Política Social – Agenda para o Desenvolvimento (www.politicasocial.net.br).
**Twenty Years of Health System Reform in Brazil – An Assessment of the Sistema Único de Saúde. Michele Gragnolati, Magnus Lindelow, and Bernard Couttolenc. Human Development. 2013 International Bank for Reconstruction and Development / The World Bank 1818 H Street NW, Washington DC.
***Consultar, especialmente: BANCO MUNDIAL (1990). World Development Report: Poverty. Washington, D.C; BANCO MUNDIAL (1991). Brasil: novo desafio à saúde do adulto. Washington, D.C. 1991; BANCO MUNDIAL (1993). World Development Report: Investing in Health. Washington, D.C; BANCO MUNDIAL (1994). Envejecimiento sin crisis: Políticas para la protección de los ancianos y la promoción del crecimiento. Washington, D.C; e BANCO MUNDIAL (1995). A Organização, Prestação e Financiamento da Saúde no Brasil: uma agenda para os anos 90. Washington, D.C.
Só mesmo desmontando os factóides deles. Hoje o jornal O Globo publicou uma manchete alarmante sobre uma suposta ‘falta de trasnparência’ no cumprimento da Lei de Acesso à Informação, por conta de algumas solicitações que não teriam sido atendidas por alguns ministérios. Só que no bojo da própria matéria de capa eles informam que de cerca de 129 mil pedidos já feitos até hoje, 102 mil teriam sido atendidos prontamente (ou seja, cerca de 85% atendidos sem precisar de recursos). Falta de transparência? Provavelmente, os casos não atendidos são aqueles previstos na própria lei, que garante o sigilo de dados em casos específicos.
Assim como os contratos dos empréstimos a Cuba?
O documento original do Banco Mundial está disponível em http://jornalggn.com.br/sites/default/files/documentos/banco_mundial-20_anos_da_reforma_do_sistema_de_saude_no_brasil.pdf
O projeto do SUS é maravilhoso, principalmente em um país que não levava saúde a todos, somente a servidores públicos e militares, esses quando tinham sorte.Isso explicava um pouco a calamidade na saúde e a fragilidade epidemica. O problema do SUS está talvez no mesmo lugar que a solução, a unificação e a grandeza do projeto, que dificulta muito a fiscalização, permitindo desvios e rombos de dinheiro estrondosos, além de não equilibrar a distribuição de verbas, tornando muitos centros carentes de recursos. Se analisarmos a evolução da saúde da população, o saldo será positivo, porem a Saúde deveria estar em uma situação muito melhor se fosse tratada com respeito, assim fica claro a necessidade urgente de reajustes na constituição e a necessidade URGENTE de reestruturação do SUS .
De qual país?
Deve ser no Marrocos!!!
Parabéns professor pela pesquisa. Só assim podemos dizer algo do projeto do SUS e não ficar aceitando só criticas. Eu mesma ano passado fiz uma cirurgia grande de avanço de mandíbula que eu não tenho como pagar por ser caro e preciso da saúde. O tratamento é longo e tudo pelo SUS. Ainda continuo fazendo.Todas vez que precisei eu tive e pago um plano alto e não cobriu. Entrei até pela agência nacional,mas o médico não fez.Agora concordo que a cada dia precisa de melhorias e quem administra deve realmente usar o dinheiro para o povo.
Caríssimos comentaristas, quem aqui acha o projeto do SUS maravilhoso, favor, se mudar para Brasília e vir morrer em algum dos hospitais daqui.
Respeitosamente,
Um não-usuário que todo dia vê morrer democraticamente pessoas nas portas dos hospitais.
Caríssimo Eduardo, gostaria que você fosse tentar utilizar, se encontrar, a saúde pública nos EUA… Um forte abraço.
Porque é preciso se espelhar nos maus exemplos? Poderiam sim, se aprimorar até chegar ao ponto do Canadá, por exemplo!
O SUS pode até estar melhor do que já foi, porém ainda falta muito para se ter orgulho do nosso sistema de saúde. Muito menos depender dele!
Você não deve ter visto a notícia sobre canadenses portadores do HIV que vieram de tratar no brasil porque lá não existe um programa PÚBLICO com a abrangência do nosso. Eu devolvo a sua pergunta: Por que só ver nosso lado negativo em lugar de se orgulhar com os avanços? Precisamos, sim melhorar muito, mas o que já fizemos deveria ser a base para avançar mais. Ficar só na crítica negativa não ajuda nada!
Helena, o que Arcand mostra em ^invasòes barbaras`eh pura verdade. moro no Canada e posso te garantir que nao ha politica de saude publica. nada de preventivos.vc fica meses esperando para fazer um exame e a probabilidade que os medicos errem no diagnostico eh altissima!!!o SUS foi inspirado no modelo canadense de 40 anos atras. Hoje, o que existe por lâ eh industria farmaceutica estrangeira enchendo adultos e criancas de medicamento e o Estado que se vire para mante-los com os medicamentos.Um horror!
Venha para o Canadá ficar 6 horas na fila de espera do sistema público de saúde deles com um braço quebrado. Isso é só um dos casos. Não estou dizendo que é o sistema é caótico, mas quero demonstrar que mesmo países desenvolvidos não conseguem apresentar os níveis idealizadores que “alguns” brasileiros criam…
Perfeito Carlos Alberto.
CLAP CLAP CLAP!!!
Em Curitiba é preciso aguardar até 4 meses por uma consulta com ortopedista do SUS.
Sugiro que você vá ajudar o Presidente Obama a incluir 50 milhões de habitantes do país mais rico do mundo no programa de saúde pública de lá. os republicanos quase destruíram o país para não deixar. Agora, 25 milhões foram incluídos, com muito menos direitos que os nossos em relação ao SUS. E continua a haver 25 milhões de sem-SUS nos EUA, enquanto os republicanos querem cancelar a pequena reforma aprovada há poucos anos… Mas claro, você deve achar que a maravilha é lá. Aqui ninguém disse que é uma maravilha – nem o Banco Mundial, nem o comentarista. Você está brigando com fantasmas.
Estou trabalhando numa UBS do SUS e percebo que o sistema é ótimo! O grande problema está na municipalização da saúde, talvez. Prefeitos, talvez mal assessorados (para não ser rude…), permitem que a sequência do atendimento esbarre em exames marcados para mais de um ano (às vezes 2 anos para se fazer um USom!). Temos consultas com excelentes clínicos agendadas para o dia seguinte, exames básicos são marcados para logo. Mas pára por aí! É necessário dar continuidade, contratar médicos especialistas, proporcionar exames com maior rapidez (se estou grávida hoje, de que me vale liberar um ultra som endo vaginal para daqui 8 meses????).Então o problema do SUS deve ser analisado sob fatos reais e soluções devem ser propostas e colocadas em prática com urgência.A própria Globo apresentou denúncias sobre desvios do SUS em uma reportagem (acho que no fantástico), mas ficou bem claro que são os prefeitos que desviam dinheiro via cooperativas… Acho que é por aí que devia começar!, pois a parte que está funcionando é ÓTIMA!!!
Eu acredito na manipulação dos jornais, porém também acredito na manipulação de dados pelo governo. Pacientes Que nunca realizaram um tratamento que deveriam ter feito, aparecem no sistema (folha de cada usuário) como se tivessem feito esse e mais outros tratamento/procedimentos. São coisas que tanto servem para desvio de verbas, bem como para maquiar a situação do SUS. O SUS trouxe a universalização do atendimento médico, contudo a qualidade é e deve ser contestada. Penso que os jornalista, em vez de escrever uma matéria maquiando os dados, deveria investigar os casos de atendimentos não realizados e computados como feitos, para assim, contestar com provas os dados apresentados pelo governo, seja no site do Banco Mundial ou para qualquer outro órgão ou entidade brasileira ou que seja de outro país. Questionar a qualidade do SUS é fácil e certeira, pois ela não é apenas contestável como visível. Questionar o número de atendimentos ditos como realizados e não feitos é fácil.Por esse motivo, acredito que os jornalistas deveriam ir às fontes reais (que não são poucas) e não criar dados que possam ser contestados depois.
concordo em genero numero e grau!
Dizer que o SUS é maravilhoso, é ignorância ou má intenção!
O “projeto” do SUS é maravilhoso, foi o que disse o comentário. Concorde-se ou não. Enviesar o que foi dito, aí sim, parece ignorância ou má intenção.
Os projetos são sempre excelentes. Quem só deles toma conhecimento, julgando que, no Brasil, como deveria, as coisas são tratadas com seriedade,dirá que praticamos um saúde melhor que a da Inglaterra. Vivenciando a realidade,e isso eu senti na carne, ver-se-á que nossa realidade se assemelha à prática dos mais pobres países africanos. A “marquetagem” é fora de série.
Não disseram que o SUS é maravilhoso, mas sim o seu projeto. No caso a ignorância veio na réplica.
Verdade Walter, é tão ruim que está sendo copiado pelos USA…. ô gente desinformada e apolítica!
A ignorancia é sua… e má fé de todos desta midia mais do que vadia.
Foi dito que o “projeto do sus é maravilhoso”. Não há má fé, muito menos ignorância nessa afirmação. Procure ler e se informar sobre os princípios e diretrizes do sus, vc tbm vai se apaixonar. Acredito que o trabalho do ministro da saúde vai ao encontro de um futuro melhor para este, que na prática ainda é deficiente.
projetos são apenas….projetos! se não é viável de nada vale, não traz soluções reais à população.
a solução seria a diminuição do estado e diminuição de impostos para que as pessoas pudessem investir certo esse dinheiro, em todas as áreas que o governo já provou que é incompetente.
Ora, se eu pago meus impostos religiosamente, e o dinheiro vai para um gestor público incompetente e corrupto, pq esse dinheiro não fica comigo para que eu possa pagar um plano de saude e uma escola decente para meu filho? Esse modelo de economia não dá certo, não tem lógica um governo cobrar 70% de imposto sobre um produto, pelo amor de deus, isso é uma semiescravidão, e o pior de tudo, pra financiar maracutaia.
E o que você acha da manipulação dos fatos realizada pela Folha?
e os Planos de Saúde são honestos? Pagam miséria para os médicos recém formados e grande parte erram os diagnósticos.
Onde? O valor da escola particular e do plano de saúde, é descontado no imposto de renda vc esqueceu disto.
SE os Planos de Saúde “não são honestos”, vc esqueceu de quem seria a culpa por não os fiscalizar adequdamente…? Pagam o mesmo ra todos os médicos, não há distinção com recém formados… que, se erram, é culpa de quem que não fiscalizaria as faculdades…? Valor da escola particular é descontado em até R$3.230,00 no máximo, e para meu gasto, por ex., de R$12.000,00 com meu filho… significa que vc tbém está manipulando os fatos…?
Caro Fabio, achar que tudo que é privado é bom, é uma lenda. Vc conhece nossas operadoras de telefonia? Conhece nossos bancos? E os planos de saúde? Pra ficar só nesses três pergunto: quem falou que são bons os serviços prestados pelos citados acima?
O SUS é sim muito bom, ao contrário dos planos de saúde, clientes obrigados a entrar na justiça para serem atendidos, uma verdadeira vergonha!!..minha esposa fez tratamento no SUS, ela tem “ARTROSE REUMÁTICA” e foi tratada, diagnosticada, medicada…tudo pelo SUS..e foi muito tranquilo..foi um sucesso , hoje ela trabalha e a sua doença esta totalmente controlada.
Olha Alex, Sorte esta a da sua esposa…parabéns mesmo. Tenho problemas degenerativos articulares em função de uma síndrome rara. Cheguei a ficar 5 horas na espera para ser chamada para a triagem, após me passaram que só seria atendida em algumas horas mas sem certeza alguma. Então saí de lá sem nenhum atendimento e tive de ir embora (mancando e muito) pois era de madrugada e precisava trabalhar no dia seguinte…
Antes de lembrar que pagamos caro pelos sistemas particulares de saúde é bom lembrar que o SUS também é pago, por todos nós.
O projeto SUS é muito bom mesmo. Acontece que a administração dos seus recursos é de âmbito Estadual(Secs. Estaduais de Saúde) e Municipal (Secs Municipais de Saúde). Portanto, procurem as/os vereadoras/es de suas cidades para pressionarem, promoverem audiências públicas, etc…
Falou certo. Mas precisamos montar os Controle social sobre o estado e as prefeituras e principalmente Santas Casas, que são um buraco sem fim e não prestam contas pra ninguém só vivem falando que não tem recursos e não prestam contas do que fazem com o dinheiro que vem do governo federal.
p/Alex:
Dê uma olhada neste link eu faço este procedimento há 1 ano e meio e resolvi meus problemas de saude.
http://auto-hemoterapia.blogs.sapo.tl/52689.html
Por favor Alex diga onde sua esposa se tratou pelo SUS, pois a minha irmã está pagando caríssimo em um plano de saúde e ainda tem que pagar médico particular porque esse problema é muito grave.
Verdade. Fui encaminhada a especialista (excelente) em reumatologia, fiz os exames necessários, recebi os medicamentos prescritos, e tudo num prazo que avalio curto (menos de 3 meses). A cada trimestre faço avaliação no AMA Santa Cecília em São Paulo e os problemas da artrose estão sobre controle. O maior problema são em bairros periféricos, pois muitos médicos não querem ir para longe do centro, aí reside o nó.
Walter, o João escreveu “o projeto”. Vou repetir, “o projeto”. Quanto à ignorância e/ou má intenção, decida você – é a você que isto se refere.
O projeto é maravilhoso sim, a execução ainda tem problemas. É necessário saber interpretar textos e no seu caso, saber interpretar até frases mais simples.
Ou talvez a ignorância seja sua Walter Seibert. Você já parou pra estudar sobre politicas publicas sociais na construção sociopolitica do nosso país ou prefere ficar reproduzindo opinião da mídia direitista?
Walter, me desculpe, mas não basta ler, é preciso saber fazê-lo. O João disse: “O PROJETO do SUS é maravilhoso”. Acredito que no seu caso não é ignorância e nem má intenção. Diria que é ódio. Liberte-se.
É o mesmo que dizer: “Tirando o que não presta, o resto é ótimo”!
Esse é o discurso de quem realmente nunca precisou utilizar o sistema único de saúde.
Com certeza se utilizam de planos privados de saúde, e da rede pública apenas ouvem falar.
Deus me livre e guarde, para nunca precisar do SUS, amém!
Desafio você a mostrar uma só palavra do texto dizendo que é uma maravilha. Uma só, por favor. De quem é a má intenção? Ignorância sua não é, porque você é alfabetizado. Agora, a verdadeira má fé é negar os avanços impressionantes que o Brasil fez na saúde pública e ficar só falando mal do nosso País. Falta muito ainda. Mas só mal-intencionados conseguem negar o que já avançamos.
Não sou letrada, como o professor da Unicamp da (manipulaçao). Sou (aposentada) da Unicamp na área da saúde; li a matéria, mas acho que não entendi; o SUS para mim seria maravilhoso se não tivessem a intenção de privatizaçao; duas ideias que não dão certo. O problema também é usar o SUS politicamente; precisamos mudar os conceitos; o SUS tem que ter sustentabilidade, integralidade e qualidade; sou SUS e NÃO ABRO MÃO….ZEZE CAMPINAS
Ainda bem que existem pessoas de bem como esse professor da USP, para desmascarar uma imprensa tão vil e tendenciosa como certos jornais e revistas desse país.
Se o SUScata fosse essa maravilha toda, os brasileiros que podem pagar não correriam para planos de saúde!! SUS só é bonito no papel. Fato : Acesso limitado e irrestrito = falência.
Não sei quem administra a cidade onde você mora, mas aqui onde moro, funciona.
Pois é. Aqui onde moro tb funciona e já me utilizei dele para tratar uma pneumonia, sendo atendida adequadamente. Só tive que esperar para ser atendida no PS, como tb espero qdo vou pelo meu plano particular agora. Meu tio se tratou de um câncer e teve todo o apoio do SUS. Minha tia, de outra cidade, tb tratou de um câncer pelo SUS e teve um excelente tratamento. Dependemos mesmo de prefeitos, vereadores, políticos que estão muito próximos de nós e dos quais podemos cobrar diretamente. Qdo aprenderemos a fazer isso? Sim, o projeto é excelente, a realização fica por conta de vontade política. E essa tb depende de nossa vontade política.
Se ele ainda não é bonito na prática é porque ainda é administrado por pessoas criadas numa cultura de pequenas corrupções, o que leva a grandes corrupções, transformadas em sanguessugas. Uma mudança de velhos hábitos será o suficiente para que o SUS alce a beleza que lhe deveria ser inerente.
“Fato : Acesso limitado e irrestrito = falência”
Alexsandro, sua proposta é que algumas pessoas tenham acesso e outras não?
“…aos desavisados a mensagem subliminar é CLARA:” ?!??!?! (Eu não deveria ter continuado lendo). Pegou pesado hein..
Então o SUS é eficiente, e tá tudo bem?
Mensagem subliminar? Se tiver alguma, é a de blogs como esse que querem deturpar a realidade na mente de simpatizantes do governo, fazendo parecer que tudo está melhorando.
Atendimento é péssimo e nunca foi pior em relação ao dinheiro que é destinado à saúde.
Nem venham com conversa fiada. E fechem as “aspas” para delimitar exatamente o que é dito no documento do Banco Mundial e o que são palavras do autor do texto.
Não se pode critiar nem o que está evidentemente PÉSSIMO nesse governo que vem gente, espero que seja sem noção mesmo, antes que mal intencionada, com essas conversas “pra boi dormir” querendo tirar a credibilidade de todo e qualquer crítico do governo.
10 anos desta gestão, e o nordeste(curral eleitoral da gov da situação) vive secas que “nunca antes na historia deste país” foram vistas…
Mais Médicos? Queremos o Mais Hospitais, Mais Transposição de Aguas do Sao Francisco, Mais Educação…
10 anos e tempo de bonaza na economia… tenham paciencia.
Ninguém se propôs a defender o SUS, meu caro. Infelizmente, como você, a grande mídia gosta apenas de criar o caos. Leia o relatório do Banco Mundial.
Curioso. Afinal, o Banco Mundial tem alguma credibilidade ou não? O próprio texto da postagem diz “É preciso advertir aos leitores jovens que, desde o final dos anos de 1980, Banco Mundial sempre foi prejudicial à saúde brasileira.”; agora o Banco Mundial publica um elogio ao SUS, e isso vale. Não se percebe que, além das reportagens tendenciosas da Folha (ugh!), o próprio Banco Mundial pode (e faz) publicar relatórios com o intuito de influenciar decisões em todo o globo, disparando cadeias de acontecimentos e opiniões diversas, para o bem de uns e mal de outros? E desde quando o SUS, que poderia hipoteticamente ser algo muito melhor do que é, embora o seja em muitas localidades (e em outras, com problemas pontuais absurdos), deve ou não ser influenciado por um relatório do Banco Mundial? O que o Brasil tem, que não pode tirar as próprias conclusões de seu própria sistema? Mais uma vez, pitacos de gringos onde somos perfeitamente capazes de saber o que fazer. E pior: ditos letrados tomando como base para suas opiniões e emitindo aos quatro ventos análises superficiais embasadas em relatórios superficiais, elaborados por manda-chuvas nada superficiais, que sabem perfeitamente para onde levar o gado.
Tom, exatamente, somos capazes de tirar nossas próprias conclusões a partir das experiências que o SUS nos proporciona. É inegável a absoluta negligência, descaso e desrespeito com o povo brasileiro não só na saúde, mas na educação e segurança. A polarização, PSDB X PT, é perniciosa e enfraquece não só os debates , mas as soluções que a sociedade está buscando.
RC, Sinto muito, mas todos os seus argumentos são falaciosos. Agora, culpar o governo por uma das piores secas de nossa história, aí já é demais. Pelo contrário, apesar da gravidade dessa seca, nunca ocorreram tantas ações por parte do governo que impediram que ela se transformasse numa catástrofe. Seja mais honesto pelo menos com a história e com os fatos.
Nunca li tanta asneira. Segundo você, até a seca que atinge o Nordeste do país é culpa do governo. Haja paciência!
Estamos falando aqui de uma crítica que nem existiu, não foi feita, foi criada pela Folha. Leia o relatório, e, quem sabe, sua mente limitada consiga entender do que se trata este artigo.
Tem paciência você, urubu! Tá na cara que é um tucanalha que só quer ver os problemas e é incapaz de enxergar quanto este país avançou nos últimos dez anos. O mundo todo enxerga, o eleitorado brasileiro também. Para seu desespero a Dilma vai se reeleger. E você vai ficar aí, despejando seu ódio e sua amargura. Nos poupe!
Quer dizer que depois que o Lula assumiu na presidência, parou de chover no Nordeste? São Pedro deve ser antipetista…
“Nos últimos 20 anos, o Brasil tem obtido melhorias impressionantes nas condições de saúde”. É mesmo, o professor está certo! Nós é que insistimos em ver problemas, como mortes por descaso, filas, cirurgias que demoram anos, pacientes jogados no chão…o PT transformou o Brasil num paraíso, mas a imprensa golpísta insiste em mentir.
Meu Deus, Brasil um país maravilhoso, faz-me rir. Olhe todos os indicadores socioeconomicos e verá que esse país está uma merda sem tamanho, economia em bancarrota, IDH horrível, educação, saúde, segurança em estado lastimável. Me mostre um, APENAS UM indicador que o país esteja bem posicionado frente ao mundo. E ah, por favor, somo a 7a economia mundial, não venha me dizer que a posição 79 em algum ranking é bom hein?! Vocês adoram deturpar informações.
Você que é risível, Samuel. Repete igual papagaio o chorume da mídia que torce contra o Brasil. Quer só um indicador? Eu te dou um monte. Que tal a menor taxa de desemprego desde que foi criado o indicador? Isso depois de um quarto de século de desemprego em massa, com metade da força de trabalho no setor informal. E a passagem de 25 milhões de pessoas da classe D para a C, visível até para os cegos (basta olhar os aeroportos)? E as quatorze universidades públicas criadas desde 2003, junto com o ProUni e a mudança para melhor no FIES, que fizeram saltar o número de estudantes universitários, especialmente os de baixa renda? E as 350 escolas técnicas federais criadas desde 2003, mais que o dobro de todas criadas desde o Descobrimento até então? e o Pronatec, que está proporcionando oportunidades únicas de qualificação profissional a milhões de brasileiros e brasileiras? E o fim da dívida externa? E a melhora significativa do IDH e do Índice de Gini, que só você não viu? E o avanço impressionante da expectativa de vida da população? Tá bom ou quer mais? Porque tem mais, muito mais! Morro de dar gargalhadas com o seu “faz-me rir”. Você é um coxinha igual o Diogo Mainardi (“me poupe, Luísa”), que foi enterrado pela Luisa Trajano! Claro que a Veja não gostou. Ela deve ser sua fonte de pessimismo inesgotável com o Brasil.
Achar que o SUS é bom, ou é mentira ou má intenção. Ou os dois.
Se o Aécio ganhar, vai ser preso, se Deus quiser.
O SUS está mais do que falido, só quando tirarmos esses conservadores direitistas do PT do poder é que o Brasil poderá tentar progredir.
Não acredito que li “conservadores direitistas do PT”.
Enfim, em que país vc vive?
Experimente fazer tto para câncer em um hospital privado. Mais lucrativo vc morrer para os planos de saúde. Transplante só existe pelo SUS. E se existem poucos, é pq tbém há poucos doadores.
só queria perguntar:quem de vcs trata pelo SUS?
Vá se tratar, Sargento. Tá sofrendo de delirium tremens, ou síndrome de fascismo enrustido.
Pra mim, a maioria dos jornalistas (não todos), são manipuladores de informação que caminham como uma boiada…. ” ooo boi.. vocês que fazem parte dessa massa, que passa-nos projetos do futuro…..” eita vida de gado!!!!!
ele nunca deve ter usado o SUS ou nunca passou na porta de um posto de saude
O boi é você… Muuuuu!
Não devemos esquecer que a melhoria da saúde se deve ao saneamento básico, melhores condições de higiene . mais trabalho o que leva ao um poder aquisitivo melhor para compra de remédios e o próprio convênio que as empresas possuem .Talvez o SUS não seja tão ruim principalmente para quem não precise usa-lo como nós professor.
É verdade, só quem usa sabe como é “BOM”.
A insulina que é dada pelo SUS, faltou por mais de 6 meses.
Faço uso de remédios psiquiatricos e nunca encontro nos Postos de Saúde todos que preciso. O atendimento das Farmácias dos referidos Postos não informam aos usuários, quando,como serão liberados os remédios que segundo os médicos estão á disposição nas mesmas. Como depoimento pessoal, posso garantir que em 4 anos que recorro aos Postos de Saúde nunca consegui levar todos os remédios que preciso.
O projeto é maravilhoso , serve de modelo , a execução é o grande problema .Já visitaram os pronto-socorro dos hospitais públicos e os postos de saúde que carecem dos mínimos equipamentos ? O mínimo que se pode exigir :aparelho de ultra som , aparelho para eletrocardiograma e um para raios-x .Não conheço nenhum posto de saúde que tenha êsses equipamentos.
aí se pergunta: a saúde não começa com atendimento básico? Saneamento, educação, postos de saúde funcionando bem e por aí vai.O que adianta então, mais médicos? Os postos estão uma calamidade, os hospitais idem, mais médicos para que?
Não seria melhor então investir em educação,saneamento, alimentação, para que o povo não precise tanto do SUS e de médicos?
Maravilhoso, talvez não. Falta ainda muito por fazer,porém, como faço parte da grande maioria dos que recorrem e fazem uso deste sistema, do qual recebo tratamento, sem o que sería inviável sobreviver, defendo-o!
É fácil meter bronca quando não se conhece a fundo uma realidade que privilegia a imensa maioria de nossa população.
É fácil meter bronca quando não se necessita deste tipo de atendimento ou quando o questionamento envereda pelo político.
Caro(a) Su, é só por falta de opção. Plano de saúde é uma merda tbém, pq o governo não regula e ficamos nas mãos dos mercenários da saúde.Por outro lado eu iria para o SUS sim se me dessem condição digna de ser atendida, mas o que vejo é só reclamação de todos que são atendidos pelo SUS, vc é um(a) sortuda. Pago um horror de plano de saúde, mas arrepio só de pensar que um dia possa me internar em um hospital público e não é por falta de experiência que digo isto,ok? Tem até um setor que caminhamelhor;o de quimioterapia, mas no mais ninguém merece ser atendido pelo sistema de saúde. O projeto é perfeito, mas nunca houve um bom gerenciamento , principalmente das verbas (rsrs) e dos recursos humanos; não dá nem para fala: médicos fantasmas(o que não justifica o mais médico
) é abuso e mais abuso com o dinheiro do povo, como em todos os outros setores públicos, isto não termina nunca….. Eu não quero pagar um plano de saúde pois já pago um horror de inss, eu quero ser atendida pelo SUS, mas não este lixo que está aíe isto não é uma questão política!!!!
Puxa saco do Lula, é só por o nome do tal Eduardo Fagnani no google e vc saberá quem é o gajo…
Ninguém, mas ninguém nestes comentários frequenta o SUS. Duvido que os defensores ficam quatro horas pra ser atendido e despachado como eu fui. Duvido que esses hipócritas defensores dessa porcaria que só desvia o dinheiro do trabalhador leve seus filhos ou a própria mãe num posto de saúde. A não ser luis inácio da silva(em minúsculo mesmo). Este sim afirma que a saúde está a um passo da perfeição. Hipócritas!
Caro Nilton, defendo o SUS e acho um vergonha essa difamação pobre que GLobo, FOlha e PIG em geral fazem. O SUS é o projeto que tem que dar certo. Porque é o tipo de projeto que pode levar o BRasil a ser um dia uma país de 1o mundo, com alto desenvolvimento social. Eu USO e USEI o SUS inúmeras vezes. A UNIMED me negou o direito de uma tomografia, porque mudei de cidade.. e fui enrolado por 2 meses sem nada conseguir. No SUS fiz tomo, exame de sangue, fezes endoscopia em 1 mês. Existem muitas falhas.. sim.. depende muito da cidade e do estado. O SUS não é governo federal.. ele é gerido de maneira tripartite. Então cobre de teu prefeito e de teu governador também!
Não é a mídia que difama o SUS, é quem usa. Tudo é problema da mídia! Pelo amor de DEUS DESÇAM UM POUCO MAIS E ESCUTEM O QUE O POVO FALA AQUI EMBAIXO. A saúde pede SOCORRO em todos os níveis, inclusive no plano de saúde que voce usa. Aliás, me espanta bastante, pois achei que dependia só do SUS.Claro que pode dar certo, mas isto depende da vontade dos governantes, por isto é tão difícil.Digo ainda mais, que depende ainda da vontade do povo mesmo, que não perde nunca a chance de se dar bem, o povo é corrupto na sua essência por isto é tão difícil combater o desvio de verbas. É um assunto tão longo….
Porque eu seria hipócrita Sr. Nilton Borges? Se o Sr. leu meu comentário (o que eu duvido muito), saberia que frequento o SUS e que o defenderei sempre!
Lamento pelo Sr. não ter tido o atendimento correto, isto demonstra que o sistema ainda carece de correções pontuais. Porém, julgar os demais pelo que ocorreu com o Sr. não me parece justo!
Nilton, prefiro não adjetiva-lo para não descer o nível. É muito claro que existem problemas com o SUS e existem principalmente devido a desvios que ocorrem na aplicação dos recursos pelas prefeituras (nem todas). Cobre de seu prefeito em vez de simplesmente criticar o Ex-presidente. A crítica é muito mais fácil, não é?
O dinheiro é repassado,temos mesmo que cobrar das prefeituras.É neste nível que ocorrem os desvios.
Você é que é o hipócrita aqui. Eu usei, eu usei… Só você que conta, egoísta? Eu também usei e conheço um monte de gente que usa. Só tenho elogios, mas ouvi críticas também e as respeito. Não as suas. Você é incapaz de olhar um pouquinho acima da sua experiência individual e enxergar os ganhos que um País de duzentos milhões de pessoas alcançou. Falta muito, ainda. Mas negar os avanços é ser um boi puxado pelo nariz pela GloboVeja!
Tenho muito orgulho de ser usuária do Sistema Única de Saúde
100% SUS – HOSPITAL DAS CLÍNICAS POA E HOSPITAL MONTENEGRO RS
SEXTA-FEIRA – 19:30 H ATÉentrada emergência HCPA, 24:00 H BLOCO CIRURGICO, 01:50 H transfer SALA DE RECUPERAÇÃO HCPA, QUARTO 857A TRANSFER , QUARTO 809 A, HEMODIÁLISE, HCPA EXCELÊNCIA em SUS BRASIL
Partindo de um esquerdinha caviar, não me espanta. Com certeza ele nunca foi usuário do SUS, e sim de um maravilhoso plano de saúde bancado pela UNICAMP.
Se o SUS tem 20 anos e o que é bom é o projeto, isto não tem nada a ver com esta corja que está no poder a pouco mais de 10 anos. A incompetência de gestão, esta sim, é toda do PT.
O resto é conversa mole para boi dormir.
Ah, sim, e o SUS foi criado sob gestão do PT?
Esse teu comentário é de um direita Miami, né?
Vindo de um direitinha coxinha, não tem nada de novo. Anauê! (nem deve saber o que é isso)…
com o atendimento dessa “maravilha” que eu duvido que alguem queira copiar, minha mãe faleceu, e depois de seis meses me ligaram dizendo que um exame que tinha sido solicitado pelo médico quase um ano antes.demorou exatamente 17 meses pra ser liberado o tal exame…isso é a eficiência do sus…(a dilma também é atendida pelo sus, só que ela vai no Sirio-libanes em saoPaulo.
Sou medico. Tem coisas que so SUS pode fazer.
É certo sim que a corrupção, a ma fé e uma boa dose de incompetência esculhambam e boicotam o SUS.E também é verdade que muitos dos meios de comunicação e políticos/gestores que desacreditam e desfazem do SUS, o fazem a serviço escuso de grupos que nada mais querem do que implantar as famigeradas OSS.No SUS, a única coisa que nunca falta são doentes e espertalhões querendo abocanhar o erário público.
o SUS tá fazendo colonoscopia?
Esse sujeito deve estar falando de outro país, ou nunca precisou fazer uma consulta nos hospitais públicos, e muito menos ficou internado por conta do SUS.
Pois então, acredito que serei crucificado, mas não acho que o SUS deva funcionar como funciona. Acho que deveria haver atendimento básico e emergencial gratuito. Mas para grandes cirurgias, a pessoa precisa ter um plano de saúde. Poderia haver um plano de saúde público barateado, acho que é uma forma melhor de investir o dinheiro público, do que em um sistema que é ineficiente por natureza.
Ou o SUS se torna um sistema que realmente atenda as pessoas com rapidez e eficiência (algo para o qual não temos dinheiro, nem teremos nos próximos 50 anos) ou é melhor buscar alternativas. O Brasil precisa gastar menos dinheiro enquanto estado, e a população precisa começar a se cuidar. Não acredito num estado que quer controlar todos os aspectos da vida das pessoas. Nisso sou bem liberal. O estado não sabe mais do que ninguém. O Custeio do SUS é irrestrito, mas seu atendimento é restrito.
Eu como pessoa pobre, sem plano de saúde, não sinto que eu tenha atendimento médico. Me sinto abandonado nisso. Preferia pagar menos impostos e ter condições sozinho de pagar um plano razoável.
Não, você não será crucificado. Você só será comparado aos republicanos que disseram exatamente o mesmo que você quando Obama tentou incluir 50 milhões de pessoas no seguro-saúde público dos EUA. Esses “liberais” quase quebraram os EUA, paralisaram o governo, para impedir o acesso. Belo liberalismo esse! Quem não tem como pagar que se dane!
João, concordo plenamente em suas colocações que friso novamente e reforço pelo meu entendimento que: DEVE SIM TER UMA REESTRUTURAÇÃO NO SUS PARA ACABAR DE VEZ COM OS DESVIOS E AS FALCATRUAS E COM VISÃO GERAL NA POPULAÇÃO E DIMINUIR O ASSÉDIO DOS PLANOS DE SAÚDE. Seus dizeres “O projeto do SUS é maravilhoso, principalmente em um país que não levava saúde a todos, somente a servidores públicos e militares, esses quando tinham sorte.Isso explicava um pouco a calamidade na saúde e a fragilidade epidêmica. O problema do SUS está talvez no mesmo lugar que a solução, a unificação e a grandeza do projeto, que dificulta muito a fiscalização, permitindo desvios e rombos de dinheiro estrondosos, além de não equilibrar a distribuição de verbas, tornando muitos centros carentes de recursos. Se analisarmos a evolução da saúde da população, o saldo será positivo, porem a Saúde deveria estar em uma situação muito melhor se fosse tratada com respeito, assim fica claro a necessidade urgente de reajustes na constituição e a necessidade URGENTE de reestruturação do SUS” .
O SUS já está reestruturado (e o projeto é mto bom, é verdade), e quem tem poder continua roubando. A culpa é do SUS? Não.
Mas concordo que deveria ter mto mais fiscalização para cortar todo esse desvio.
Não entendi…o autor do artigo destruiu o quê? Aonde? Pelo que pude ler, ele discorda do artigo e de sua visão e comenta isso aqui no Carta Campinas, e dai?
O SUS, que é lindo maravilhoso no papel e tétrico, horripilante na maioria dos casos (salvo exceções) da vida real continua igual (com falhas, mal uso de verbas, fraudes, pacientes nos corredores).
Mas voltando, “Destruiu” o quê?
SEM COMENTÁRIO , JÁ CANSEI , NÃO ADIANTA , A GENTE SE DESGASTA Á TOA , ADOECE E DEPOIS COMO VAI SE TRATAR , OLHA QUE JÁ ESTOU COM 67 ANOS , ESTOU MUITO DECEPCIONADA . SINTO MUITO ME PERDOEM . ABRAÇOS .SONIS
O projeto é excelente e foi criação de José Serra, o problema é a administração que é feita por pessoal inapto.
José Serra?!?!? Os valores do sus passam longe de se assemelharem aos do Serra. Essa luta foi de Sérgio Arouca e cia, reforma sanitária, anos 70-80.
APENAS QUERO DIZER QUE: O JORNAL A FOLHA DE SÃO PAULO, E A REVISTA VEJA NA MINHA OPINIÃO SÃO DOIS VEÍCULOS DE PUBLICIDADES DESACREDITADOS; O GOV. DO PT ESTÁ ACABANDO COM ELES AINDA BEM .
Quem disse ai que os USA estão copiando o SUS esta completamente enganado, eu moro nos USA e a maioria das pessoas que eu converso ñ concorda com o novo sistema, e ñ será de graça, todos deveram pagar e muitos vão pagar mais do que pagavam antes com um seguro de saude normal!
A teoria eh perfeita mas na pratica a corrupção e a incompetência toman conta!
Uma pena que cada professor que existe neste país, não dedique alguns minuto (SIM… alguns minuto são suficientes!) para escreverem algo que desmascare cada uma das matérias que são tendenciosas, falaciosas e parciais e publicadas na mídia. Podíamos ter centenas destes professores, num blog apartidário, que teria muito mais audiência e ainda renderia uma receita extra aos vilipendiados salários dos professores.
Eu, Gramsci, estou tremendamente orgulhoso de meus companheiros/camaradas do PT.
Fala aí, Gramsci!
Nós vamos dominar o mundo, cara. Vai ser tudo nosso. MUAHAHA MUAHAHAHA MUAHAHAHAHAHA! CHOREM REAÇAS!
Uma coisa é falar da intenção e do plano do SUS. Outra é ver a realidade caótica que encontramos a saúde no Brasil. Basta ver a quantidade enorme de brasileiros que pagam planos privados de saúde para não morrerem numa fila qualquer. Engraçado que a esquerda abomina o Banco Mundial e ao mesmo tempo quer se valer dele para criar um factoide falso. Faço um desafio a cada um destes esquerdistas de plantão, argumentadores de almanaque, vão as 5hs da manhã para qualquer posto ou hospital do Brasil e falem com os infelizes que estão lá e digam que tudo esta a mil maravilhas na saúde. Perguntem quantas semanas se demora para marcar consulta com um especialista. Ia me esquecendo abandonem o tratamento no Sirio Libanes e como patriotas entrem na fila do que vocês dizem do maravilhoso SUS.
Amigos, sejamos honestos. Não dá para comparar a gestão do SUS com a dos hospitais particulares. Existem boas exceções, mas, de modo geral, vcs brasileiros sofrem com atendimento mais do que precário. O pior hospital de Israel ainda é excelente perto do melhor posto do SUS. Sem falar que temos de atender os palestinos, que nada pagam.
Assim, a melhor solução é a privatização da saúde, isto está mais do que provado. Metas, meritocracia, gestão profissional e planejamento fazem milagres.
É ridiculo a privatizacao da saúde. Moro aqui na Alemanha, e aqui se você está doente, tem que, necessariamente pagar pra ir ao médico. Eles sao obrigados a te atender mesmo você nao tendo dinheiro, mas como pagamento, o hospital pode ficar com seu celular, seu tenis…
Ainda que aqui, quase todo mundo tem o convênio médico, porque a taxa de desemprego é baixa, o governo concede bolsas pra quem está desempregado (nem vou comecar a discussao do bolsa familia, que tanta gente chama indevidamente de bolsa esmola, mas que existe em paises ricos tb), enfim, nao tem miséria como no Brasil.
Agora imagina, o Brasil sem o SUS, com a pobreza que existe aí… comparacao de dois países com situacao economica completamente diferente nao é válida.
Jaques, os israelenses não fazem mais do que a obrigação em atender os palestinos de graça em seus hospitais, já que espoliaram esse povo de sua terra, ok?
E não venha com essa conversinha de que a privatização é a melhor saída, porque não é.
Assista: http://www.youtube.com/watch?v=VoBleMNAwUg e mude completamente sua opinião. Michael Moore já destruiu seu ponto de vista. Veja particularmente a entrevista com Tony Benn da Grã Bretanha.
Aí podemos falar de ser honestos. A privatização da saúde é uma tragédia.
Pergunta: QUANDO O LULA FICA DOENTE ELE VAI NO SUS??? QUANDO A DILMA FICA DOENTE OU FAZ CHECK UP ELA VAI NO SUS???O PADILHA E SUA FAMÍLIA SÓ USAM O SUS? E SE TODOS ESTES USAM OU JA USARAM O SUS ALGUM DIA, ELES PEGAM FILA DE HORAS E HORAS COMO TODOS OS OUTROS MORTAIS CONTRIBUINTES OU TEM ATENDIMENTO PREFERENCIAL??????
Gente – o SUS é bom mas tem um defeito, sua gestão é descentralizada e depende da participação pública e dos orgãos gestores em cada cidade. Por isso tem lugar que ele funciona que é uma maravilha, enquanto em outros é um caos. A questão é que para melhorar o Sus é preciso aumentar a verba e os meios de controle pra onde ela é gasta. Só que aí está o nó górdio – queremos algo de qualidade mas não queremos pagar o preço justo por isso, e simultaneamente sabemos que o SUS de nossa cidade pra funcionar precisa da opinião dos usuários fazendo parte das reuniões dos orgãos gestores. A maioria dos usuários nem sabe que isso existe e nem se interessa nesse assunto; resultado – onde as pessoas se mobilizam se cobram de suas prefeituras o troço funciona direitinho. Onde todos reclamam no face book ou na porta de boteco mas nunca deram sinal de vida nas instâncias que devem ser feitas – o negocio fica as moscas e evidentemente não funciona.
Perfeito, Virgílio!
O problema do SUS está na ausência de participação popular nos conselhos de saúde.
Reclamar, todo mundo adora. Mas ser conselheiro, ninguém quer.
Cansei de ir em reunião de conselho que todo mundo ia pra reclamar, fazer de ouvidoria, mas acha que alguém tava a fim de fazer algo? Não.
O SUS só vai funcionar qdo o usuário de apropriar de suas responsabilidades.
Sou usuário do SUS faz muito tempo e dos serviços médicos da UNICAMP, e em todos os postos de saúde, hospitais,laboratórios,exames e até cirurgia,dos quais fui atendido,foi de uma qualidade e atenção impecável,tão similar aos planos particulares.Há um diferencial talvez, para quarto privativo em casos de internação , mas o tempo de espera para consultas e exames,foram bem menores no SUS.Não acredito que, os reclamantes sejam usuários do sistema, e não vejo diferenças nos tratamentos.Haja vista que,é necessário algumas melhoras em todos os seguimentos dos serviços públicos,se for extinguido radicalmente a corrupção no país,poderíamos alimentar o mundo e ser um Brasil respeitado pela medicina, tecnologia, riquezas e como um povo que ainda acredita na honra e na dignidade.Parabéns Professor!Por melhor que se faça para o homem,nunca este estará repleto,pois o lamento está intrínseco no sangue é maior que sua vontade de sair da prostração do conhecimento. Gilberto Neves-Campinas-SP
O povo reclama da fila do SUS, mas esquece que em um serviço privado espera mais tempo. Há coisas que funcionam, outras não. Mas em todo serviço é assim.
Já usei o SUS e fui mto bem atendido. Já precisei do SUS e o que me salvou foi o plano de saúde. Mas tem mto mais pontos positivos que negativos.
O SUS no geral é bom? Não.
A idéia do SUS é boa? Sim… mas de boas intenções o inferno está cheio.
Minha familia precisou acionar a justiça por uma vaga na UTI quando o meu avô precisou…
E o SUS só está como está (ruim e poderia ser pior), porque grande parte da população recolhe o seu INSS em folha de pagamento e depois paga o boleto do plano de saúde, se “despendurando” do SUS.
É de conhecimento geral que o SUS está na vida de todo cidadão brasileiro !Atendimento médico nas queixas mais rotineiras às de urgência/emergência fazem parte do universo de suas ações ,aliás serviço muito procurado também por uma população detentora de convênio médico que lhe restringe muitos procedimentos..mas não é só!Sabemos que qualquer cidadão brasileiro é um usuário diário do SUS desde o amanhecer ao anoitecer,que o SUS atua nos locais onde adquirimos nossos alimentos diariamente ,nos restaurantes que muitos frequentam,nos hospitais e salas cirúrgicas que os convênios oferecem,nos transplantes (com o pequeno detalhe de serem reconhecidos mundialmente pela qualidade),nas ações de vigilância epidemiológica…Precisamos assumir nosso papel de cidadão que paga imposto,fiscalizando e exigindo dos nossos governantes,políticos de maneira geral,serviços e profissionais da saúde(públicos e suplementares)serviços de qualidade onde a seriedade no cumprimento dos preceitos do SUS esteja acima da ganância e de interesses pessoais !!!
Fiz cirurgia do coração pelo convênio, meu cunhado pelo Sus. São era bem visto pelas pessoas. Creio que o atendimento ao povão ainda falta um pouco mais de atenção
Essa violência que que esta ocorrendo entre os jovens é resultado dessas informações torcidas por esta mídia rancorosa.
Não se trata do SUS, mas da manipulação da informação por um jornal importante, o que é muito grave.
Aqueles que adoram politizar a adorar o estado, que parem de pagar convênios e passe a usar o SUS. O Guia de vcs, LULA disse que dava vontade de ficar doente no hospital público, mas quando ficou, foi para o Sírio. O jornalista provavelmente errou mesmo, mas a essência é que o SUS é um LIXO, com total desrespeito ao povo e que todos os políticos, inclusive os do PT estão C… e A….para o povão, senão , jamais fariam uma Copa do Mundo aqui.
Nao existe decencia no tratamento de saude; ainda nao.
Quanto `a seca do nordeste nao ha o minimo interesse de nenhum governo resolver o problema.
Sim, Walter Seibert, o Projeto/Programa SUS é MARAVILHOSO. Isso não quer dizer que ele esteja cumprindo o que de fato está no projeto original / Constituinte. O que é Ignorancia e má fé é a tentativa de desqualificar o programa SUS para dar a saúde para as empresas privadas obringando a todos a terem plano de saude
O SUS é maravilhoso, aprendi acordar cedo, que é saudável, faço amizade nas filas conversando e até consigo senhas aproveitando da distração ou desistencia de alguns. E consegui exames para daqui a 8 meses. Deus é Pai.
Desde a minha aposentadoria ocorrida em set/1990, venho utilizando de várias especialidades médicas do SUS. Fui, OTIMAMENTE, atendido por oftalmo em Divinolandia; urologia, através do AME, de S.João da Boa Vista e, pneumo e onco-dermato no HC/Ribeirão Preto. Não devemos julgar o projeto por algumas falhas pontuais, o que existem realmente, são maus gerenciadores que, infelizmente, ocupam cargos diretivos em todas as áreas públicas. O que falta mesmo é ´PUNIÇÃO RIGOROSA para esses maus representantes do povo.
As autoridades da República vão para o SUS?
o SUS deve melhorar ! tirar do povo o atendimento público ainda que precário isso sim seria um CAOS. Devemos cobrar do poder público fiscalização … é fácil criticar quando se pode optar. O povo não têm. ou têm???
O governo federal cobra impostos (IPI-PIS-COFINS) sobre REMÉDIOS, alguns estados ainda cobram o ICMS (outros não, como São Paulo)! Só isso já basta para mim…
Sou usuário do SUS não tenho nada a reclamar.Acho que as pessoas saem por aí falando de coisas que experimentam só para difamar o governo e alguem que está oculto tirar proveito eleitoreiro.
Com certeza a saúde no Brasil melhorou devido a cada vez mais pessoas optarem por planos de saúde, e cada vez mais o governo transfere a responsabilidade da saúde no Brasil para os Planos, mas continua descontando dos que trabalham, compulsoriamente, o valor para custear o SUS. Todos sabem que é recolhido muito dinheiro, cujo retorno são migalhas. Eu por exemplo tenho um amigo que está esperando três anos para receber a autorização do SUS para fazer uma operação no joelho. Portando as informações são manipuladas também pelo governo….e como.
Agora temos economistas a investigarem jornalistas? Só mesmo no Brasil!!!
O professor enaltece o que foi feito pelo SUS (na página 10 do documento), e apelida de “manipulação” as recomendações do Banco Mundial tais como: ampliar o acesso aos cuidados de saúde; melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços de saúde; redefinir os papéis e relações entre os diferentes níveis de governo; elevar o nível e a eficácia dos gastos do governo; e, melhorar os mecanismos de informações e monitoramento para o “apoio contínuo da reforma do sistema de saúde” brasileiro.
O professor prefere ficar parado no tempo e na página 10 do documento e não dá relevância ao que é urgente fazer no presente e no futuro, em prol do povo brasileiro.
Ampliar as fontes de informação como exercício de cidadania é tão errado, como um feiticeiro exercer medicina.
Ampliar e incentivar o povo a opinar, isso, sim. Dando-lhe voz através dos média sem que disso, tenham receio dos políticos e de professores de economia.
Vítor Santos
Vitor,boa noite ,um pouco abaixo eu compartilhei um trabalho meu sobre financiamento publico,você pode ver.
Você disse tudo,incentivar o povo a opinar,lembro que temos o Conselho de saúde em todos os municípios e esta participação popular é regulamentada pela lei do SUS. Esta ai a grande questão ,como funcionário do SUS eu já escutei estórias das mais perversas sobre pressão em cima de funcionários que participavam do conselho de saúde,o controle social ,a hora que o povo acordar que o controle esta na mão dele ,no conselho da saúde ,que você tem direitos de fiscalizar os gastos ,ver as notas,os conselheiros podem reprovar as contas este é o grande desafio ,fazer a população participar do SUS.
A maioria das pessoas da minha família, quando precisou, foi sempre atendida pelo sistema público de saúde. Sempre muito bem atendidas. Minha mãe, por exemplo, passou por duas cirurgias de câncer, num período de 10 anos, e tem sido até hoje muito bem assistida. Vivem muito bem. Já meu irmão, que morreu há 10 anos, não teve a mesma sorte. Não posso dizer que foi porque ele foi atendido pelo convênio pago pela empresa onde trabalhava. Seria leviano. Acho que foi mais porque ele só procurou o médio quando a doença já era irreversível. Aí, não tem medicina que dê jeito.
FICO AS ENOJADO QUANDO AS CRITICAS SÃO ENDEREÇADAS SOMENTE AO GOVERNO FEDERAL,,,,POIS NÃO SE LIGAM QUE O PROGRAMA SUS, É UM REPASSADOR DE PROVENTOS E QUEM REALMENTE ADMINISTRA SÃO OS GOVERNOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS,,,,QUE BURLAM DOCUMENTOS PARA PODER RECEBER OS PROVENTOS E OS USAM EM CAUSA PROPRIA,,,OU SEEJA SOMENTE AO QUE INTERESSA A ELES, ISSO COM AVAL DE DEPUTADOS ESTADUAIS E VEREADORES…..
Boa noite a todos.
Posso compartilhar um TCC da pós graduação em ESF pela UNIFESP de 2013 em que usei a tese:
“Financiamento público em saúde ”
No trabalho escrito obtive a nota 10 e gostaria de compartilhar o resumo:
A saúde pública no Brasil passa por diferentes gestões em várias cidades,em muitos casos não há uma melhoria por problemas de gestão.Analisando os repasses em cidades de atenção básica,média complexidade e alta complexidade ,obtivemos um aumento no últimos 10 anos no estado de São PAULO de 450% a 600% na atenção básica e de 300 a 450 % na alta complexidade.Esta aqui o grande paradigma do SUS já que 60 % da alta complexidade os serviços são comprados de outros hospitais.Uma equipe técnica de gestores,capacitada e atualizada pode sim fazer a diferença em conquistar projetos de equipamentos,reformas,ampliações tanto federal quanto estadual.Comparando com os fatídicos anos 90 que se cobrava a CPMF ( Lembram se?) e as cidades ficaram 5 anos com a verba da saúde estacionada(constante),nos últimos 10 anos a conclusão que tive é que as verbas em saúde cresceram lembrando o lado direito de uma parábola em todas as cidades(exponencial) ,no entanto não obtivemos a mesma eficácia.A criação do SUS e depois a nova lei de 1990 que prevê a descentralização em 3 esferas de governo,sendo que o dinheiro está no município ,passando o governo federal basicamente a ser um regulador,com a participação social jogou a responsabilidade para os municípios e o desafio é desta população começar a participar e cobrar efetivos avanços .
Uma dica interessante para quem acha que a Saúde do Brasil beira a ruína: SICKO SOS Saúde , com Michael Moore.
Embora precise de muitos ajustes, o nosso SUS é sem dúvida um sistema que atende a todos igualitariamente.
Link para matéria do correio brasiliense sobre a percepção positiva da classe média sobre os serviços do SUS:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2014/03/04/interna_cidadesdf,415688/classe-media-elogia-hospitais-do-sus-mas-critica-superlotacao.shtml
A boa avaliação dos serviços públicos de saúde surge ao mesmo tempo em que cresce a percepção de má qualidade do atendimento nas redes de saúde suplementar.
O SUS só tem um problema.Ele existe num país de merda , com um povo de merda e com políticos que representam perfeitamente seus eleitores. Ele é tão bom que não conheço nenhum político que seja atendido no SUS , inclusive os presidentes que são atendidos no Sírio .Chupa defensor do SUS !!!
Concordo com quem afirma que os políticos procuram o Sírio, para consultas e tratamento. Se o SUS fosse realmente bom, teria condições de oferecer tratamento de ponta, que são caríssimos. Tanto é que, por economia, aumentou a faixa etária para exame de mamografia, o que seguramente vai causar um número elevado de morte de mulheres. Quem quer tratamento para doenças incomuns tem que procuyrar a justiça. Por que será que os tratamentos do presidente passado e da atual contra o cancer foi um sucesso? Respondo: tecnologia de ponta! Quem não conheceu doentes de câncer de laringe e câncer linfático que foram a obito em pouco tempo? Respondo: tratamento convencional que é menos oneroso ao SUS.
O que tem neste país é uma classe MÉRDIA como você que só sabe repetir as babaquices da nossa mídia e desprezar nosso povo e nosso país. Deviam ir todos para Miami, que é o máximo, maravilha e blá-blá-blá! Vai xingar o país dos outros, vai!
Em Maceió-AL não existe uniformização das ações, muito menos uma rede integrada… é cada um por si…quem tiver a sorte de ser atendido por um bom profissional bem, entretanto se tiver o azar de mora numa região de um PSF que o médico não vai nem lá então está à própria sorte… o HGE é maquiado todos os dias, UTI não fica um dia com leito desocupado… quase nada funciona e toda rede conveniada tira proveito executando serviços sem qualidades e aquém estabelecido. O povo Alagoano não aguenta mais! Auditoria Geral no SUS e na rede conveniada em Alagoas urgente!
O SUS é ótimo principalmente para aqueles que ao menor sintoma de uma virose paga um jatinho da FAB e vai se tratar no SÍRIO LIBANÊS. ALIAS o único que não foi, O Presidente Tancredo Neves, faleceu no hospital de base de BRASÍLIA.
O mais importante nesse texto é o que menos se comenta por aqui: A MANIPULAÇÃO DA NOTÍCIA. Isto sim é um absurdo, um perigo e um crime!!
O que vejo de nais relevante nesse texto é o que menos se comenta por aqui: A MANIPULAÇÃO DA NOTÍCIA. Isto sim é um absurdo, um perigo e um crime!!
Gostaria de dizer que matérias como essas, inclusive sobre congestionamentos, têm funcionado como válvulas de escape do Mercado. Falar do SUS ou do transporte público coletivo, assim como da Educação (e vejam que não estou defendendo que o nível é de excelência, pois tenho críticas em vários sentidos às estruturas que citei, mas também há numerosos aspectos positivos) é fazer com que os desinformados e desesperados corram para buscar planos de saúde ou comprar seus carros, ou ainda escolas particulares, quando, na verdade, o nosso papel é lutar pelos nossos direitos de saúde, mobilidade e educação. Fiquem atentos sempre aos discursos e ao famoso “quem fala” e esqueçam réguas partidárias ideológicas para mensurar, só devemos usar bom senso para entender o que está por trás desses discursos. Quantos aqui tem seu carro, seu plano de saúde e seus filhos em escolas particulares? É esse o tipo de Brasil que queremos? Quantos depois de ler essa matéria correram para procurar um plano de saúde? Confiram se nas páginas do jornal referido, próximo à matéria, se tem algum anúncio de Plano de Saúde! Abraço!
Será que alguém considerou nas pesquisas que , não coincidentemente , em 1993 entra o plano real através da URV. A partir dai uma dúzia de ovos,por exemplo,passa ajustar menos que um pacote de chips, um litro de leite. O mesmo que um pacote de balas Nesta época começamos a observar queda drástica nos índices de mortalidade e morbidade causadas pela desnutrição grave nos hospitais pediátricos.
Fica impossível crer em pesquisas no Brasil quando são tendenciosas. Queria ver uma pesquisa feita nas postas das UBS’s e PAM’s ou UPA’s. Será que alguém sabe o que querem dizer estas siglas ?
Sou do Recife e vivo a quase 20 anos na Suíça. Aqui todos são obrigados por lei a pagar um plano (seguro) de saúde. Nos últimos anos os preços das franquias tem explodido abusivamente, levando o povo a clamar por um sistema único (caixa administradora única) e possívelmente administrado pelo estado. Hospitais, médicos e remédios são extremamente caros e nem sempre eficientes. As industrias da “saúde” faturam anual e constantantemente bilhões de Francos Suíços. Conheço várias famílias que não podem pagar essas franquias e precisam recorrer a ajuda do governo pra poder ficar coberto pelo planos, gerando grandes custos para o mesmo. Durante minhas férias no Brasil, quando eu ou alguem da minha família precisaram de alguma emergência médica, sempre fomos para um posto de Saúde do SUS, onde fomos dentro do possível prontamente atendidos por médicos altamente cordiais e capacitados! Tenho minha carteirinha do SUS comigo quando viajo pelo Brasil. Devo mencionar que meu plano de saúde suíço (aqui não existe plano de saúde estatal, todos são particular)cobre qualquer custo como clínicas, Hospitais e até mesmo táxi-áereo em qualquer lugar do mundo. Porém, usar o SUS no Brasil sempre me propociona muito orgulho de ser Brasileiro, de usar e poder contar com um sistema único e especial no mundo que funciona e sem custos direto para seu usuário. Sei que podemos melhorar bem mais este sistema e podemos continuar a ser um exemplo mundial. Estamos no caminho certo. Parabéns ao governo brasileiro pelo programa do SUS!
Gostei muito de ter tido a oportunidade para participar desta discussāo.
Agradeço a todos que roubaram um pouco do seu precioso tempo para trazer a tona esclarecimentos sob diferentes pontos de vista de um tema tāo emergente e da maior importancia para TODOS os brasileiros.
Quem acha que uma país muda de uma hora para outra esta enganado, ninguém consegue fazer milagres. É preciso ver as mudanças de forma gradativa e ir melhorando o que estiver ruim. O SUS em si é um programa maravilhoso, mas como qualquer outro projeto pode ter falhas ou mesmo obstaculos, por exemplo, a falta de médicos não é uma coisa simples de resolver e mesmo oferecendo mais vagas em Medicina nas universidades os resultados serão vistos daqui uns 10 anos. É preciso criticar sim, mas também precisamos buscar soluções e não só ficar esperando, por outro lado, é preciso reconhecer o que ja esta sendo feito.
Perfeito, Fabricio! Acrescento que aqueles que só veem os defeitos e são incapazes de reconhecer os avanços já ocorridos NÃO MERECEM nenhum avanço. Afinal, eles estariam metendo o pau do mesmo jeito sem a ocorrência desses avanços…
Sou ortopedista e trabalho atendendo tb o SUS. O atendimento tem melhorado dia-a-dia. É possivel que haja corrupção, mas não da direção que tem tentado melhorar cada dia mais, enquanto quem mais critica é quem apoia a imprensa corrupta(PIG) e até quem faz corrupção.
O site mencionado não está dando para acessar, o mesmo documento se encontra disponível neste link: http://apsredes.org/site2013/blog/2013/12/20/banco-mundial-admite-avancos-proporcionados-pelo-sus-mas-aponta-necessidade-de-ampliacao-e-qualificacao-do-sistema/
Não sei ….. mas acho que tem elogia o SUS, só pode ter plano de saúde particular e nunca precisou do sistema público. Essas passeatas por todo o Brasil pedindo, “saude”, transporte, educação e segurança é um bom indicativo do o povo que usa o SUS, pensa a respeito. Evoluiu, sim, deve ter evoluído. Está bom ….. meu Deus, é óbvio que está péssimo.
É impressionante como tem gente que se deixou cegar pela mídia! Você só consegue ver o aspecto negativo do SUS e não desconfia que está sendo manipulado? Não leu aqui depoimentos de usuários e inclusive de médicos atestando os avanços que já tivemos? por acaso perguntou a seus pais ou avós como era o atendimento à saúde dos pobres antes do SUS? Claro que há problemas, inclusive graves. Mas só há problemas? Nenhum avanço, nada mesmo? O mundo está errado a nosso respeito? Será que eles não estão nos elogiando porque sabem como é difícil estruturar um sistema nacional de saúde pública, pela própria experiência deles? E ainda mais em um país continental, com 200 milhões de habitantes… Eu fico consternado com pessoas como você, que só sabem ver o lado negativo e são incapazes de reconhecer as conquistas alcançadas!
O projeto SUS é bom.A dificuldade está em fazê-lo funcionar. Foi implantado de forma totalmente estatal sem que houvesse uma base para sustentá-lo.Não havia postos de saúde nem hospitais para suporte obrigando a rede privada a dar-lhe cobertura.Aconteceu então que Fundações e Hospitais Privados credenciados passaram a criar as famosas duas portas:Uma para seus clientes particulares e Outra para o SUS.Fácil deduzir que o tratamento não seria igual.A diferença de valores e formas de pagamentos eram chocantes.É muito fácil dificultar um atendimento pelo SUS para benefício do outro, Privado.No entanto não se pode criticar aos médicos por desejarem melhor remuneração por seus serviços sendo que a maioria é de profissionais autônomos que ganham em seus consultórios por produtividade, o que não acontece no SUS onde dez atendimentos ou cinquenta são pagos no mesmo valor e a baixo custo.A descentralização de serviços melhorou o atendimento básico mas o grande risco continua uma tragédia.O governo tem direcionado verbas para ampliações e equipamentos hospitalares mas quase nada para custeio de serviços. O tratamento desigual entre hospitais públicos, fundações e privados tem sido a principal causa dos maus atendimentos.Ou se iguala o valor de custeio de serviços para todos ou se separe de vez. Que se considere verbas e doações a fundo perdido como pagamentos indiretos de serviços.A transferência dos pagamentos do governo federal para as prefeituras foi positiva na medida em que os Conselhos Municipais de Saúde funcionem como fiscais de suas aplicações.Entretanto tenho conhecimento de que presidentes de conselhos são nomeados pelos prefeitos, o que é um absurdo.O Conselho perde então sua principal função: Fiscalizar as ações de saúde.Não adianta um bom projeto sem a consequente aplicação correta.É urgente uma correção de rumos ou teremos em breve mais médicos cubanos cuidando da nossa saúde.
para as prefeituras