André Marques Sexteto leva a uma viagem musical pelo Brasil, com show de abertura de Alê do Pife

André Marques e Alê do Pife (fotos dani gurgel e josé de holanda – divulgação)

Pianista, compositor e arranjador com 30 anos de carreira, 21 discos lançados e quatro indicações ao Grammy Latino, André Marques está à frente do sexteto que se apresenta nesta quinta-feira (3/9) no Circuito Sala de Casa, em Barão Geraldo, Campinas. O esquenta será com o pernambucano Alê do Pife, que faz o show de abertura.

André Marques faz parte desde 1994 do grupo de Hermeto Pascoal, hoje Nave-mãe. Gravou e excursionou internacionalmente com o músico, sendo destaque em veículos como The New York Times e The Guardian. No sexteto, divide o palco com os músicos Marcel Bottaro no contrabaixo, Fúlvio Moraes na bateria, Guilherme Fanti na guitarra, Fabio Oliva no trombone e Diego Garbin no trompete.

No show desta quinta-feira, o grupo propõe levar o público a uma viagem pelo Brasil através da música instrumental. O repertório é baseado nos três discos já gravados com essa formação, além de alguns singles lançados nas plataformas digitais.

As músicas misturam a linguagem jazzística, com muita improvisação, a ritmos de todas as regiões do país, como folia de reis, catira, cururu, batuque de umbigada, boi-de-mamão, chacarera, bumba-meu-boi, maracatu, rasqueado cuiabano, milonga, frevo, entre outros.

O jazz também se mistura a ritmos brasileiros no show de Alê do Pife, pernambucano natural de Itapissuma que vive na cidade de São Paulo e desenvolve um trabalho autoral que dá protagonismo ao instrumento, com um experimentalismo inédito.

O músico abre um diálogo entre o jazz e as tradições afro-indígenas, valorizando a cultura popular e o que ela traz consigo: a pluralidade de sons e possibilidades melódicas. Alê já se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Wilson das Neves, Mariene Castro, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Fabiana Cozza. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 3 de setembro de 2026
Horário: a partir das 18h
Local: Casa Gambá
Endereço: Rua Luverci Pereira de Souza, 1.285, Barão Geraldo, Campinas-SP
Ingressos: entra gratuita, com reserva pelo Sympla

Cultura Carta

Recent Posts

Vannick Belchior apresenta ‘Meu Nome é Cem’, show em homenagem aos 80 anos do pai, em Campinas

(foto elena hilario - divulgação) A obra de Belchior nunca foi confortável, e talvez por…

23 hours ago

A incrível atração da Família Bolsonaro por matadores de mulheres na sua história política

(imagens reprodução) A família Bolsonaro não construiu sua história somente rodeada de pessoas violentas e…

1 day ago

Contêiner vira câmera escura e convida o público a experimentar o nascimento das imagens

(imagem divulgação) Um contêiner vai se transformar em uma grande câmera escura e levar o público a…

1 day ago

Filme produzido em Campinas tem estreia nacional no Cine Fantasy e chega ao Circuito Spcine e MIS SP

(foto divulgação) A produção cinematográfica de Campinas ganha destaque no cenário nacional com a estreia…

1 day ago

Cine Autorama volta a Campinas com exibição de quatro filmes na Pedreira do Chapadão

Cena de "Pequena Miss Sunshine" (foto divulgação) O Cine Autorama, projeto de cinema drive-in, volta…

1 day ago

Quem contrataria um funcionário com o currículo de Flávio Bolsonaro ?

(imagem reprodução) O currículo do pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL), o deixaria desempregado em…

2 days ago