Categories: Programe-se

Samba retorna à Sala dos Toninhos com programação mensal até o Carnaval

(foto Foto de Neander Heringer – divulgação0

O samba está de volta à Sala dos Toninhos, na Estação Cultura de Campinas. No dia 23 de agosto (domingo), a partir das 15h30, o espaço recebe mais uma edição do Samba da Toninhos – Ziriguidum e Memória, com roda de samba comandada pelo Grupo Casa Caiada. A entrada é gratuita e a programação é aberta a pessoas de todas as idades.

A edição também integra o encerramento do Festival Hercule Florence, que levará ao jardim da Sala dos Toninhos uma experiência imersiva de fotografia. Durante a programação, imagens serão projetadas sobre o prédio histórico da Estação Cultura pelo artista Thiago Toshio, criando uma intervenção visual que dialoga com a arquitetura e a memória do local.

Criado em 2025, o Samba da Toninhos já realizou cinco edições e retorna agora com a proposta de se tornar um encontro mensal dedicado ao samba. A programação seguirá até o Carnaval de 2027, sempre com a participação de artistas, grupos e protagonistas, de diferentes gerações, da cena do samba de Campinas e região.

A iniciativa busca promover o encontro entre pessoas e valorizar os patrimônios materiais e imateriais da cidade, estimulando o acesso e a ocupação dos espaços públicos de cultura. Ao unir música, convivência e memória, o projeto pretende fortalecer a relação da população com a Estação Cultura e com a Sala dos Toninhos, reforçando valores como pertencimento, manutenção e participação comunitária.

O Samba da Toninhos é uma criação do Ponto de Cultura NINA, em parceria com o Grupo Casa Caiada, e propõe uma celebração da música brasileira em um ambiente de cultura e lazer. A cada edição, o projeto recebe convidados e convidadas ligados à história e à cena contemporânea do samba.

A edição Samba da Toninhos – Ziriguidum e Memória conta com o apoio do mandato da vereadora Paolla Miguel.

Serviço

Samba da Toninhos – Ziriguidum e Memória
Atração: Samba com Grupo Casa Caiada
Data: 23 de agosto de 2026 (domingo)
Horário: a partir das 15h30
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura
Endereço: Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial, Campinas (SP)
Entrada: gratuita
Classificação: livre para todas as idades
Acessibilidade: programação realizada em espaço público cultural
Pet friendly: espaço amigo de pets

Realização: Ponto de Cultura NINA e Grupo Casa Caiada
Programação especial: encerramento do Festival Hércule Florence, com projeções fotográficas do artista Thiago Toshio
Apoio: mandato da vereadora Paolla Miguel
Instagram: @festivalherculeflorence | @the.toshio | @grupocasacaiada

Parceiro Carta

Recent Posts

Uma lacuna de gênero nos partidos: mulheres têm 37% menos chance do que homens de virar candidatas

(foto valério paiva - unicamp) Maria do Socorro Sousa Braga, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação…

13 hours ago

Voto vai decidir se brasileiro será obrigado a trabalhar 5 ou 7 dias por semana

(imagens ag brasil - reprodução) Os votos que entrarem nas urnas no segundo turno das…

21 hours ago

Congada das Caixeiras das Nascentes reverencia N.Sra. do Rosário e memória negra em Campinas

(foto fabiana ribeiro- divulgação) As Caixeiras das Nascentes realizam, no dia 12 de outubro, a…

21 hours ago

Bia Goes canta Leny Andrade, Rosa Passos e Joyce em duo com o guitarrista José Gobbo

(foto rafael nascimento - divulgação) Com mais de 20 anos de trajetória dedicada à interpretação…

22 hours ago

Violonista Guilherme Lamas apresenta shows do álbum instrumental recém-lançado ‘Pilar’

(foto rafael scucuglia - divulgação) O violão de sete cordas conduz o novo trabalho do…

24 hours ago

50 anos depois, remontagem de ‘Gota d’Água’ expõe tragédia das desigualdades que persistem

(foto barbara campos - divulgação) Cinco décadas depois de "Gota d’Água" chegar aos palcos pela…

1 day ago