Brasil tem o melhor desempenho na Educação Básica dos últimos 20 anos

(foto ricardo stuckert – pr)

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2025 registrou a maior evolução acumulada em 20 anos. As três etapas do ensino avaliadas (anos iniciais e finais do ensino fundamental e o ensino médio) atingiram em 2025 o maior valor de toda a série histórica, iniciada em 2005.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o ministro da Educação, Leonardo Barchini, a melhora dos indicadores é resultado de mais estudantes na escola, menos reprovações e ganhos de aprendizagem dos alunos.

“Após 20 anos, a escola brasileira conseguiu ao mesmo tempo melhorar o acesso; melhorar a trajetória desses estudantes, melhorando o fluxo desses estudantes; e melhorar a proficiência”, disse.

O Ideb avalia o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e as taxas de aprovação apuradas pelo Censo Escolar. Os indicadores são divulgados a cada dois anos.

De 2023 a 2025, o índice dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) passou de 6 para 6,3, superando a meta (6). Em 2005, era 3,8.

Esta foi a etapa da educação básica que registrou o avanço mais expressivo na série histórica de 20 anos.

Quando considerados os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o desempenho subiu de 5 para 5,3, mas ficou abaixo da meta de 5,5. Em 2005, o Ideb era de 3,5.

O indicador do ensino médio cresceu de 4,3, em 2023, para 4,5, no ano passado. No entanto, a meta para a etapa é 5,2. Desde 2013, a meta não é atingida.

A etapa encerrou o ciclo de 20 anos com seu patamar mais elevado, após subir dos 3,4, registrados em 2005.

“Avançamos, mas ainda há muito o que fazer. Chegou a hora de um novo salto para o futuro, que é a melhoria da aprendizagem”, afirmou o ministro Barchini.

Nas escolas públicas, o Ideb passou de 5,7 para 6,1 nos anos iniciais em 2025.

O indicador para os anos finais também subiu: de 4,7, em 2023, para 5, em 2025. E no ensino médio, de 4,1 para 4,3, em igual período. (Da Agência Brasil)

Carta Campinas

Recent Posts

Magia e música se encontram no espetáculo ‘O Ilusionista e a Pianista’

(foto vinícius barros - divulgação) O que uma pianista e um ilusionista têm em comum?…

28 minutes ago

Campinas abre edital para instalação de cafés no Castro Mendes, Museu da Cidade, MIS e observatório

Teatro Castro Mendes (foto firmino piton - arquivo pmc) A Prefeitura de Campinas abriu, nesta…

47 minutes ago

Street Fest 019 celebra o Dia Municipal do Skate com esporte, arte e cultura urbana no Taquaral

(foto pixelperfektion - unsplash) O Parque Portugal (Lagoa do Taquaral), em Campinas, recebe no dia…

3 hours ago

Sinfônica apresenta ‘Ecos do Romantismo’, com Guarnieri, Mendelssohn e Brahms no repertório

(foto eduardo lopes - arquivo pmc) A Orquestra Sinfônica de Campinas realiza o concerto “Ecos…

3 hours ago

Escolhido como vice de Flávio Bolsonaro tem acusação de estupro de vulnerável no STF

(foto andressa anholete - ag senado) O deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL), que foi anunciado…

23 hours ago

Ópera do Malandro retorna ao palco do Centro de Convivência em Campinas

(foto Thais Mazzoco - divulgação) Foto de A Cia. Bravo de Teatro Musical volta aos…

23 hours ago