Documentário sobre Leci Brandão é lançado em Campinas com a participação da sambista

(foto divulgação)

O documentário “Leci”, produção que retrata a trajetória da cantora, compositora e ativista Leci Brandão será lançado em Campinas na próxima sexta-feira, 31 de julho. A exibição será na Sala dos Toninhos, na Estação Cultura, às 17h, com entrada gratuita e presença confirmada da cantora e deputada. O evento é realizado pela Casa de Cultura Fazenda Roseira e Comunidade Jongo Dito Ribeiro.

Finalizado em março de 2025, o longa apresenta um panorama da carreira de Leci Brandão, destacando sua contribuição para a música popular brasileira e sua atuação em causas sociais. Dirigido por Anderson Lima, o documentário reúne imagens de arquivo, registros recentes e depoimentos de artistas e personalidades que ajudam a contextualizar a importância de sua trajetória para a cultura brasileira.

Entre os entrevistados estão nomes como Mano Brown, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Emicida, Beth Carvalho e integrantes dos Demônios da Garoa, que compartilham suas percepções sobre a influência artística e social de Leci Brandão.

Além de celebrar a carreira da artista, primeira mulher a integrar a ala de compositores da Estação Primeira de Mangueira, a produção busca preservar sua memória e registrar o legado construído ao longo de décadas de atuação na música e na vida pública.

O documentário destaca como Leci Brandão se tornou uma das vozes mais importantes da cultura brasileira, inspirando diferentes gerações por meio de sua arte e de seu compromisso com as causas sociais, presentes tanto nas letras de suas músicas como fora dos palcos e estúdios.

A sambista carioca é reconhecida por ter sido uma das primeiras cantoras brasileiras de grande projeção a abordar publicamente a homossexualidade, tanto em entrevistas quanto em suas composições. Desde 2011 atua na política como deputada estadual em São Paulo pelo PCdoB. Reeleita por quatro mandatos consecutivos, tornou-se a primeira mulher negra a alcançar esse feito na Assembleia Legislativa paulista.

No Parlamento, concentra sua atuação em pautas ligadas à igualdade racial, à defesa das religiões de matriz africana, da cultura, dos direitos das mulheres, da população LGBTQIAPN+, além das causas indígena e quilombola. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 31 de julho de 2026 (sexta-feira)
Horário: 17h
Local: Sala dos Toninhos – Estação Cultura de Campinas
Endereço: Rua Francisco Teodoro, Vila Industrial, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

Não é só o Master, reportagem revela conexão direta entre Flávio Bolsonaro e o Careca do INSS

(foto reprodução ICL) Uma reportagem de Alice Maciel do ICL notícias revelou que uma empresa…

2 hours ago

16ª Mostra Curta espalha cinema por Campinas e aposta no que fica depois da tela

"Câmera Obscura", vídeo de Bruno Fernandes (foto divulgação) O que fica depois que a tela…

5 hours ago

Grupo Amado estreia o musical ‘Tropicália – A gente não esquece’ no Teatro Castro Mendes

(foto eduardo carvalho meira de vasconcellos - divulgação) Movimento cultural que marcou o Brasil nos…

6 hours ago

Flávio Bolsonaro é o único investigado do Brasil que não recebe diligências de investigação

(imagem reprodução) Apesar de todas as revelações da relação do senador e candidato à Presidência…

7 hours ago

Muito além do Ipiranga: ‘A Independência abriu uma caixa de Pandora difícil de imaginar’

(foto rodrigo argenton - wikimedia commons - ciência ufpr) Com 4,15 metros de altura por…

8 hours ago

Se o filme de Bolsonaro foi feito com dinheiro público, a relação de Flávio e Vorcaro era só corrupção?

(imagem reprodução) A última operação da Polícia Federal, Make Up, que atingiu a produtora do…

8 hours ago