AYA Cia de Dança apresenta espetáculo afrofuturista ‘Espiralar’ no Castro Mendes

(foto gabi perissinoto – divulgação)

O Teatro Castro Mendes recebe, nesta quinta-feira, 18 de junho, às 20h, o espetáculo “Espiralar”, da AYA Cia de Dança. A apresentação é gratuita, com ingressos distribuídos por ordem de chegada, e conta com recursos de acessibilidade, com tradução em Libras e audiodescrição.

Com uma narrativa afrofuturista sobre o tempo, “Espiralar” propõe reflexões sobre ancestralidade, resistência e transformação a partir de referências das culturas negras. O espetáculo evoca a presença de Exu, orixá que dinamiza os caminhos da vida por meio do movimento, e de Iansã, símbolo de coragem e liberdade, em uma trama que atravessa gerações e valoriza os saberes ancestrais.

Em cena, os intérpretes exploram a interseção entre a dança em cadeira de rodas e as danças negras, para criar uma linguagem artística que evidencia a pluralidade dos corpos e amplia os debates sobre inclusão, racismo e capacitismo. A montagem também tem palavra falada, percussão ao vivo e música contemporânea.

A AYA Cia de Dança foi fundada em 2024 por Ana Beatriz Lima e Marcio Folha e desenvolve trabalhos que unem dança afro, capoeira, danças urbanas, dança esportiva e dança em cadeira de rodas. O grupo tem como marca a valorização da diversidade corporal e das matrizes culturais africanas. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 18 de junho de 2026 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro José de Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita, por ordem de chegada
Acessibilidade: Libras e audiodescrição

Cultura Carta

Recent Posts

Fátima Guedes apresenta sua trajetória em show gratuito com Léo Ferrarini

(imagem divulgação) Na próxima quinta-feira, 24 de setembro, às 19h30, a ADunicamp e o Palco…

1 day ago

Minicurso online explora o prazer feminino da leitura na arte e na literatura

Federico Faruffini, A leitora, 1874-1875 Nos meses de outubro e novembro, às terças-feiras (20 e…

1 day ago

Cineclube da ADunicamp exibe a comédia francesa A Fratura, de Catherine Corsini

(imagem divulgação) A próxima exibição da Sessão de Cinema Reserva Imovision na ADunicamp acontece no…

2 days ago

Circuito Dança reúne programação com seis espetáculos gratuitos em vários pontos da cidade

(foto marcelo verdial - divulgação) Campinas recebe, de 19 a 25 de setembro, o Circuito…

2 days ago

Entre a literatura e o crime, ‘Osmo’ volta ao palco em duas apresentações no Barracão

(foto divulgação) Um personagem que escreve a própria história enquanto transforma o assassinato em uma…

2 days ago

Eduardo Bolsonaro defende abertamente um golpe de Estado com apoio dos EUA

(foto lula marques ag brasil) O deputado cassado e foragido Eduardo Bolsonaro (PL) defendeu um…

2 days ago