Categories: Programe-se

Produções de todo o Brasil já podem se inscrever na 16ª Mostra Curta

(Foto: Gui Galembeck – divulgação)

Quando a temática é o audiovisual e suas dimensões, Campinas (SP) se tornou referência de produção, distribuição, exibição e formação de público. Uma das responsáveis por esse importante avanço é a reconhecida Mostra Curta, que acaba de abrir o processo de inscrições para a sua 16ª edição, recebendo produções de todo o Brasil. Os interessados devem acessar o regulamento em  www.mostracurta.art.br/inscreva-se e preencher o formulário gratuitamente até 29 de maioAtenção: só serão aceitos curtas-metragens realizados entre janeiro de 2024 e maio de 2026.

Sob a realização de um coletivo de produtores audiovisuais e artistas da região de Campinas e da Atauri Produções, a Mostra Curta de 2026 é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas (SP).

Chegar à 16ª edição é reafirmar a importância da continuidade do audiovisual independente. Em um cenário marcado por instabilidades e mudanças constantes, manter um projeto ativo por tantos anos é também sustentar espaços de encontro, troca e formação em torno do cinema. A cada edição, percebemos que os impactos provocados pelo cinema continuam reverberando para além dos dias do evento, e isso dialoga diretamente com o mote deste ano: Reverberar: eco do que foi transformado”, destaca Mariana Atauri, coordenadora-geral da Mostra.

Em 2026, a Mostra Curta conta novamente com cinco categorias para inscrições: Panorama Nacional, Videoclipes, Videodanças & Videoartes, Curta Campinas e Infantil. Importante: filmes exibidos em edições anteriores do evento, bem como vídeos publicitários ou institucionais, não serão aceitos.

“Além da exibição de filmes, a Mostra se apresenta como um espaço de diálogo e escuta, acompanhando as transformações do audiovisual contemporâneo e reafirmando o cinema como linguagem viva e em constante movimento. Acredito que ela também representa essa insistência do cinema em continuar existindo de forma próxima e acessível, ocupando espaços, criando conexões e fortalecendo experiências coletivas em torno do audiovisual”, avalia Mariana.

Categorias em destaque

o   Panorama Nacional: seleção nacional de curtas-metragens. Podem se inscrever obras produzidas em todo o Brasil, de temática livre, com duração máxima de até 25 minutos.

o   Videoclipes: exibição de videoclipes, com duração máxima de até 15 minutos. Serão aceitas obras produzidas em todo o Brasil, de temática livre, com duração de uma música.

o   Videodanças & Videoartes: exibição de produções híbridas, realizadas com mistura entre o audiovisual, a dança e as artes visuais; com temática livre e duração máxima de até 15 minutos.

o   Curta Campinas: seleção regional para filmes produzidos na RMC (Região Metropolitana de Campinas), exceto videoclipes, videodanças e videoartes (deverão se inscrever nas categorias específicas), de temática livre, com duração máxima de até 25 minutos.

o   Infantil: seleção de curtas-metragens com temática infantojuvenil, produzidos em todo o Brasil, com duração máxima de 15 minutos.

Sobre a mostra

Nascida em 2006, a Mostra Curta se tornou o principal festival dedicado ao curta-metragem da região de Campinas (SP), proporcionando uma programação gratuita com exibição de filmes regionais, nacionais e latino-americanos, além de atividades formativas e ações envolvendo outras linguagens artísticas.

Em 16 edições, o evento exibiu mais de 1.300 filmes e reuniu mais de 25 mil pessoas em suas atividades, promovendo a troca e o convívio entre realizadores do Brasil e o público da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Números da edição de 2025

  • Público total de 3.000 pessoas, sendo 1.600pessoas nas exibições presenciais (o total considera o público on-line).
  • 1.132filmes inscritos.
  • 91filmes exibidos.
  • 24filmes regionais exibidos.
  • 8atividades paralelas promovidas.

Saiba Mais

O quê: Inscrições para a 16ª edição da Mostra Curta
Quando: 
Até 29 de maio
Onde: Por meio do formulário disponível em www.mostracurta.art.br/inscreva-se
Quanto: Grátis
Informações: www.mostracurta.art.br ou https://instagram.com/mostracurta

Parceiro Carta

Recent Posts

Celebração afro-brasileira, Festa de Oxum reúne a comunidade em Campinas

Festa de Oxum (imagem divulgação -Acervo Centro Cultural Omí Aladò)  O Ilê Axé Obà Adákédájó…

2 hours ago

Flávio Bolsonaro teve encontro secreto com Vorcaro após prisão do banqueiro

(fotos agência brasil e divulgação) O senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmou…

2 hours ago

Documentário Comida de Mentira tem sessão gratuita e debate sobre nutrição

Bela Gil (imagem reprodução) A ADunicamp realiza na próxima quarta-feira, 20 de maio, às 19h,…

4 hours ago

Café Filosófico debate outras formas de imaginar o futuro

Luciany Aparecida (Foto: Isabelle Rieger - divulgação) Escritora e pesquisadora Luciany Aparecida propõe reflexão sobre…

5 hours ago

[SUB]versa: festival no Sesc propõe imersão no universo das artes gráficas e publicações independentes

(foto divulgação) O Sesc Campinas recebe neste sábado e domingo, 23 e 24 de maio,…

6 hours ago

Gilio Mialichi revisita a casa da infância em exposição de obras inéditas

(foto divulgação) Um conjunto de trabalhos recentes e inéditos desenvolvidos pelo artista Gilio Mialichi em…

8 hours ago