(imagem divulgação)
O Grupo Último Tipo apresenta o espetáculo “Rio que Passa Lá” no Festival Arte Pela Paz no próximo domingo, 17 de maio, às 15h. Voltada para toda a família, a montagem une teatro, música ao vivo e manifestações da cultura popular paulista para abordar, de forma poética e lúdica, a importância da preservação da água e do meio ambiente.
A peça parte de uma pergunta instigante: e se o Rio Tietê pudesse falar? Em cena, o rio ganha a forma de um viajante que percorre o estado de São Paulo e compartilha histórias, lendas e memórias das cidades banhadas por suas águas. Ao longo do percurso, ele revela diferentes faces de sua trajetória: ora jovem e cheio de vida, ora exausto e ameaçado pela poluição e pelo desmatamento.
Entre os relatos apresentados está a lenda do “Tesouro de Salto”, que inspira uma reflexão sobre o verdadeiro valor da água como patrimônio essencial à vida. Em diálogo com personagens simbólicos, como uma indígena, o Tietê alerta para os desafios ambientais do presente e aponta caminhos de cuidado, respeito e transformação.
A encenação é permeada por expressões tradicionais da cultura paulista, como samba-lenço, catira, cururu e moda de viola, além de outros ritmos brasileiros. A trilha sonora é autoral, executada ao vivo pelos integrantes do grupo e também disponível nas plataformas digitais.
Fiel à proposta artística do Último Tipo, o espetáculo utiliza cenários, figurinos e objetos confeccionados com materiais reciclados, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade também na linguagem visual.
Montado em 2014 com recursos do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), “Rio que Passa Lá” já alcançou mais de 66 mil espectadores em 295 apresentações realizadas em diversas cidades. Paralelamente ao espetáculo, foram distribuídos 19 mil exemplares de um livro baseado na história.
Ao integrar a programação do Festival Arte Pela Paz, a montagem amplia o debate sobre a paz como prática de cuidado com a natureza, valorização da diversidade cultural e responsabilidade coletiva com as futuras gerações.
Espetáculo: Rio que Passa Lá
Grupo: Último Tipo
Evento: Festival Arte Pela Paz
Data: 17 de maio (domingo)
Horário: 15h
Classificação: Livre
Site do grupo: www.ultimotipo.com.br
Marcelino Freire (Foto: Denis Maerlant divulgação) Segunda gravação do módulo que reflete sobre o papel…
(fotos reprodução redes sociais) O caso de feminicídio cometido por um guarda municipal no último…
O site The Intercept Brasil, divulgou uma reportagem com áudio de Flávio Bolsonaro (PL) em…
(imagem divulgação stu) As entidades representativas da comunidade universitária — STU, ADunicamp e DCE Unicamp…
(fotos divulgação e pedro marques - divulgação) O Anelo, organização que oferece aulas gratuitas de…
(foto fernanda ferreira - divulgação) O “Concerto para Pequenas Ideias”, com o Duo Tatarana, é…