A Casa de Vidro do Museu da Cidade, em Campinas, recebe na tarde deste sábado, 16 de maio, a Oficina de Cordel, atividade gratuita aberta ao público a partir de 14 anos. A programação inclui a exibição do documentário “As Flores do Mandacaru – Mulheres na Literatura de Cordel”, dirigido por Helen Quintans, que resgata a trajetória de Maria das Neves Batista Pimentel, reconhecida como a primeira mulher a publicar um folheto de cordel no Brasil.
A oficina será ministrada pela cordelista Nilza Dias, propondo uma imersão na literatura de cordel a partir de seus elementos fundamentais, como métrica, rima e narrativa, com a valorização da oralidade e das vivências dos participantes. Durante o encontro, o público será convidado a criar seus próprios versos, estimulando a expressão autoral e o reconhecimento de suas histórias como matéria poética.
Protagonismo feminino
Cordelista, professora e escritora, Nilza nasceu no Guarujá e foi criada no interior da Bahia, onde se enraizou na tradição da cultura popular. Autora de quase duas dezenas de títulos, destaca-se por recriar clássicos literários em cordel e por dar voz à força feminina em sua poesia, incluindo adaptações de obras como “Orgulho e Preconceito”, de Jane Austen, e “Úrsula”, de Maria Firmina dos Reis.
A exibição do documentário destaca e reforça o protagonismo feminino dentro de uma tradição historicamente marcada pela presença masculina, contribuindo para o reconhecimento de mulheres que ajudaram a construir esse importante patrimônio cultural brasileiro.
Além de contar a história da cordelista pioneira, a produção tem à frente da direção a cineasta Helen Quintans, também roteirista, diretora e cordelista, com atuação consolidada no audiovisual e na literatura popular, desenvolvendo trabalhos que valorizam a cultura brasileira e a presença feminina.
O projeto, contemplado pelo edital Fortalecimento das Culturas Populares e Povos Tradicionais, conta com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade e ampliando o acesso à atividade para pessoas surdas. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 16 de maio de 2026 (sábado)
Horário: das 13h às 17h
Local: Casa de Vidro do Museu da Cidade
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 2.145, Taquaral, Campinas-SP
Vagas: 30 participantes
Inscrições: gratuitas, pelo e-mail vivaocinemaindependente@gmail.com
Acessibilidade: intérprete de Libras
(imagem divulgação) As eleições 2026 estão se aproximando e um dos grandes desafios do campo…
(foto divulgação) A trajetória de quatro décadas da bailarina e coreógrafa Diane Ichimaru ganha novos…
(foto antonio cruz - ag brasil) O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal…
(fotos andrey lyapin - divulgação) Campinas recebe, no dia 1º de agosto, o espetáculo "Gala…
(foto gov sp divulgação) Uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) mostra como as políticas…
(foto gleeson paulino - teatrofilme - divulgação) Como contar a vida de uma pessoa sem…