(imagem divulgação)
A terceira edição da Feira de Acessibilidade Cultural (3ª FAC) será realizada nos dias 30 e 31 de maio, no formato híbrido, na Sala dos Toninhos e na Casa do Hip Hop, promovendo para toda a comunidade, uma programação repleta de múltiplas linguagens artísticas – workshops, oficinas, apresentações musicais e cênicas, feira artística –, e uma envolvente atmosfera de valorização e reconhecimento da cultura DEF (cultura de pessoas com deficiência).
A representação da cultura DEF (cultura de pessoas com deficiência) produzida por artistas com deficiência vem conquistando mais espaço no cenário artístico de Campinas, contribuindo para a consolidação de direitos, a conscientização da sociedade e o fortalecimento de políticas públicas voltadas à diversidade e à inclusão. “É um grande avanço chegarmos à terceira edição dessa feira, como um projeto cultural que visa democratizar a cultura do acesso e tem a arte como aliada. Ainda há muito o que construir, mas é no coletivo que vamos ampliando essa compreensão da representação cultural de artistas DEF”, comentou Maíra Massei, coordenadora do evento e da Câmara Temática Inclusão na Diversidade.
A 3ª FAC é um projeto cultural, viabilizado com recursos do Fundo de Investimento Cultural de Campinas (FICC 2024) e construído por artistas e produtores culturais de idades e formações diversas. A jornalista, escritora, atriz e diretora teatral Katia Fonseca é uma das artistas expositoras, na área da Literatura da 3ª FAC e levará para a feira, o livro de sua autoria “Na medida do impossível”, uma obra biográfica publicada pela editora Livrearte.
A autora Patrícia Maiolini vai apresentar quatro livros: um infantil (Julinha, a Corujinha), uma obra de suspense infanto-juvenil (A Acusada) e duas antologias de temáticas sociais das quais participou.
“É muito animador ver as novas gerações se expressando artisticamente e, por meio da arte, expressar direitos, igualdade e inclusão”, afirmou Katia.
Serviço:
3ª FAC – Feira de Acessibilidade Cultural
Datas: 30 e 31 de maio
Formato: Híbrido (presencial e online)
Local presencial: Sala dos Toninhos e Casa do Hip Hop
Atividades online: Transmissão pelo canal do YouTube @camaratematicainclusaonadi6519
Programação: espetáculos de dança, artes da cena, música, literatura, workshops e exposições de obras de artistas com deficiência
Valor: Gratuito
(foto antonio cruz - ag brasil) O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal…
(fotos andrey lyapin - divulgação) Campinas recebe, no dia 1º de agosto, o espetáculo "Gala…
(foto gov sp divulgação) Uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) mostra como as políticas…
(foto gleeson paulino - teatrofilme - divulgação) Como contar a vida de uma pessoa sem…
Ottopapi e Dinho Almeida (fotos jana cavalli e gabriel rolim - divulgação) A segunda edição…
(imagem samuel lorenzetti - divulgação) Evento gratuito reúne música, gastronomia, economia solidária e educação ambiental…