Categories: Programe-se

Tradicional Lavagem da Escadaria leva axé e apresentações culturais ao Centro de Campinas

(foto firmino piton – pmc)

A 40ª edição da Cerimônia da Lavagem das Escadarias da Catedral Metropolitana de Campinas acontece neste sábado, 4 de abril, unindo religiosidade, cultura afro-brasileira e tradição.

O evento, um dos mais simbólicos da cidade, vai das 9h às 17h, com concentração na Estação Cultura, no Centro de Campinas. Flores e perfumes serão levados em vasos de barro sobre as cabeças para lavar e perfumar as escadarias, em um ritual de purificação.

A tradição teve início em 1985 e, desde então, se tornou um dos mais importantes eventos religiosos e culturais de Campinas. Com raízes nas práticas de axé, a cerimônia reúne terreiros, grupos culturais, religiosos, artistas e a comunidade em um gesto coletivo de reverência e preservação de saberes ancestrais.

Reconhecida por sua importância cultural e turística, a Lavagem da Escadaria foi oficializada no Calendário Municipal de Campinas em 1998 (Lei nº 9515/97) e no Calendário Turístico do Estado de São Paulo em 2005 (Lei Estadual nº 12.097/05). Em 2022, foi elevada a Patrimônio Cultural Imaterial de Campinas.

A cerimônia

A manifestação tem início às 9h, com a chegada dos ônibus trazendo religiosos e participantes à Estação Cultura Antônio da Costa Santos (Praça Floriano Peixoto, s/nº, Centro).

Logo em seguida, às 10h, o cortejo parte pela tradicional Rua 13 de Maio, no Centro, em direção à Catedral Metropolitana de Campinas, onde será realizada a lavagem simbólica das escadarias em homenagem à Nossa Senhora da Conceição.

Durante o cortejo, os grupos culturais apresentam suas expressões artísticas e musicais, com uma celebração coletiva pelas ruas do Centro ao longo do trajeto.

Após o cortejo e a cerimônia da lavagem, encerrando um dia de celebração da memória, espiritualidade e resistência dos povos de matriz africana, o público poderá acompanhar atividades culturais até as 17h. (Com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

Tribunais de Justiça desrespeitam o STF e fazem pagamento milionário a juízes

(foto antonio cruz - ag brasil) O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal…

1 hour ago

Balé de Moscou chega a Campinas com repertório que atravessa a história, do clássico ao contemporâneo

(fotos andrey lyapin - divulgação) Campinas recebe, no dia 1º de agosto, o espetáculo "Gala…

3 hours ago

Pesquisa prova que a política de segurança da extrema direita é uma grande farsa

(foto gov sp divulgação) Uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB) mostra como as políticas…

17 hours ago

Bete Coelho e Camila Pitanga dividem o palco em ‘Lia Lia’, com entrada gratuita

(foto gleeson paulino - teatrofilme - divulgação) Como contar a vida de uma pessoa sem…

3 days ago

+Um Tour desembarca em Campinas com encontro inédito de Ottopapi e Dinho Almeida

Ottopapi e Dinho Almeida (fotos jana cavalli e gabriel rolim - divulgação) A segunda edição…

3 days ago

Festa Julina do Fórum Socioambiental de Campinas reúne música, gastronomia e economia solidária

(imagem samuel lorenzetti - divulgação) Evento gratuito reúne música, gastronomia, economia solidária e educação ambiental…

3 days ago