Premiado ‘A Queda do Céu’ será exibido em mostra de cinema indígena na Casa do Lago

“A Queda do Céu” (foto reprodução)

A mostra audiovisual “Entre territórios: memória, presença e resistência” propõe um mergulho em temas urgentes a partir do olhar dos povos originários. Quatro documentários, entre eles o premiado “A Queda do Céu”, serão exibidos em sessões gratuitas na próxima terça-feira, 7 de abril, das 14h às 22h, no Espaço Cultural Casa do Lago, na Unicamp.

Ao longo da programação, o público é convidado a refletir sobre a presença indígena na universidade, os impactos do agronegócio, dos agrotóxicos e do garimpo nos territórios, a defesa dos rios e da terra, além das dimensões espirituais e cosmológicas que sustentam modos de vida ancestrais.

Na parte da tarde, serão exibidos os documentários “Entre Utopias e Realidades”, “Sukande Kasáká – Terra Doente” e “Nãsêpôtiti: rio, terra e luta Panará”. À noite, o destaque é o longa “A Queda do Céu”, inspirado no livro homônimo do líder Yanomami Davi Kopenawa e do antropólogo Bruce Albert, vencedor de mais de 25 prêmios no Brasil e no exterior.

Além das exibições, o evento contará com momentos de bate-papo com convidados, incluindo Gabriela Carneiro de Cunha, diretora de “A Queda no Céu”, e uma feira de artesanato indígena, ampliando as formas de encontro com as culturas originárias.

A mostra é uma iniciativa de Danielle de Carla Divardin, da Diretoria de Cultura (DCult) da Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC), em parceria com o professor Noel dos Santos Carvalho, do Instituto de Artes (IA) da Unicamp. A curadoria contou também com a participação do estudante indígena Naldo Tucano. O evento integra as ações da DCult no mês em que se celebra o Dia dos Povos Indígenas. (Com informações de Ana Ornelas/ProEEC Unicamp)

Serviço

Data: 7 de abril de 2026 (terça-feira)
Horário: 14h às 22h
Local: Casa do Lago – Unicamp
Endereço: Av. Érico Veríssimo, 1.011, Cidade Universitária, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita
Mais informações: no catálogo on-line da mostra

PROGRAMAÇÃO

Entre Utopias e Realidades
Direção de Jeovane Ferreira Lima, 2023, 12 min
O filme acompanha estudantes indígenas na universidade, revelando expectativas, desafios e transformações vividas no cotidiano acadêmico.

Sukande Kasáká – Terra Doente
Direção de Kamikia Kisedje e Fred Rahal, 2025, documentário, 30 min
A produção retrata os efeitos da expansão agrícola sobre o território Kisêdjê, destacando os riscos ambientais e as decisões difíceis enfrentadas pela comunidade.

Nãsêpôtiti: rio, terra e luta Panará
Direção de Hebe Rios, 2025, documentário, 63 min
O documentário aborda a mobilização do povo Panará na defesa de seus recursos naturais, com foco na proteção das águas ameaçadas pelos agrotóxicos na região do rio Iriri.

A Queda do Céu
Direção de Eryk Rocha e Gabriela Carneiro da Cunha, 2024, documentário, 110 min
Inspirado no pensamento de Davi Kopenawa, o longa apresenta aspectos da vida Yanomami, articulando rituais, espiritualidade e uma crítica às ameaças externas que impactam o território e a saúde dos povos indígenas.

Cultura Carta

Recent Posts

Sem regulação, IA amplia precarização e deixa trabalhadores brasileiros à deriva

(foto igor omilaev - unsplash) Os impactos da inteligência artificial no mundo do trabalho e…

44 minutes ago

Esquema de espionagem da esposa de Alexandre Moraes tinha financiador e atingiu dados de 1,8 mil pessoas

(imagem al nahani - pxl) Um grande esquema de espionagem de dados fiscais de milhares…

2 hours ago

‘África Gigante’ mostra multiplicidade histórica e cultural do continente além dos estereótipos

(foto kayla nefertiti - divulgação) O Ponto de Cultura Espaço Arte Africana apresenta a exposição…

3 hours ago

De ‘Limite’ a ‘O Agente Secreto’, mostra Real Imaginário coloca o cinema nacional no foco

"Saneamento Básico, o Filme" (foto divulgação) A mostra "Real Imaginário" entra em cartaz na próxima…

21 hours ago

Tarcísio planta corte no orçamento da mulher e colhe aumento de 45% no número de feminicídios

(imagens karine santos gov sp e reprodução) Após negligenciar a gravidade da situação da violência…

1 day ago

Serial Funkers animam o baile com repertório que vai de Michael Jackson a Tim Maia

(foto danilo barbosa - divulgação) A Serial Funkers traz a Campinas um show que mistura…

1 day ago