Categories: GeralMúsica

Dia Nacional da Libras: Coral do CEI Campinas celebra três anos com arte e inclusão

(foto fábio barella – divulgação)

No compasso das mãos, o Coral de Libras do Centro Educacional Integrado (CEI) “Padre Santi Capriotti”, em Campinas, completa três anos de atividades nesta quinta-feira, 24 de abril, data em que também se celebra o Dia Nacional da Libras. Como parte das comemorações, o grupo participa, no dia 26, da programação do Movimento Surdo Valinhos (MSV), promovido pela Associação de Familiares e Amigos Bilíngues (AFAB).

Idealizado e regido pela pedagoga e bailarina Keyla Ferrari Lopes, o projeto articula música, dança e linguagem de sinais em apresentações que percorrem repertórios da MPB e de ritmos regionais, tendo como eixo a acessibilidade e a valorização da cultura surda.

A comemoração coincide ainda com os 24 anos da Lei nº 10.436, que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão no Brasil. Para Keyla, o coral nasce do encontro entre diferentes linguagens e públicos: “O intuito não é ocupar o lugar de falantes de Libras, mas sim despertar o interesse de falantes de língua portuguesa. Nesses três anos, buscamos fazer com que o encontro das linguagens da arte e da Libras abra caminhos para a valorização da cultura surda”.

Formado por colaboradores do CEI e participantes da comunidade, o grupo inclui pessoas surdas, surdocegas e cadeirantes, que constroem performances a partir do corpo, da voz e, principalmente, das mãos. A iniciativa conta com apoio institucional do CEI Campinas, que atende mensalmente mais de 1.600 pessoas em ações educacionais e socioassistenciais, além de oferecer cursos de Libras e atividades voltadas à inclusão.

Dados do IBGE indicam que mais de 10 milhões de brasileiros têm algum grau de deficiência auditiva, cerca de 5% da população. Nesse contexto, o Coral de Libras também atua como ferramenta de difusão da linguagem, com apresentações em diferentes espaços e eventos. Mais informações sobre o projeo podem ser obtidas pelos telefones (19) 3233-6560 e (19) 3241-0629, e pelo e-mail contato@ceicampinas.org.br. (Com informações de divulgação)

Cultura Carta

Recent Posts

PEC Cavalo de Troia do grupo de Flávio Bolsonaro vai destruir o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

3 hours ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

13 hours ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

1 day ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

1 day ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

2 days ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

2 days ago