Categories: CinemaPrograme-se

‘Mostra Terror Total’ destaca a produção independente de Campinas com exibição de curtas no MIS

Cena de ‘Guerra Civil’ (foto helen quintas – divulgação)

A “Mostra Terror Total” reúne quatro curtas-metragens que exploram diferentes vertentes do gênero neste domingo, 29 de março, a partir das 16h, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas. Com entrada gratuita, a sessão destaca a produção do cineasta Flávio Carnielli e a diversidade estética e narrativa da produção independente de Campinas.

Entre os destaques, está Antônia, um dos curtas de terror mais premiados já produzidos na região. O filme, lançado em 2020, narra a história de um casal de avós que perde a filha e a neta para a varíola durante a grande epidemia no Brasil no início do século XX.

Com uma proposta visual singular, a obra foi pintada quadro a quadro, evocando o aspecto de uma fotografia antiga restaurada. Em pouco tempo, Antônia percorreu diversos festivais no Brasil, levando 16 prêmios, e também foi exibido internacionalmente, em eventos na Alemanha, Estados Unidos e Holanda.

A programação inclui ainda “Guerra Civil”, curta de temática pós-apocalíptica, e “O Lambe Lambe que Veio do Espaço”, produção em preto e branco que integra a coletânea Tropical SoV 2, organizada por Peter Baiestorf, referência do cinema de terror no Brasil.

“Os curtas mostram três formas de abordar o horror. ‘Antônia’ é uma obra de arte, ‘Guerra Civil’ é um curta provocativo e cheio de signos, e ‘O Lambe Lambe’ é um produto de terror trash com inspiração nas ficções científicas dos anos 1950″, diz o diretor Flávio Carnielli, que destaca que todos os filmes foram realizados com equipe e elenco majoritariamente da região.

Pré-estreia

A mostra marca também a exibição em pré-estreia de “Maria”, novo trabalho de Carnielli. Ambientado no início dos anos 1980, o curta mergulha no terror gore, acompanhando a história de uma criança que retorna dos mortos após um ritual realizado pelo próprio pai.

Maria conta com direção de fotografia da cineasta Helen Quintans, produção de Angie Lucena e trilha sonora original de Eddy Andrade. No elenco estão a jovem atriz Maria Morais, de 12 anos, além de Fernando Maia e Juliana Seabra.

Após as exibições, o público poderá participar de um bate-papo com o diretor, equipe e elenco, ampliando o diálogo sobre os processos criativos e as diferentes abordagens do gênero. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 29 de março de 2026(domingo)
Horário: a partir das 16h
Local: MIS Campinas
Endereço: Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

PROGRAMAÇÃO

Antônia (2020) – 9 min – cor
Guerra Civil (2024) – 25 min – cor
O Lambe Lambe que Veio do Espaço (2026) – 4 min – preto e branco
Maria (2026) – 20 min – cor

Cultura Carta

Recent Posts

Lançamento de livros reúne 6 autores e pocket show com tributo a Bob Dylan

(imagem divulgação) Nesta quinta-feira 14/5, às 19h, a Editora Primata apresenta na Livraria Candeeiro, no…

4 hours ago

Privatização da Sabesp resultou em água suja, aumento da conta e explosões com mortes

Privatização e explosão (imagens rovena rosa ag brasil e tv brasil) A privatização da Sabesp…

11 hours ago

Espetáculo solo leva ao palco a relação entra a cidade e pessoas em situação de rua

(foto karina couto - divulgação) Entre quarto e rua, um escritor cria pássaros que levam…

13 hours ago

‘Saudade’, novo espetáculo do grupo Os Geraldos, estreia em São Paulo

(foto bob sousa - divulgação) Em São Paulo - Depois de passar por Minas Gerais,…

14 hours ago

Ana Paula Moreti canta Marisa Monte no teatro do Centro de Convivência de Campinas

(foto divulgação) Considerada uma das vozes de destaque da nova geração da MPB, a cantora…

15 hours ago

Trabalhadores e estudantes denunciam violência policial e cobram negociação com reitores

(imagem divulgação stu) Em meio a um cenário de crescente tensão, servidores técnico-administrativos, docentes e…

15 hours ago