A Orquestra Sinfônica de Campinas retoma as apresentações neste mês com dois concertos gratuitos que marcam a despedida do maestro Carlos Prazeres da regência titular. As apresentações serão na próxima quinta-feira, 12 de fevereiro, e no dia 28, um sábado, com repertórios que transitam entre a música clássica e a música popular brasileira.
O primeiro concerto terá o programa “Bach em Pessoa” na Sala de Espetáculos Luís Otávio Burnier, teatro interno do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, em um encontro entre a obra de Johann Sebastian Bach e textos de Fernando Pessoa, reunindo música e literatura. A soprano Marília Vargas participa como solista, com leitura de poesias pela atriz Bárbara Elioddoro.
No dia 28 de fevereiro, a Orquestra se apresenta ao ar livre, na Concha Acústica do Taquaral, com o concerto “Belchior Sinfônico – 80 anos”. O espetáculo homenageia a obra do cantor e compositor cearense em arranjos sinfônicos e conta com a participação do cantor João Cavalcanti e do acordeonista Marcelo Caldi.
Despedida e nova regência
O maestro Carlos Prazeres esteve à frente da Orquestra Sinfônica de Campinas ao longo de mais de três anos. Assumiu a regência titular em maio de 2022 e anunciou seu desligamento em dezembro de 2025 Com a saída de Carlos Prazeres, será iniciado o procedimento previsto em regimento interno para a definição do novo regente titular e diretor artístico da Sinfônica.
A Associação dos Músicos da Orquestra fará uma consulta interna para levantar nomes que atendam ao perfil artístico desejado. A partir disso, será formada uma lista tríplice, que será encaminhada ao prefeito, que escolherá o novo regente.
Para ocupar o cargo, o candidato deve atender aos requisitos previstos em lei: formação superior em Música, com habilitação em Composição, Regência Orquestral, Instrumento ou áreas correlatas, experiência mínima de três anos à frente de orquestras profissionais nos últimos dez anos e idade mínima de 28 anos. Apesar da retomada das apresentações em fevereiro, a temporada oficial de concertos da Orquestra Sinfônica de Campinas em 2026 terá início no dia 28 de março. (Com informações de divulgação)
Serviço
“Bach em Pessoa”
Data: 12 de fevereiro de 2026 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: tetro interno do Centro de Convivência Cultural
Endereço: Praça Imprensa Fluminense, s/nº, Cambuí, Campinas-SP
Ingressos: entrada é gratuita, com retirada de ingressos pela plataforma Sympla a partir do dia 9 de fevereiro ao meio-dia
“Belchior Sinfônico – 80 anos”
Data: 28 de fevereiro de 2026 (sábado)
Horário: 18h30
Local: Concha Acústica do Taquaral
Endereço: Avenida Dr. Heitor Penteado, s/nº, portão 2, Parque Taquaral, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita
(foto mst sp) O prefeito de Valinhos, Franklin Duarte, do PL (partido mais envolvido em…
(foto valter campanato - ag brasil) “A classe dominante brasileira entende o Estado como dela,…
(foto ricardo stuckert - pr) O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou, em 2025, pelo…
(foto rovena rosa - ag brasil) Um verdadeiro furto de recursos públicos pela elite dos…
(foto douglas santos rodrigues - divulgação) O curta-metragem musical de ficção “Não Me Olha”, de…
(foto aline carvalho - divulgação) Campinas será uma das paradas da Mostra de Repertório da…