O palco do Teatro Sesi Campinas Amoreiras recebe, de 20 a 22 de fevereiro, “Prot{agô}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro”, uma montagem circense que celebra a potência e a estética da negritude em diáspora. As apresentações acontecem na sexta-feira e no sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, dentro do projeto Sesi Viagem Teatral.
Com concepção e direção geral de Ricardo Rodrigues, a montagem é assinada pelo Coletivo Prot{agô}nistas e reúne 25 artistas negros entre elenco e equipe técnica. Em cena, o espetáculo constrói uma narrativa afrorreferenciada que transforma o picadeiro em espaço de afirmação cultural, memória e protagonismo.
“Prot{agô}nistas” combina números de palhaçaria, tecido acrobático, trapézio, contorcionismo, perna-de-pau e dança, costurados por músicas autorais executadas ao vivo. A trilha, sob direção musical de Tô Bernado, reforça o caráter festivo e político da obra, com composições que dialogam com ancestralidade, identidade e resistência.
Entre os artistas circenses estão Fafá Coelho (trapézio), Guilherme Awazu (perna-de-pau), Maíza Menezes (malabares), Renato Ribeiro e Robert Gomes (palhaços), Tatilene Santos (tecido) e Wilson Guilherme (faixa). O elenco conta ainda com os dançarinos Washington Gabriel, que também assina as coreografias, Danilo Nonato, Munique Costa, Silvana de Jesus, Diego Henrique e Rafael Oliveira. Os movimentos vão da capoeira ao hip hop, do balé a danças tradicionais africanas.
A música é elemento central na encenação, com Tô Bernado (arranjos, trombone e djembê), Eric Oliveira (voz e palhaço), Jaque da Silva (voz e pandeiro), Wesley Bernardo (baixo), Mariana Per (voz e flauta), Melvin Santhana (voz e guitarra), Pitee Batelares (bateria) e Vinicius Ramos (voz, trompete e baixo). O repertório passa pelo soul, jazz, samba e ijexá, e inclui canções como “Kenny Songs”, “Prot{agô}nistas”, “Oh Vó”, “Preta Pronta”, “Encruza”, “Nascimento”, “Ventania”, “Preta Massa”, “Noite Linda Negra” e “Dos Róla”.
Com 80 minutos de duração, “Prot{agô}nistas – O Movimento Negro no Picadeiro” propõe mais que um espetáculo circense: é um manifesto artístico que reivindica visibilidade e centralidade às narrativas negras no espaço do circo. Ao ecoar o chamado “agô!”, pedido de licença nas tradições de matriz africana, a montagem convida o público a atravessar uma experiência sensorial e simbólica. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 20, 21 e 22 de fevereiro de 2026
Horário: 20h (sexta e sábado) e 19h (domingo)
Local: Teatro do Sesi Campinas Amoreiras
Endereço: Av. das Amoreiras, 450, Parque Itália, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita, com reservas de ingressos pelo Meu Sesi, com acesso pelo link
(foto divulgação) Campinas recebe nesta quinta-feira, dia 19 de fevereiro, o espetáculo “O Recém-nascido”, com…
(foto jozzuu - divulgação) O concerto “Koisas, de Moacir e Koellreutter”, com Sérgio Villafranca, Lívio…
(foto reprodução) Um dos quatro servidores investigados pela Polícia Federal (PF) por supostamente ter acessado…
(foto anete lusina - pxl) A Polícia Federal divulgou o nome dos servidores investigados por…
(foto antonio cruz - ag brasil) O Ministério da Educação (MEC) inicia nesta terça-feira (17)…
(foto divulgação) Do Centro à periferia e distritos, sete blocos animam a terça-feira de Carnaval…