Categories: Economia Política

Turilândia, a grande obra da direita e da extrema direita brasileira

(imagem divulgação)

Turilândia, cidade do Maranhã de 31 mil habitantes, se tornou a grande marca da direita e da extrema direita brasileira para 2026. Todos os políticos eleitos da cidade, todos de direita e extrema direita, foram presos e afastados, do prefeito ao presidente da Câmara de Vereadores, passando pela vice-prefeita e pela primeira dama, além de todos os vereados. Todos. O Ministério Público investiga desvio de R$ 56 milhões envolvendo todos. Turilândia já é o espelho e a grande obra da direita e da extrema direita brasileira que está controlando os parlamentos desde a fundação do Brasil.

Em Turilândia, apenas 3,6% da população tem rede de esgoto, a internet banda larga fixa atinge apenas 0,3% da população, o telefone celular apenas 33%, tem apenas 1 leito no SUS e 0,3 médicos para mil habitantes, óbitos por mil nascidos é de 19,4. Tudo isso é a obra da direita e extrema direita brasileira que reflete no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,536, o nível mais baixo do índice.(link)

A cidade estava sob o controle de apenas três partidos de direita, o União Brasil, PRD e Solidariedade. O União Brasil surgiu em 8 de fevereiro de 2022, após aprovação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fruto da fusão entre o Democratas (DEM), partido que tem como ascendência a Arena da Ditadura Militar e o Partido Social Liberal (PSL), partido que elegeu Bolsonaro em 2018. Basicamente integrantes de direita e extrema direita. Os chamados conservadores e “cidadãos de bem”

O Partido Renovação Democrática (PRD), com grande força política em Turilândia, é um partido político brasileiro direita criado em 26 de outubro de 2022, a partir da fusão do Patriota e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A fusão foi homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 9 de novembro de 2023. Para se ter uma ideia, o Patriota foi um partido político brasileiro conservador e religioso de direita à extrema-direita[9][10][11] fundado em 2011 e registrado definitivamente em 2012.[1]

Veja os presos e afastados e os partidos: prefeito Paulo Curió (União Brasil) e a vice-prefeita Tânya Mendes (PRD, José Luís Araújo Diniz, o “Pelego”, presidente da Câmara (União Brasil), Gilmar Carlos Gomes Araújo (União Brasil), Mizael Brito Soares (União Brasil), Nadianne Judith Vieira Reis (PRD), Daniel Barbosa Silva (União Brasil), Josias Froes (Solidariedade), Inailce Nogueira Lopes (União Brasil), Carla Regina Pereira Chagas (PRD), Sávio Araújo e Araújo (PRD), José Ribamar Sampaio (União Brasil), Valdemar Barbosa (Solidariedade), vereador licenciado, secretário municipal de Agricultura. (Veja o que cada um fez para a cidade e que os levaram à prisão)

Carta Campinas

Recent Posts

Arrecadação recorde de impostos em 2025 mostra economia em alta e ricos pagando um pouco mais

(foto tomaz silva - ag brasil) O recorde histórico de arrecadação da União com impostos…

22 hours ago

Seres do imaginário popular sobem ao palco em ‘Memórias de um Povo Estrangeiro’

(foto coletivo nex.arte - divulgação) Reconhecer mitos, lendas e seres de outros mundos vai muito…

1 day ago

Cali apresenta seu pop brasuca em ‘Trama’, primeiro álbum de sua carreira

(foto luiza meneghetti - divulgação) Costurando desejo, raízes e potência feminina, a cantora e compositora…

1 day ago

‘Volúpia (II)’: Cháos Coletivo une tragédia grega e América Latina para questionar o patriarcado

O elenco durante ensaio do espetáculo (foto reprodução - instagram) O grupo Cháos Coletivo Teatral…

1 day ago

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

2 days ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

2 days ago