Na mesa do bar, ‘Dona Júlia’ expõe abusos, machismo e suas próprias contradições

(foto cadu ramos – divulgação)

O espetáculo “Dona Júlia” chega ao palco do Teatro Castro Mendes, em Campinas, no sábado, dia 31 de janeiro, às 20h, com uma proposta intensa e provocadora. A montagem, apresentada pela Cia de Teatro São Genésio, conduz o público por uma narrativa que mistura humor ácido, dor, delírio e crítica social.

Sozinha em um bar, entre goles de whisky e memórias fragmentadas, Dona Júlia, interpretada pela atriz Rita de Oliveira, expõe as marcas de uma vida atravessada por abusos, silêncios e contradições. Em diálogos truncados com o garçom, vivido por Daniel Camilo, e conversas com sua cadela invisível, Laika, a personagem revela uma mulher sufocada por estruturas machistas, mas também confrontada com suas próprias ambiguidades, vítima e ao mesmo tempo algoz.

A encenação usa a linguagem do Teatro do Absurdo e se constrói como um fluxo de consciência, sem linearidade, conduzindo o espectador por lembranças, delírios e ironias que revelam o colapso emocional e social da personagem. O bar, espaço central da narrativa, surge como metáfora de um mundo desgovernado, marcado por desinformação, a disseminação de discursos de ódio, polarização e violência simbólica.

O texto, assinado por Moacir Prudêncio Júnior, inspirado na obra de Benê Rodrigues, ganha força na direção de Antônio Apolinário, com trilha sonora de Cristiano Cobra, criando uma atmosfera onde o grotesco e o poético se entrelaçam. A montagem convida o público a atravessar, junto com Dona Júlia, um percurso traumático que questiona certezas e expõe feridas individuais e coletivas. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 31 de janeiro de 2026 (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas-SP
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) à venda pela plataforma Sympla

Cultura Carta

Recent Posts

Comédia iraniana premiada em Veneza traz duas histórias de amor em paralelo

A última exibição de 2026 da Sessão de Cinema Reserva Imovision na ADunicamp acontece no…

15 hours ago

Derrota de Trump abre caminho para extradição de bolsonaristas que fugiram da Justiça

(imagem divulgação) O Partido Democrata conquistou o controle das duas Casas do Congresso dos Estados…

16 hours ago

Fotógrafo Sérgio Poroger lança livro que percorre cinemas de rua ao redor do mundo

Fotos de Sérgio Poroger no livro "Entresalas" (divulgação) A Galeria Foto Ponto recebe o jornalista…

17 hours ago

Guitarra elétrica e orquestra dividem o palco no Encontro de Música Contemporânea da OSU

(foto marilia vasconcellos - divulgação) A guitarra elétrica em diálogo com a orquestra, a música…

17 hours ago

Espetáculo da Mostra Geral de Teatro transporta o mito de Édipo para os tempos atuais

(foto edgar machado - divulgação) O Teatro de Arte e Ofício recebe nesta quinta-feira, 5…

18 hours ago

Paulo Betti retorna aos palcos de Campinas com sua ‘Autobiografia Autorizada’

(foto mauro khouri - divulgação) As lembranças de uma infância no interior paulista, as histórias…

2 days ago