Na mesa do bar, ‘Dona Júlia’ expõe abusos, machismo e suas próprias contradições

(foto cadu ramos – divulgação)

O espetáculo “Dona Júlia” chega ao palco do Teatro Castro Mendes, em Campinas, no sábado, dia 31 de janeiro, às 20h, com uma proposta intensa e provocadora. A montagem, apresentada pela Cia de Teatro São Genésio, conduz o público por uma narrativa que mistura humor ácido, dor, delírio e crítica social.

Sozinha em um bar, entre goles de whisky e memórias fragmentadas, Dona Júlia, interpretada pela atriz Rita de Oliveira, expõe as marcas de uma vida atravessada por abusos, silêncios e contradições. Em diálogos truncados com o garçom, vivido por Daniel Camilo, e conversas com sua cadela invisível, Laika, a personagem revela uma mulher sufocada por estruturas machistas, mas também confrontada com suas próprias ambiguidades, vítima e ao mesmo tempo algoz.

A encenação usa a linguagem do Teatro do Absurdo e se constrói como um fluxo de consciência, sem linearidade, conduzindo o espectador por lembranças, delírios e ironias que revelam o colapso emocional e social da personagem. O bar, espaço central da narrativa, surge como metáfora de um mundo desgovernado, marcado por desinformação, a disseminação de discursos de ódio, polarização e violência simbólica.

O texto, assinado por Moacir Prudêncio Júnior, inspirado na obra de Benê Rodrigues, ganha força na direção de Antônio Apolinário, com trilha sonora de Cristiano Cobra, criando uma atmosfera onde o grotesco e o poético se entrelaçam. A montagem convida o público a atravessar, junto com Dona Júlia, um percurso traumático que questiona certezas e expõe feridas individuais e coletivas. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 31 de janeiro de 2026 (sábado)
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Castro Mendes
Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62, Vila Industrial, Campinas-SP
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) à venda pela plataforma Sympla

Cultura Carta

Recent Posts

Carnaval em janeiro: blocos antecipam a festa com desfiles e shows neste fim de semana

(foto pmc) Há pouco mais de 15 dias para o início oficial do Carnaval, Campinas…

39 minutes ago

Samira Chamma apresenta o álbum autoral ‘Estou Viva’ em show solo com voz e violão

(foto bruna laja - divulgação) A cantora e compositora paulistana Samira Chamma retorna a Campinas…

2 hours ago

Turnê internacional que une dança, música e meditação chega a Campinas

Shri Mataji Nirmala Devi (foto matthew fogarty - divulgação) Campinas recebe nesta sexta-feira, 30 de…

2 hours ago

Anvisa aprova cultivo de maconha por empresas para fim medicinal

(imagem harrison haines - pxl) A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou uma decisão…

16 hours ago

Gangue de adolescentes que matou cão Orelha está envolvida em outros crimes

(imagem reprodução) A morte brutal do cachorrinho Orelha, na Praia Brava, litoral de Santa Catarina,…

22 hours ago

Ato no Centro de Campinas defende revogação do aumento da tarifa de ônibus e passe livre

Passageiros saem pela janela de ônibus na Lix da Cunha (foto reprodução vídeo - g1)…

22 hours ago