Categories: Cultura

Intervenção-show ‘Troco Ramas por Histórias’ transforma encontros em poesia

(foto denise soares – divulgação)

O Jardim do Galpão do Sesc Campinas recebe no sábado, 17 de janeiro, a intervenção-show “Troco Ramas por Histórias”, do Grupo Ramarias, em duas apresentações gratuitas, às 10h30 e às 14h. A atividade é aberta ao público e propõe um encontro entre artistas e espectadores, em que a escuta — falada e sinalizada — se transforma em experiência compartilhada.

Durante a ação, três artistas, uma surda e duas ouvintes, percorrem o espaço oferecendo histórias a quem desejar ouvir ou dividir a sua própria. Tudo acontece simultaneamente em português e Libras, criando uma dinâmica inclusiva que amplia as formas de comunicação e aproxima pessoas de diferentes realidades. Ao final de cada troca, o sentimento que marcou o encontro é sinalizado em Libras e registrado em papel, entregue ao participante como memória viva da experiência.

A transcrição em Libras do espetáculo reafirma a proposta bilíngue que marca a trajetória do Ramarias. Formado por mulheres surdas e ouvintes, brancas e negras, com origens e vivências diversas, o grupo constrói suas criações a partir do encontro entre diferenças, tendo a arte como elo comum. Suas referências passam pelos slams de poesia, especialmente o Slam do Corpo, pioneiro no Brasil ao reunir surdos e ouvintes em batalhas poéticas.

Misturando narração de histórias, poesia, música, teatro e interação direta com o público, o Ramarias transforma o espaço em território de afeto e troca, onde cada narrativa compartilhada deixa rastro — não apenas na memória, mas também na possibilidade de germinar novos sentidos. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 17 de janeiro de 2026 (sábado)
Horário: 10h30 e 14h
Local: Jardim do Galpão do Sesc Campinas
Endereço: Rua Dom José I, 270/333, Bonfim, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

A construção do comum na consciência de classe estrutural

(imagem reprodução divulgação) Imagina uma fábrica ou empresa hipotética em que, em determinado momento, perto…

6 hours ago

Criolo mostra em Campinas uma trajetória que nunca coube apenas no rap

(foto divulgação) Criolo chega a Campinas no dia 19 de setembro com um show que…

6 hours ago

Senadores já discutem pedido de impeachment contra André Mendonça

Senadores da República articulam a apresentação de um pedido de impeachment contra o ministro do…

11 hours ago

Banda campineira Forróbaile lança o primeiro álbum em show gratuito na Sala dos Toninhos

(foto reprodução - instagram) A banda campineira Forróbaile apresenta ao vivo, pela primeira vez, o…

15 hours ago

Experiência imersiva leva a uma viagem histórica e cultural pela Grande Muralha da China

(foto tati ferro - divulgação) A história, a cultura e as transformações da China ao…

17 hours ago

Mendonça precisa mostrar 37 notas emitidas em 3 dias próximos ao encontro secreto com Vorcaro

(imagem reprodução) O ministro André Mendonça, do STF, precisa explicar e mostrar as 37 notas…

2 days ago