Projetado por Fábio Penteado, Convivência recebe exposição com o legado do arquiteto

(foto firmino piton – pmc)

A exposição “Fábio Penteado: Pétalas e Estrelas” inaugura o ciclo de mostras nas galerias do Centro de Convivência Cultural “Carlos Gomes” depois da reabertura do espaço, o principal dedicado às artes em Campinas e projetado pelo arquiteto. O complexo ficou fechado para obras que se arrastaram por 14 anos e foi reinaugurado em julho.

Aberta à visitação até 21 de março de 2026, a mostra ocupa duas salas e faz uma imersão no legado arquitetônico de Penteado, reunindo mais de 220 itens, entre eles plantas, maquetes, obras originais, objetos pessoais e documentos restaurados. Além disso, o público poderá interagir com o chatbot “Fábio IA”, que usa inteligência artificial para recriar a voz do arquiteto e apresentar suas principais ideias e projetos.

Os visitantes poderão conferir na exposição sete trabalhos icônicos da carreira de Penteado: do Teatro Municipal de Piracicaba (1960), Monumento de Playa Girón, em Cuba (1962); Sociedade Harmonia de Tênis (1964); Teatro de Ópera de Campinas (1966); Centro de Convivência Cultural (1967–1968); Hospital-Escola Júlio de Mesquita Filho (1968), e Condomínio Sunshine (1972)

O curador, Guilherme Wisnik destaca a singularidade da arquitetura de Penteado e sua relação com a natureza, destacada no nome da exposição: “Em muitos memoriais descritivos, ele escrevia: ‘O projeto começa com um ponto marcado no chão, do qual partem faixas, desenhando no chão a forma de uma estrela’”.

Documentários e livro

A mostra conta ainda com a exibição de dois documentários sobre o arquiteto. Um deles é dirigido por Wisnik e o outro, inédito, por Paulo Markun, que está lançando durante a exposição o livro “Fábio Penteado na Escala da Multidão: Histórias de Arquitetura” (editora Cobogó). Wisnik também assina os textos do catálogo bilíngue de 52 páginas, ao lado de Nuno Sampaio, diretor da Casa da Arquitectura, de Portugal.

A exposição é resultado de uma parceria entre a instituição portuguesa e o Arquivo Fábio Penteado. “Em 2017, doamos 397 desenhos e documentos do projeto do Centro de Convivência à coleção de arquitetura brasileira da Casa da Arquitectura. Essa cooperação internacional permitiu restaurar e catalogar mais de 10 mil documentos de Fábio”, diz Adriana Penteado, filha do arquiteto e coordenadora da exposição. (Com informações de divulgação)

Fábio Penteado e o CCC
Formado em arquitetura pelo Mackenzie em 1953, professor e jornalista, Fábio Penteado nasceu em Campinas em 1929 e morreu em São Paulo aos 82 anos. Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), membro da União Internacional e Arquitetos (UIA) e um defensor dos concursos públicos como uma forma de democratizar a escolha de projetos. Venceu vários deles e seu trabalho ganhou repercussão no Brasil e no Exterior.
No mesmo ano em que recebeu a Medalha de Ouro em Praga pelo projeto do Teatro de Ópera de Campinas, foi convidado a criar o Centro de Convivência, projetado em 1967 e inaugurado em 1976. Com seus volumes assimétricos, o complexo do CCC abriga um teatro interno, teatro de arena, salas de exposição e um café.
A obra se destaca pela integração entre arte, arquitetura e convivência. Em 2011, com vários de seus espaços degradados, foi fechado para reformas e reaberto apenas este ano. Após a reinauguração, grades foram instaladas no entorno, sendo alvo de críticas justamente sob o argumento de limitar uma das intenções do projeto, de estímulo à convivência. O cercamento está sendo questionado na Justiça (leia acima).

Serviço

Data: até 21 de março de 2026
Horário: das 14h às 19h, de quarta-feira a sábado
Local: Centro de Convivência Cultural de Campinas “Carlos Gomes”
Endereço: Rua General Osório, s/nº, Cambuí, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

Circuito Nova Música volta a Campinas com Paulo Miklos, Papisa, Tori, Ottopapi e a banda local Pré-Sal

(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…

19 hours ago

Calu mistura samba-canção, baião, blues e MPB no show ‘Certas Canções’

(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…

20 hours ago

Praça de Barão Geraldo recebe a primeira edição do Durval Rock Festival

(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…

20 hours ago

1º Folk Festival terá música e gastronomia no Parque Ecológico de Campinas

(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…

21 hours ago

Pesquisa de universidade pública descobre potencial herbicida biológico superior ao glifosato

(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…

22 hours ago

Bancada ruralista transformou o Brasil no lixão químico mundial do agrotóxico

(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…

23 hours ago