Projetado por Fábio Penteado, Convivência recebe exposição com o legado do arquiteto

(foto firmino piton – pmc)

A exposição “Fábio Penteado: Pétalas e Estrelas” inaugura o ciclo de mostras nas galerias do Centro de Convivência Cultural “Carlos Gomes” depois da reabertura do espaço, o principal dedicado às artes em Campinas e projetado pelo arquiteto. O complexo ficou fechado para obras que se arrastaram por 14 anos e foi reinaugurado em julho.

Aberta à visitação até 21 de março de 2026, a mostra ocupa duas salas e faz uma imersão no legado arquitetônico de Penteado, reunindo mais de 220 itens, entre eles plantas, maquetes, obras originais, objetos pessoais e documentos restaurados. Além disso, o público poderá interagir com o chatbot “Fábio IA”, que usa inteligência artificial para recriar a voz do arquiteto e apresentar suas principais ideias e projetos.

Os visitantes poderão conferir na exposição sete trabalhos icônicos da carreira de Penteado: do Teatro Municipal de Piracicaba (1960), Monumento de Playa Girón, em Cuba (1962); Sociedade Harmonia de Tênis (1964); Teatro de Ópera de Campinas (1966); Centro de Convivência Cultural (1967–1968); Hospital-Escola Júlio de Mesquita Filho (1968), e Condomínio Sunshine (1972)

O curador, Guilherme Wisnik destaca a singularidade da arquitetura de Penteado e sua relação com a natureza, destacada no nome da exposição: “Em muitos memoriais descritivos, ele escrevia: ‘O projeto começa com um ponto marcado no chão, do qual partem faixas, desenhando no chão a forma de uma estrela’”.

Documentários e livro

A mostra conta ainda com a exibição de dois documentários sobre o arquiteto. Um deles é dirigido por Wisnik e o outro, inédito, por Paulo Markun, que está lançando durante a exposição o livro “Fábio Penteado na Escala da Multidão: Histórias de Arquitetura” (editora Cobogó). Wisnik também assina os textos do catálogo bilíngue de 52 páginas, ao lado de Nuno Sampaio, diretor da Casa da Arquitectura, de Portugal.

A exposição é resultado de uma parceria entre a instituição portuguesa e o Arquivo Fábio Penteado. “Em 2017, doamos 397 desenhos e documentos do projeto do Centro de Convivência à coleção de arquitetura brasileira da Casa da Arquitectura. Essa cooperação internacional permitiu restaurar e catalogar mais de 10 mil documentos de Fábio”, diz Adriana Penteado, filha do arquiteto e coordenadora da exposição. (Com informações de divulgação)

Fábio Penteado e o CCC
Formado em arquitetura pelo Mackenzie em 1953, professor e jornalista, Fábio Penteado nasceu em Campinas em 1929 e morreu em São Paulo aos 82 anos. Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), membro da União Internacional e Arquitetos (UIA) e um defensor dos concursos públicos como uma forma de democratizar a escolha de projetos. Venceu vários deles e seu trabalho ganhou repercussão no Brasil e no Exterior.
No mesmo ano em que recebeu a Medalha de Ouro em Praga pelo projeto do Teatro de Ópera de Campinas, foi convidado a criar o Centro de Convivência, projetado em 1967 e inaugurado em 1976. Com seus volumes assimétricos, o complexo do CCC abriga um teatro interno, teatro de arena, salas de exposição e um café.
A obra se destaca pela integração entre arte, arquitetura e convivência. Em 2011, com vários de seus espaços degradados, foi fechado para reformas e reaberto apenas este ano. Após a reinauguração, grades foram instaladas no entorno, sendo alvo de críticas justamente sob o argumento de limitar uma das intenções do projeto, de estímulo à convivência. O cercamento está sendo questionado na Justiça (leia acima).

Serviço

Data: até 21 de março de 2026
Horário: das 14h às 19h, de quarta-feira a sábado
Local: Centro de Convivência Cultural de Campinas “Carlos Gomes”
Endereço: Rua General Osório, s/nº, Cambuí, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

5 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

11 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

21 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

2 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago