Categories: MaisMúsica

Brasil tem a primeira sala de concertos musicais em favela do mundo, graças à Lei Rouanet

(imagem divulgação)

O Instituto Baccarelli inaugurou, nesta terça-feira (25/11), a primeira sala de concertos musicais sediada em um território de favela no mundo. Mesmo com os ataques orquestrados pela extrema direita contra a Lei Rouanet, difundidos pela família Bolsonaro, e que facilitou um grande esquema de corrupção de eventos musicais em cidades do interior sem prestação de contas exigidas pela Lei, a legislação resistiu e traz agora o primeiro teatro para orquestra em favela. Para a construção, a sala de concertos contou com R$ 35,3 milhões autorizados pelo Ministério da Cultura (MinC) por meio da Lei Rouanet, além de outros investimentos públicos e privados.

Instalado em Heliópolis (SP), o Teatro Baccarelli, que possui 1,3 mil metros quadrados de área construída e mais de 500 lugares, será a sede da Orquestra Sinfônica de Heliópolis e de outras manifestações artísticas e culturais, como óperas, apresentações de peças teatrais e exibição de filmes.

De 2022 até hoje, a entidade já captou mais de R$ 72 milhões por meio da Lei Rouanet para a viabilização das atividades da instituição.

“A inauguração do Teatro Baccarelli mostra o que acontece quando a política cultural chega onde sempre deveria ter chegado. Uma sala de concertos em Heliópolis é mais do que uma obra, ela passa a ser um símbolo do Brasil que queremos construir, onde a arte pulsa no centro e também nas periferias. A Lei Rouanet cumpre seu papel quando abre portas, amplia oportunidades e transforma realidades”, ressalta a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Para o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, a inauguração do espaço está alinhado com os princípios de nacionalização dos recursos de incentivo à cultura defendido pelo MinC. “Desde 2023, o Ministério da Cultura defende a ampliação do acesso à cultura e a nacionalização dos investimentos por meio da Lei Rouanet, de modo a chegar em cada em lugares historicamente não contemplados pelo incentivo fiscal. A inauguração da sala de concertos em um território de favela, de forma inédita, demonstra que estamos avançando cada vez mais na capilaridade e abrangência da Lei Rouanet”, finalizou.

“Ver o Teatro Baccarelli pronto é como ver a materialização de um sonho que um dia foi apenas um sussurro do maestro Baccarelli. Cada detalhe carrega a emoção de meses de trabalho incansável, de uma dedicação que vinha do mais profundo da alma e de uma fé inabalável no poder transformador da arte”, afirmou o maestro e CEO do Instituto Baccarelli, Edilson Ventureli.

Ventureli também descreveu o novo espaço como um farol de acesso e excelência. “Este teatro não é feito apenas de concreto e luzes; é construído de esperanças. Ele nasce para ser um santuário onde as crianças e os jovens de Heliópolis terão suas vidas eternamente marcadas por experiências únicas. E é aqui, neste palco, que o público testemunhará o milagre da arte transformando vidas”, completou.

Durante a solenidade de inauguração, o coordenador do escritório estadual MinC de São Paulo, Alessandro Azevedo, reafirmou a posição da gestão federal na importância do investimento e na promoção do acesso à cultura no País. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra Margareth Menezes possuem como entendimento que cultura é investimento, não é gasto. E o Instituto Baccarelli é um exemplo vivo desse tipo de raciocínio. Temos que inverter a lógica: em vez de deslocar quem está na periferia para o centro para ter acesso a uma casa de espetáculos maravilhosa, nós trazemos o centro para as periferias. Este teatro é um exemplo do que acontece quando governo federal, estadual e municipal trabalham juntos, tendo a cultura como bandeira. Precisamos trabalhar de mãos dadas em prol da cultura popular e clássica brasileira”, destacou.

História

O Instituto Baccarelli, gestor do Teatro Baccarelli, foi fundado em 1996, após um incêndio na comunidade de Heliópolis, a partir de uma iniciativa do maestro Silvio Baccarelli. A instituição iniciou suas atividades com um grupo de 36 crianças, que receberam aulas de instrumentos de corda.

Atualmente, a organização oferece formação artística para mais de 1.600 crianças e jovens e conta com quatro grupos artísticos: o Coral Heliópolis, a Orquestra Juvenil Heliópolis, o Coral Jovem Heliópolis e a Orquestra Sinfônica Heliópolis, a primeira nascida em uma favela. A trajetória pedagógica oferecida pelo Baccarelli inclui aulas de musicalização infantil, canto coral, coletivos e individuais de instrumentos, dança e prática orquestral. O projeto criou oportunidades de acesso à cultura, educação e profissionalização para a comunidade. Ao longo de sua trajetória, o Instituto formou músicos que hoje integram orquestras no Brasil e no exterior.

Além das aulas, o núcleo conta com uma frente de Serviço Social para alunos e suas famílias, atendimento à crianças com deficiências e o Restaurante Baccarelli no combate à insegurança alimentar. (Com informações do gov BR)

Carta Campinas

View Comments

Recent Posts

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

2 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

13 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

2 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago

Bailes de máscaras são tema de menu degustação inspirado em obras literárias sobre o Carnaval

(foto divulgação) Literatura e Carnaval estarão no cardápio gastronômico do restaurante Tio Dinho, no distrito…

3 days ago