Categories: Programe-se

Viviane Mosé e Rossandro Klinjey são destaques do Café Filosófico sobre exclusão e identidade

Viviane Mosé (Foto Nando Chagas)

O Café Filosófico CPFL encerra, nesta quinta-feira (30), às 19h, o módulo “A sociedade da exclusão”, que ao longo de outubro promoveu reflexões críticas sobre os diversos processos de marginalização que atravessam a sociedade contemporânea. A curadoria do módulo é da psicóloga e psicanalista Viviane Mosé, que também conduz o encontro de encerramento com a palestra “A exclusão da vida: o sofrimento, o tempo, o erro”. A atividade ocorre na sede do Instituto CPFL, em Campinas (SP), com transmissão ao vivo pelo canal do Café Filosófico CPFL no YouTube.

Em sua fala, ela abordará a exclusão da vida como modo de ação do modelo civilizatório moderno, propondo uma reflexão sobre nossa relação excludente com o sofrimento, o tempo, a finitude e o erro, dimensões inevitáveis da existência, mas que são rejeitadas em nome de conceitos ideais construídos como verdades. “Aprendemos a excluir tudo o que nos causa desconforto: o sofrimento, o tempo que passa, o erro. Mas viver é justamente compor com o que não controlamos”, afirma.

Excepcionalmente na terça-feira, dia 4 de novembro, o Café Filosófico CPFL inicia o novo módulo, “O espírito do nosso tempo e as crises de identidade”, com curadoria do psicólogo Rossandro Klinjey. As atividades começam com a palestra “Identidade líquida: quem somos quando tudo muda?”, em que Klinjey reflete sobre a crise das referências que sustentavam nossa identidade e os efeitos emocionais e sociais dessa instabilidade, especialmente entre os jovens.

“Vivemos em uma época marcada pela busca desesperada por pertencimento e significado, enquanto as referências tradicionais se dissolvem rapidamente”, reflete o curador. Esse cenário, segundo ele, gera profundas crises identitárias e desafia cada indivíduo a construir sua narrativa pessoal em meio à fragmentação social, tecnológica e afetiva.

Serviço 

Encerramento do módulo de outubro

Café Filosófico CPFL, ao vivo, com Viviane Mosé, psicóloga e psicanalista

Quando: 30 de outubro, quinta-feira, às 19h

Onde: Instituto CPFL

Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP

Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h

Participação online: canal do Café no YouTube

Informações: institutocpfl.org.br

 

Abertura do módulo de novembro

Café Filosófico CPFL, ao vivo, com Rossandro Klinjey, psicólogo

Quando: 4 de novembro, terça-feira, às 19h

Onde: Instituto CPFL

Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera, Campinas/SP

Entrada: gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h

Participação online: canal do Café no YouTube

Informações: institutocpfl.org.br

Parceiro Carta

Recent Posts

Brasil tem crescimento expressivo de ataques contra a mulher e aumento da violência sexual

(imagem reprodução) A cada 24 horas, 12 mulheres, em média, são vítimas de violência em…

13 hours ago

Unicamp promove Oficina gratuita online com foco nas mulheres na ciência

(imagem divulgação ifgw) Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto de Física Gleb…

13 hours ago

Inscrições para cursos gratuito de palhaçaria, bambolê e malabarismo estão abertas

(foto leca ramos - divulgação) As inscrições para o curso gratuito “Circo em Jogo –…

14 hours ago

Coletivo de Mulheres Anelo e convidadas comemoram o 8 de março com jam session gratuita

Vih Mendes (foto cláudio alvim - divulgação) No próximo domingo (8), data em que se…

14 hours ago

Monólogo ‘Quando Falta o Ar’ leva ao palco a resistência feminina diante da opressão

(foto firmino piton - divulgação) O espetáculo "Quando Falta o Ar" será apresentado neste domingo,…

15 hours ago

Batuque na Cozinha começa com roda de samba aberta ao público

(foto fabiana ribeiro - divulgação) Campinas recebe, a partir deste sábado, 7 de março, o…

15 hours ago