Ponto de Cultura Espaço Arte Africana promove o II Sarau das Pretas

(foto firmino piton – pmc)

O Ponto de Cultura Espaço Arte Africana, em Campinas, promove neste sábado, 18 de outubro, o II Sarau dos Pretas, evento que reúne a arte, a literatura e ancestralidade feminina negra.

A programação, gratuita, vai das 16h às 20h, com apresentações artísticas, performances e lançamento de um livro que homenageia uma das grandes mestras da cultura popular, Mestra Sinhá. A obra “Estrela Bendita, Mestra Sinhá – Histórias e Memórias de Rosária Antônio” resgata eterniza a sua trajetória como uma das principais referências da tradição negro-brasileira.

O sarau é realizado em parceria com a Carlkiss Dance – Companhia de Dança Negra Contemporânea e reúne diversas expressões artísticas que abordam a resistência, a memória e espiritualidade negra.

Entre as atrações está a performance “Máscaras que Curam”, apresentada pelo Ponto de Cultura e pela companhia de dança, evocando as forças simbólicas e curativas das máscaras africanas como pontes entre o visível e o ancestral.

A programação também inclui uma apresentação de Thiago Carvalho, que levará ao encontro um repertório de música e poesia autoral, e Oluandeji, com poesias negras que afirmam a identidade e a palavra como instrumentos de transformação social.

O Ponto de Cultura Espaço Arte Africana, voltado a fortalecer o protagonismo das mulheres negras e incentivar o acesso gratuito à cultura, tem a coordenação de Carlos Kiss, Priscila Coscarella , Adriana Oliveira e Vinicius Pereira. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 18 de outubro de 2025 (sábado)
Horário: das 16h às 20h
Local: Ponto de Cultura Espaço Arte Africana
Endereço: Av. Luiz Smânio, 190, Jardim Chapadão, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita

Cultura Carta

Recent Posts

Bolsonarinho 01 tem plano de congelar investimentos em educação e saúde da população

(foto pedro frança - senado federal) O Bolsonarinho 01 (PL) , o filho mais velho…

1 hour ago

Casa do Sol abre as portas para a terceira edição das Hilstianas; confira a programação

(foto nina pires - divulgação) A Casa do Sol, em Campinas, se transforma novamente em…

3 hours ago

Oficina gratuita aborda criação e filmagem do curta ‘Os Dias com Ela’ em Campinas

(foto divulgação) A diretora Lina Nonato e a professora Denise Tibiriçá, da FAAP (SP), coordenam…

5 hours ago

Artista paraguaia Sandra López investiga e expõe tensões entre Brasil e Paraguai na AT|Al 609

(foto andres valenzuela - divulgação) A artista paraguaia Sandra Dinnendahl López apresenta uma performance ao…

5 hours ago

‘Decorpóreo’ leva ao MACC reflexão sobre corpo e deficiência como linguagem

(foto estudio em obra - divulgação) O Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti”…

5 hours ago

Aulas abertas convidam adultos e crianças a fazer arte e teatro na Sala dos Toninhos

(foto firmino piton - pmc) A Sala dos Toninhos recebe no próximo sábado, dia 25…

6 hours ago