Categories: Programe-se

Cia Bravo de Teatro Musical apresenta ‘Ópera do Malandro’, de Chico Buarque, em Campinas

(Foto de Juliana Hilal)

Campinas recebe, nos dias 25 e 26 de outubro, uma montagem inédita de um dos maiores sucessos do teatro brasileiro: “Ópera do Malandro”, clássico musical de Chico Buarque. O espetáculo será apresentado no Teatro Oficina do Estudante – Iguatemi e promete encantar o público com uma produção grandiosa, reunindo mais de 50 atores, cantores e bailarinos, todos artistas locais.

A realização é da Cia. Bravo de Teatro Musical, que desde sua fundação se destaca pela produção de musicais de grande porte, com montagens que valorizam os talentos da região.

Escrita em 1978, a “Ópera do Malandro” é uma adaptação livre de Chico Buarque inspirada de “A Ópera dos Mendigos”, de John Gay, e “A Ópera dos Três Vinténs”, de Bertolt Brecht e Kurt Weill. Na nova montagem da Bravo, a direção é de Juliana Hilal, a direção coreográfica de Tutu Morasi, que traz números de dança com foco no suíngue e na brasilidade, e a direção musical de Danilo Demori, com preparação vocal de Marília Andreani.

“Pela primeira vez nos dedicamos a um musical nacional e este está sendo nosso desafio: trazer toda a brasilidade corporal e musical, na estética e no corpo dos atores. Estamos muito felizes em realizar a peça em Campinas, com elenco e equipe formados 100% por excelentes artistas da cidade, um trabalho com tanta qualidade técnica e emoção”, explica a diretora.

Com banda ao vivo, o espetáculo revive sucessos marcantes do cancioneiro nacional, como “Folhetim”, “Teresinha”, “Geni e o Zepelim” e “Homenagem ao Malandro”, todos compostos por Chico Buarque. Seguindo a tradição da companhia, o musical ganha uma encenação dinâmica, com humor, energia cênica e coreografias envolventes.

Sinopse

A trama se passa na década de 1940, em um Brasil marcado pela legalidade do jogo, pela prostituição e pelo contrabando, um cenário que ainda encontra ecos na atualidade.

O enredo gira em torno de Duran, um cafetão que se apresenta como respeitável comerciante, e sua esposa Vitória. A filha do casal, Teresinha, apaixona-se por Max Overseas, um golpista que mantém conchavos com o chefe de polícia, inspetor Chaves. O universo da peça também apresenta prostitutas disfarçadas de vendedoras de boutique e a icônica travesti Geni, personagem central de um dos momentos mais memoráveis da obra, na canção “Geni e o Zepelim”.

A narrativa expõe, com ironia e musicalidade, um país permeado por corrupção, acordos obscuros e contradições sociais, em uma crítica atemporal que segue atual até hoje.

Sobre a Bravo Teatro Musical

 A Bravo é uma companhia de teatro musical sediada em Campinas, SP. Criada em 2015, realiza montagens profissionais e acadêmicas, além de cursos, oficinas e performances, sempre com excelência, bom humor e acreditando no poder transformador da arte. A companhia já levou mais de 20 mil pessoas aos teatros em suas montagens: “Minha Mãe e Meus Pais” (2015/16) – uma adaptação do  musical Mamma Mia!, “Deu a Louca no Convento” (2016/17) – uma adaptação do musical  Mudança de Hábito, “Godspell” (2017/18), “A Pequena Loja dos Horrores” (2018), “A  Família Addams” (2018/19), “Anna e a Rainha do Gelo” (2019-2022), baseada no musical Frozen, “O Mágico de Oz” (2023), “L’Amour en Rouge” (2023/24) e “Witches”, baseado no musical Wicked (2024).

Serviço

Espetáculo: Ópera do Malandro – Cia. Bravo de Teatro Musical

Datas e horários:

25/10 (sábado) – 20h
26/10 (domingo) – 15h e 19h
Local: Teatro Oficina do Estudante – Iguatemi Campinas
Ingressos: de R$ 80 a R$ 160
Vendas: na bilheteria do teatro ou pelo site

https://ingressodigital.com/evento/18009,18010,18011/opera-do-malandro

FICHA TÉCNICA 

Direção: Juliana Hilal

Direção musical e Arranjos: Danilo Demori

Direção coreográfica: Tutu Morasi

Preparação vocal: Marília Andreani

Produção: Paiol Produções Artísticas

Realização: Bravo Teatro Musical

Parceiro Carta

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

11 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

17 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago