Categories: MúsicaPrograme-se

Caixeiras das Nascentes celebram Nossa Senhora do Rosário com congada em Campinas

(foto fabiana ribeiro – divulgação)

O grupo Caixeiras das Nascentes, formado por mulheres percussionistas de Campinas, fará neste domingo, 12 de outubro, a tradicional Congada Rosário das Caixeiras das Nascentes, em homenagem a Nossa Senhora do Rosário e às comunidades negras que historicamente ocuparam o Largo do Rosário com seus cantos, batuques e expressões de fé. A programação começa às 10h na Praça Anita Garibaldi (Monumento da Mãe Preta), no Centro de Campinas, es egue no período da tarde, a partir das 16h, no Terreiro da Vó Benedita, na Vila Ipê.

A Congada Rosário das Caixeiras das Nascentes nasceu em 2017, após o grupo realizar pesquisas sobre o tema em Fagundes (MG), com o Moçambique do Mestre Júlio. Desde então, o cortejo se tornou parte do calendário cultural da cidade. O evento une fé e reforça a presença da cultura negra em espaços históricos de Campinas.

Neste ano, a celebração ganha ainda mais significado com o reconhecimento oficial, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), dos Saberes do Rosário – Reinados, Congados e Congadas como Patrimônio Cultural do Brasil, em 18 de junho de 2025. O título valoriza a importância dessas manifestações para a identidade, memória e resistência do povo negro.

Fundado em 2009 pela artista e pesquisadora Cristina Bueno, o grupo tem a música como forma de partilha e celebração. Inspiradas nas Caixeiras do Maranhão e nos Moçambiques de Minas, as integrantes buscam preservar e reinterpretar as manifestações populares brasileiras, especialmente a arte das Caixas do Divino, tambor tradicional das festas do Maranhão.

Sob a condução da Mestra Caixeira Régia Cristina Bueno e da Contra Mestra Caixeira Mor Inês Vianna, o grupo promove pesquisas, apresentações e vivências sobre os ritmos, cantos e danças que compõem o universo da cultura popular. Suas atividades incluem oficinas, intervenções em escolas, universidades e festivais, sempre com o propósito de manter viva a ancestralidade e os saberes da tradição. (Com informações de divulgação)

Serviço

Data: 12 de outubro (domingo)
Horário: 10h e 16h
Local: Praça Anita Garibaldi (Monumento da Mãe Preta), em frente à Igreja de São Benedito (10h), e Terreiro da Vó Benedita (16h)
Endereço: Rua Cônego Cipião, 346-430, Centro, e Rua Meciaçu, 184, Vila Ipê.
Ingressos: evento gratuito; durante a celebração no terreiro, o grupo pede uma contribuição solidária de 1kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite, que serão destinados a ações assistenciais

Cultura Carta

Recent Posts

Mentira deslavada é o método de Trump e Flávio Bolsonaro para tarifas e eleições

(imagem reprodução) A tarifa adicional de 25% aplicada pelo governo dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros…

16 hours ago

‘Afrontosa’, documentário sobre liderança trans de Campinas, estreia no Festival de Gramado

(foto coraci ruiz - divulgação) O documentário “Afrontosa”, produzido pelo Laboratório Cisco, de Campinas, fará…

17 hours ago

3ª Feira Cultural Julho das Pretas reúne arte e negócios na Estação Cultura de Campinas

(foto firmino piton - arquivo pmc) Com o tema “Vozes que Crescem”, Campinas recebe no…

19 hours ago

EUA põe tarifa sobre o Brasil com o objetivo de destruir o PIX, avaliam especialistas

(imagem reprodução divulgação) A reportagem abaixo mostra como Flávio Bolsonaro (PL) e a família Bolsonaro…

2 days ago

Musical torna o palco ‘Território do Amor’ em encontro imaginário entre grandes vozes femininas

(foto divulgação) Após temporada de estreia em São Paulo, o musical "Território do Amor" chega…

2 days ago

Jean Garfunkel comemora 45 anos de carreira com show beneficente ‘Ninguém é Um’

(foto agnaldo rocha papa - divulgação) O compositor, poeta, instrumentista e intérprete Jean Garfunkel sobe…

2 days ago