Ciclo de debates sobre cinema e psicanálise exibe ‘Close’, do diretor belga Lukas Dhont

(imagem divulgação close)

Com entrada gratuita, o encontro de setembro da série “o Eu, o Isso e o Cinema” traz à tela o filme “Close”, indicado ao Oscar de 2023

O projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” traz para o público a exibição do filme “Close”, que acontecerá no sábado dia 27 de setembro, às 16h, em mais uma sessão gratuita no auditório da ADunicamp.

O filme narra a história de uma amizade entre dois adolescentes, Léo e Remi, que se transforma em um drama delicado sobre relações humanas. Após a exibição, o público poderá participar de um debate aberto com psicanalistas.

Sinopse: Nesta produção o diretor belga Lukas Dhont encara a árdua tarefa de filmar o intangível. “Close” é um longa sobre o momento em que, sem se importar se estamos preparados ou não, a vida nos empurra para fora da infância rumo à vida adulta, como ocorre com os dois melhores amigos: Léo e Remi. A proximidade da dupla, porém, levanta comentários maldosos quando eles mudam de escola, o que gera um afastamento dos amigos. Essa separação desencadeia uma série de acontecimentos inesperados, os quais retratados em um roteiro sensível colocam em evidência o modo como a sociedade lida com a saúde mental de crianças e adolescentes.

Cinema e psicanálise
Idealizado e coordenado pelos psicanalistas e docentes Sarah Arana (IB/Unicamp) e Alexandro Henrique Paixão (FE/Unicamp), com o apoio da ADunicamp, o projeto convida a comunidade universitária e o público de Campinas e região a pensar os atravessamentos entre inconsciente, política e cultura, a partir da experiência cinematográfica.

A iniciativa convida o público a mergulhar nos cruzamentos entre a linguagem cinematográfica e o olhar psicanalítico, capazes de tocar as camadas mais profundas da subjetividade, com a proposta de abrir um espaço de escuta coletiva para as emoções e reflexões evocadas pela obra em questão.

Organizadores
Alexandro Henrique Paixão é professor Livre Docente do Departamento de Ciências Sociais na Educação da Faculdade de Educação (FE/Unicamp), Bolsista Produtividade do CNPq (PQ 2), Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e Membro Associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Campinas.

Sarah Arana tem formação em psicanálise pelo Centro de Formação e Assistência à Saúde, é pesquisadora científica na área de Patologia Experimental e Comparada e docente aposentada do Instituto de Biologia (IB/Unicamp). Atualmente dedica-se à clínica psicanalítica e a projetos culturais que dialoguem com a psicanálise.

Debatedora Convidada: Luciana Saddi é psicanalista e escritora, membro efetivo e docente da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) e mestre em Psicologia pela PUC/SP. Além disso, Saddi é fundadora do Grupo Corpo e Cultura e coordenadora do Programa de Cinema e Psicanálise da Diretoria de Cultura e Comunidade da SBPSP em parceria com o MIS e a Folha de São Paulo.

Serviço | Projeto “O Eu, o Isso e o Cinema” | Sessão de setembro/2025
“Close” (direção: Lukas Dhont, Bélgica, 2022, 105 min, 12 anos)
Data: 27/09/2025 (sábado), às 16h
Local: Auditório da ADunicamp (Av. Érico Veríssimo, 1479, Cidade Universitária, Campinas/SP)
Entrada gratuita

Carta Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

10 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

17 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

1 day ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

3 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

4 days ago