A Feira [SUB] de Arte Impressa e Publicações Independentes chega à sua sétima edição neste sábado, 13 de setembro, em Campinas, reunindo 90 expositores, entre editoras, coletivos e artistas de todo o Brasil que têm em comum a produção artística autoral, o ineditismo e a criatividade, e apresentam trabalhos nas várias linguagens das artes gráficas, como zines, revistas, livros, fotolivros, ilustrações, xilogravuras e serigrafia, entre outros. O evento, com entrada gratuita, será na Biblioteca Pública Municipal “Professor Ernesto Manoel Zink”, das 11h às 20h.
Durante a Feira, também haverá várias atividades gratuitas, como uma intervenção artística que convida os visitantes a imprimir poesia em diversas superfícies, uma oficina para criação de um “herbário poético”, além de troca de stickers e colagem coletiva de lambe-lambes. A partir das 15h, Riva Rock comanda a discotecagem (confira a programação abaixo).
“Além de contribuir para o desenvolvimento da economia criativa e valorização da cultura na cidade, um evento como esse promove o estímulo à produção artística, a democratização do acesso à arte e a constante formação de público”, diz Marcela Pacola, uma das idealizadoras e produtora da SUB.
Entre os 90 expositores, conta Marcela, cerca de 40% são estreantes, dando visibilidade a novos artistas e editoras. Participam artistas da Região Metropolitana de Campinas, de São Paulo e outras cidades cidades do interior paulista, e de outros estados. “A SUB é talvez uma das únicas feiras independentes fora do eixo das capitais que tem esse tamanho”, diz.
Co-produtora da [SUB], Fabiana Pacola chama atenção para o ineditismo dos trabalhos: “É surpreendente ver a diversidade de formatos e técnicas de impressão aliados à criatividade: desde um minilivro que cabe na palma da mão até xilogravuras de grandes formatos e publicações que têm o projeto gráfico como parte da narrativa”.
Ela também destaca a proximidade entre expositores e o público. “Numa feira é o próprio artista – que participou da concepção e de todo o caminho que envolve uma publicação – que está do outro lado da mesa e isso faz toda a diferença”, afirma. “As feiras de publicações são espaços de circulação, conexão de pessoas e troca de experiências, além de proporcionar um campo fértil para o conhecimento”, completa Fabiana.
A Feira SUB é uma realização do Mix Estúdio Criativo e conta com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas, da Biblioteca Pública Municipal “Prof. Ernesto Manoel Zink”, da Extecamp por meio do Curso de Especialização em Design Gráfico, Instituto de Artes (IA) da Unicamp e parcerias. (Com informações de divulgação)
Serviço
Data: 13 de setembro (sábado)
Horário: 11 às 20 horas
Local: Biblioteca Pública Municipal ‘Professor Ernesto Manoel Zink’
Endereço: Avenida Benjamim Constant, 1633, Centro, Campinas-SP
Ingressos: entrada gratuita
PROGRAMAÇÃO
13/9 | Feira [SUB] | Biblioteca Zink
11h às 16h – Intervenção artística “Marcas da Feira – Escritas e Gestos em Deslocamento pela [SUB]”. Com Lívia e Natália Mota, do Manas Escritas, e José Maurício da Costa, da Storiologia
A proposta é que os visitantes deixem as marcas de sua passagem pela feita, usando diversos materiais e suportes.
12h às 18h – Ação “Impressões: Poemas, Plantas e Desenho”. Com Ana Cláudia Romano Ribeiro e Katia Marchese.
As pessoas serão convidadas a escolher uma planta e um poema para ler em voz alta, desenhar com a sombra da planta escolhida e criar um “herbário artesanal” para levar para casa.
11h às 20h – Ação “Obrigado Vida Convida: Troca de Stickers”.
A ideia é criar conexões entre artistas, interação com público pelo compartilhando de colantes.
15h às 20h – Discotecagem. Com Riva Rock Discos.
Responsável pelo som da Feira [SUB] desde a primeira edição, vai comandar os vinis.
16h – Ação “Colagem de Lambes- Festival Hercule Florence”. Com Ricardo Lima e Matheus Hofstatter
Colagem coletiva de lambe-lambe nos muros da E.E. Carlos Gomes, em frente à biblioteca, numa ação do Festival de Fotografia Hercule Florence.
Até 30/9 | Exposição | Biblioteca de Obras Raras (Bora) da Unicamp
Exposição coletiva de trabalhos dos artistas Beatriz Campolim, Luiz Lira e Tainá dos Santos, autores do Cartaz da [SUB] 2025.
Visitação de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.
Até 31/10 | Exposição | Biblioteca de Obras Raras (Bora) da Unicamp
Exposição “Livro, Deslivro, Relivro – Grafiquezas, grafiquices & outras gráficas”. De Gilberto Tomé, do ateliê-editora Gráficafábrica.
Visitação de segunda à sexta-feira das 9h às 17h.
25/9 | Visita guiada e oficina | Biblioteca de Obras Raras (Bora) da Unicamp
10h às 12h – “Visita guiada pelo artista”. Gilberto Tomé apresenta a os trabalhos expostos, abordando conceitos sobre arte, design e artes gráficas.
14h às 16h – Oficina “Livrar Histórias”. A partir de carimbos e uma única folha de papel, os participantes são convidados a elaborar uma história relacionando palavras e imagens em diferentes modos de se construir um pequeno livro.
(foto maria cau levy - divulgação) O Circuito Nova Música, Novos Caminhos volta a Campinas…
(foto nina pires - divulgação) Combinando samba-canção, baião, blues e MPB, a cantora, pianista e…
(foto divulgação) O 1º Durval Rock Festival acontece este sábado, 6 de dezembro das 11h…
(foto reprodução - instagram) A partir desta sexta-feira, 5 de dezembro, até o dia 8,…
(foto debora barreto - divulgação) Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), universidade pública…
(foto zeca ribeiro - câmara dos deputados) Do BdF - Movimentos sociais, especialistas e representantes…