Categories: Economia Política

Hugo Motta decide colocar em votação a ‘PEC dos Corruptos’ que vai blindar deputados

(foto marina ramos – cam dos deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, incluiu na pauta de votações da Câmara dos Deputados para a quarta-feira (27) a ‘PEC dos Corruptos’, Proposta de Emenda à Constituição que pretende blindar os deputados e senadores de ações na justiça. A proposta vai facilitar ainda mais a corrupção com as emendas parlamentares, gastos de R$ 50 bilhões que estão praticamente sem controle do Estado brasileiro.

A ‘PEC dos Corruptos’ vai beneficiar diretamente os deputados de extrema direita. Atualmente, pelo menos duas organizações criminosas distintas, mas originadas dentro do mesmo partido político, o Partido Liberal (PL), comandado por Valdemar da Costa Neto e que tem como liderança Jair Bolsonaro, estão sendo julgadas ao mesmo tempo no STF.

Uma delas já tem data para os interrogatórios. O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para quinta-feira (28) o interrogatório dos deputados do PL que se tornaram réus pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa, em caso ligado ao desvio de emendas parlamentares.

Apesar de os deputados serem do mesmo partido de Bolsonaro, o PL, essa organização criminosa não é a que promoveu a tentativa de golpe de Estado. A acusação é sobre corrupção nas emendas parlamentares. O interrogatório será realizado às 9h, na sala de audiências da Primeira Turma do STF. Devem comparecer os deputados Josimar Maranhãozinho (PL-MA) e Pastor Gil (PL-MA), além do suplente Bosco Costa (PL-SE).

A outra organização criminosa em julgamento é a que tentou um golpe de Estado no Brasil, liderada por Jair Bolsonaro e um grupo de militares.

Além disso, o escândalo das emendas pix não termina. O ministro Flávio Dino, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou neste domingo (24) a abertura de novo inquérito da PF (Polícia Federal) para investigar o destino de R$ 694 milhões em recursos de emendas parlamentares individuais de transferência especial, conhecidas como “emendas Pix”.

Um levantamento da própria Câmara dos Deputados mostrou 64% de todos os inquéritos e processos em investigação no STF são de crimes cometidos por parlamentares do Partido Liberal, o PL de Bolsonaro.

Carta Campinas

View Comments

Recent Posts

‘Cocais’ reúne canções autorais inspiradas nas paisagens e culturas brasileiras

(foto anna dias - divulgação) O espetáculo musical “Cocais”, apresentado por Ana Person e Wagner…

15 hours ago

Investigação sobre Vini Oliveira ganha novos capítulos com operação e divulgação de vídeo

(foto reprodução TV Record) Operação realizada pelo Ministério Público de São Paulo e pela Polícia…

15 hours ago

Governo Lula e Banco Central devem lançar a bandeira PIX em resposta aos EUA

(imagem chatgpt) O Banco Central do Brasil e o Governo Lula (PT) deveriam avançar nas…

16 hours ago

Brasil busca novos parceiros comerciais para escapar do Tariflávio dos EUA

(imagem divulgação) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (3), que o…

18 hours ago

Ato contra devastação e expansão urbana reúne entidades e moradores de Campinas

(foto verônica guimarães - divulgação) Parte da programação da Semana do Meio Ambiente, manifestação que…

1 day ago

Avança no Senado projeto da extrema direita que transforma pedófilo em papai

(imagem reprodução câmara federal) Uma proposta asquerosa da extrema direita, relatada por Damares Alves (PL),…

1 day ago