Categories: MaisMeio ambiente

Criação de microflorestas urbanas em Campinas é aprovada em 1ª discussão na Câmara

(foto carta campinas)

A implantação de microflorestas urbanas em Campinas foi aprovada em primeira discussão pelos vereadores de Campinas nesta semana. A proposta do projeto, de autoria do Executivo, é formar pequenos ecossistemas florestais em áreas públicas como praças, parques, bosques, rotatórias e canteiros centrais e laterais das vias, com prioridade para regiões de alto risco para ondas de calor.

O projeto também cria o Programa de Adoção das Microflorestas Urbanas (PAMU), que permitirá a implantação, manutenção e preservação das áreas por entidades da sociedade civil, associações de moradores e empresas, além da realização de atividades culturais, educacionais e ambientais.

“É muito importante a aprovação do projeto em primeira discussão, relacionada à legalidade, para que a cidade possa avançar e contribuir na diminuição de efeitos que impactam diretamente a população, como a redução dos impactos das ondas de calor”, disse o vereador Paulo Haddad (PSD), líder de governo na Câmara.

A vereadora Paolla Miguel (PT), que votou favoravelmente ao projeto, ressaltou a importância de garantir que a criação das microflorestas sigam critérios técnicos e apresentou uma emenda nesse sentido, destacando a altura e diâmetros mínimos das mudas usadas no plantio seguindo boas práticas de manuais de arborização urbana, necessidade do cuidado com a adubação e umidade do solo, e uma frequência mínima de rega.

“Aumentar a cobertura vegetal da nossa cidade é uma tarefa urgente, especialmente após os episódios lamentáveis de cortes e podas irresponsáveis pela gestão Dário Saadi. As microflorestas não repõem as árvores frondosas que já perdemos e cumpriam um importante papel ambiental. Agora, é preciso que essas microflorestas sejam tratadas dentro de critérios técnicos, ouvindo o Conselho Municipal de Meio Ambiente, especialistas, acadêmicos e toda a sociedade”, afirmou.

Carta Campinas

Recent Posts

PEC Cavalo de Troia do grupo de Flávio Bolsonaro vai destruir o PIB e a vida das pessoas

(foto fernando frazão - ag brasil) A PEC 12/2026 como cavalo de Troia da precarização:…

14 hours ago

Lu Faccini apresenta o álbum Voa Noite, que traz diversidade de temas, ritmos e sonoridades

(imagem cibelle gaidus - divulgação reprodução) Primeiro trabalho solo do multiartista, compositor e produtor cultural…

1 day ago

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

2 days ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

2 days ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

2 days ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

3 days ago